Home Dicas Empresarial 6 maneiras como o ChatGPT veio para ajudar (e não matar) o profissional de RH:

6 maneiras como o ChatGPT veio para ajudar (e não matar) o profissional de RH:

por Marcelo Braga
ChatGPT e RH: mão robótica e mão humana se cumprimentando, simbolizando a união entre homem e máquina.

O ChatGPT chegou para revolucionar o setor de RH. Desde a revolução digital, os RH’s não são mais 100% humanos. O recrutamento digital já havia trazido a IA e outras ferramentas tecnológicas ao setor.

A extensão e o potencial do ChatGPT, no entanto, é o que o torna uma ferramenta revolucionária.

De acordo com uma pesquisa da Eightfold, 57% dos profissionais de RH usam ferramentas relacionadas à IA tanto na gestão da força de trabalho quanto no processo de contratação. E 82% acreditam que o emprego de IA na gestão de recursos humanos continuará aumentando.

Ainda: de acordo com um segundo estudo, desta vez feito pela Oracle, 64% dos trabalhadores nos EUA afirmaram confiar mais em um robô do que em seu gerente de RH e metade recorreu a um robô quando precisou de aconselhamento.

Muita calma nesta hora, porém: o ChatGPT NÃO é um inimigo do RH. Pelo contrário, pode tornar a vida do profissional de RH muito mais fácil no dia a dia, solucionar problemas e automatizar tarefas.

No artigo de hoje, aprenderemos como usar o ChatGPT a favor do RH:

RH e ChatGPT: uma parceria de sucesso?

Existem várias maneiras de usar o ChatGPT para tarefas relacionadas ao RH. A principal delas está relacionada a economia de tempo, algo sempre em falta. Recrutar, integrar novos colaboradores, treinar, disciplinar e resolver conflitos consomem muito do tempo disponível para o profissional. E essas são apenas uma fração do que um RH faz.

Deste modo, qualquer ferramenta que ajude a otimizar o tempo do RH mantendo a eficácia é algo bem-vindo. As IA’s já ajudaram a revolucionar o recrutamento, tornando-o mais simples, rápido e eficaz. Sua evolução, o ChatGPT (e ferramentas similares), irão facilitar ainda mais o seu dia a dia.

Antes de aprofundar nos detalhes de como usar o ChatGPT no RH, daremos uma olhada nos diferentes aspectos nos quais o ChatGPT pode ser usado:

Escreva job descriptions com o ChatGPT:

Como sabemos, o job description é um fator importante a ser considerado durante o recrutamento e deve ser bem escrito. Ainda assim, o job description é exatamente o que seu nome diz: uma descrição.

E nisso o ChatGPT é excelente. Embora ele não consiga criar algo 100% perfeito, ele consegue criar modelos que podem ser personalizados e aprimorado, o que já economiza um bom tempo do profissional. 

Ele dá uma resposta satisfatória quando solicitado a criar um job description para um cargo específico. Ele até inclui requisitos de qualificação e experiência, juntamente com certas habilidades técnicas, mesmo que não tenham sido solicitadas. Basta fornecer-lhe o seu contexto e ele entrega exatamente o que você precisa.

Criar anúncios para vagas

Assim como a descrição, a resposta oferecida é um tanto genérica e ainda precisará de revisão. Não é uma surpresa, já que a base de dados na qual ela foi treinada é genérica também.

No entanto, podemos dar a ela a especificidade necessária, pedindo-lhe para escrever em um estilo ou tom específico, ajustando-a para corresponder a tarefa.

Gerar um roteiro de entrevistas

Outra tarefa que o ChatGPT pode ajudar o RH é gerar ideias de roteiro de entrevista com o candidato. Embora as perguntas mais importantes sejam baseadas no contexto da empresa, há muitas perguntas mais genéricas que os recrutadores fazem, muitas vezes por bons motivos.

Estas o ChatGPT pode fornecer em abundância. Podemos pedir-lhe que forneça perguntas relacionadas ao comportamento, temperamento e similares. Também podemos pedir que ele gere perguntas para uma função, fornecendo a descrição do trabalho.

Escrever um e-mail rejeitando um candidato

Não pode haver seleção sem a possibilidade de eliminação. A rejeição é o outro lado da moeda. E assim, por mais desagradável, desagradável e frio que às vezes pareça, os profissionais de RH precisam enviar esses e-mails com frequência.

Aqui também, o ChatGPT pode ser um assistente útil. Podemos usá-lo não apenas para escrever e-mails de rejeição rapidamente, mas também para torná-los mais simpáticos e amenizar o impacto da rejeição no destinatário.

Por exemplo, podemos pedir ao ChatGPT para incluir informações específicas sobre por que o candidato não foi selecionado e, ao mesmo tempo, expressar nossa apreciação pelo tempo e esforço que ele dedicou ao processo de candidatura.

Além disso, podemos pedir para oferecer sugestões de outras oportunidades que possam ser adequadas para o candidato com base em suas habilidades e experiência.

Bem-estar do colaborador

O bem-estar do colaborador é um tema em voga no mundo corporativo e os profissionais de RH devem desenvolver estratégias para apoiar o bem-estar mental e físico dos funcionários.

O ChatGPT pode ajudar os profissionais de RH melhorar o bem-estar da equipe, fornecendo orientação e insights personalizados. Por exemplo, a ferramenta pode analisar os dados dos colaboradores, incluindo níveis de estresse, absenteísmo e produtividade, para identificar áreas onde programas de bem-estar podem ser benéficos.

Ele também pode incluir sugestões personalizadas, como programas de meditação ou exercícios, com base nos interesses e necessidades de cada indivíduo.

Onboarding

O onboading de novos talentos é um processo crítico que pode impactar significativamente o engajamento, a retenção e o desempenho da equipe. O ChatGPT pode ajudar os profissionais de RH a criar um programa de integração para novos contratados.

Por exemplo, ele pode desenvolver materiais interativos de integração, incluindo vídeos, artigos e questionários que apresentam aos novos funcionários a cultura da empresa, políticas e procedimentos. Ele também pode fornecer recomendações personalizadas com base no cargo e experiência anterior de cada colaborador.

Riscos e limitações do ChatGPT no RH


Embora o ChatGPT possa ser incrivelmente útil, ele não está isento de problemas e questões que devem ser consideradas ao utilizar o chatbot, assim como toda ferramenta.

Abaixo estão alguns riscos e limitações potenciais que devem ser considerados.

Falta de toque humano: O ChatGPT é um chatbot de inteligência artificial, e por melhor que seja, não pode ser considerado inteligente no sentido próprio da palavra; e falta o toque humano que apenas o profissional de RH pode oferecer e nenhuma tecnologia irá substituir

Viés: Modelos de IA como o ChatGPT são treinados em dados produzidos por humanos. E por mais exaustivos que os dados possam ser, eles sempre terão viés, pois quem os produziu também tem seus vieses. Devemos estar conscientes disso e abordar as respostas que ele fornece com uma dose de ceticismo. Caso contrário, ele pode reforçar nossos preconceitos existentes, o que pode influenciar ainda mais os modelos de IA.

Privacidade de dados: O ChatGPT depende de dados para fornecer respostas, e esses dados podem ser sensíveis e confidenciais. Portanto, o uso do ChatGPT para lidar com informações sensíveis, como informações pessoais dos colaboradores, pode levantar preocupações com a privacidade.

Falta de inteligência emocional: Máquinas não têm emoções e não podem ler pistas emocionais ou não verbais. Usá-lo para fazer julgamentos emocionais pode levar a mal-entendidos ou falta de empatia.

Sensibilidade cultural limitada: O ChatGPT provavelmente não estará ciente das nuances ou diferenças culturais, o que pode levar a mal-entendidos ou má comunicação com sua equipe se não houver supervisão no uso da ferramenta.

A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário