Home Dicas Empresarial Entenda o que é gestão de recursos humanos e sua importância!

Entenda o que é gestão de recursos humanos e sua importância!

por Marcelo Braga
Entenda o que é gestão de recursos humanos e sua importância!

Cada vez mais as empresas têm aprendido sobre a necessidade de uma melhor cultura organizacional para o desenvolvimento da marca. Desse modo, entender o que é gestão de recursos humanos é fundamental para organizar a empresa.

Além de uma boa gestão de recursos humanos, é muito importante investir em tecnologias para a otimização do trabalho. Logo, a utilização de software para gestão de processos é muito importante para diminuir erros, encurtar etapas e alcançar melhores resultados

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o que é gestão de recursos humanos. Para isso, separamos alguns tópicos, como seu significado, importância e principais atividades. Boa leitura!

Afinal, o que é gestão de recursos humanos?

De modo geral, a área de gestão de recursos humanos é a responsável por desenvolver melhores condições de trabalho. Para isso, deve ter como foco a capacitação dos colaboradores, a boa comunicação e a implementação da cultura organizacional.

Sendo assim, é muito importante que os profissionais da área tenham conhecimento completo sobre as atividades da empresa e de seus colaboradores. A partir disso, podem desenvolver estratégias para melhorar os resultados e o clima organizacional.

Desse modo, a gestão de recursos humanos é diferente do departamento pessoal. Embora em muitas empresas sejam tratados simultaneamente, possuem tarefas bem distintas. 

Enquanto o departamento pessoal exerce funções burocráticas, como regulamentação dos colaboradores e regras internas, o RH é responsável pela comunicação e adaptação. Portanto, são setores complementares, mas com atribuições diferentes.

A importância de saber o que é gestão de recursos humanos

Agora que você já sabe o que é gestão de recursos humanos, fica mais fácil entender sua importância para um ambiente empresarial. Afinal, ela é fundamental para desenvolver uma maior integração entre colaboradores e equipes. 

Sendo assim, os profissionais de RH são importantes para apresentar iniciativas que estimulem o engajamento e produtividade dos colaboradores. Desse modo, é importante para o crescimento produtivo e de resultados de toda a organização. 

A partir de um ambiente de trabalho mais saudável e estimulante, o RH consegue diminuir índices de rotatividade. Ou seja, estimular que profissionais fiquem mais tempo na empresa, evitando constantes adaptações e tornando a produtividade mais regular e em viés de alta.

Portanto, é importante saber que a gestão de recursos humanos deve ser tratada como um investimento e não como despesa. Assim, é fundamental a contratação de profissionais capacitados para o setor, sendo determinantes para o sucesso de outras áreas.

Quais as principais atribuições da gestão de recursos humanos?

De maneira geral, as atividades de um gestor de recursos humanos envolve o trabalho completo com os colaboradores. Ou seja, buscando entender diariamente seus desejos, defeitos e qualidades, buscando extrair ao máximo, estimulando seu melhor desempenho.

Cultura Organizacional

A implementação da cultura organizacional é a atividade mais difícil e importante da área de gestão de recursos humanos. Afinal, é a partir dela que poderá desencadear com mais ou menos facilidade outras atribuições.

Desse modo, a cultura organizacional envolve a divulgação e estímulo dos valores, hábitos e comportamentos defendidos pela organização. Com uma boa implementação é possível criar um ambiente de trabalho mais harmonioso e estimulante.

Assim, por meio de práticas e até mesmo um manual, o setor de RH pode apresentar a todos os colaboradores o que pode ou não ser feito. Portanto, ajuda a conscientizar e determinar o caminho ideal para o desenvolvimento individual e coletivo.

Recrutamento de novos talentos

Certamente uma das principais atribuições da área de gestão de recursos humanos é a seleção de novos talentos. Para isso, é muito importante que a cultura organizacional esteja muito bem desenvolvida. 

Afinal, será mais fácil encontrar os perfis de profissionais mais adequados para o funcionamento, facilitando processos de adaptação. Além disso, é muito importante desenvolver um processo seletivo justo, objetivo e prático.

Com isso, é possível encontrar profissionais específicos para cada área, estimulando a candidatura de profissionais capacitados. 

Capacitação de colaboradores

Para obter os resultados esperados é muito importante que a gestão de treinamentos forneça aos colaboradores os treinamentos e cursos necessários. Ou seja, é fundamental o investimento em cursos, palestras e workshop. 

Além de proporcionar uma melhoria para a carreira individual dos profissionais, os conhecimentos adquiridos são fundamentais para o trabalho diário na empresa. Para isso, é importante que o RH tenha conhecimento completo sobre os colaboradores.

A partir disso, é possível ter um conhecimento sobre os pontos positivos e a serem melhorados de cada profissional. Assim, encontrar junto a cada equipe ou profissional um plano de desenvolvimento capaz de melhorar a produtividade de todos. 

Para proporcionar maior assertividade nessa atividade, o profissional de recursos humanos deve ter contato direto com o líder de cada equipe. Além de ajudar no desenvolvimento, essa iniciativa também é importante para a melhora do engajamento e do clima diário.

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender o que é gestão de recursos humanos. Com isso, é evidente a importância da área para o desenvolvimento progressivo de uma organização. 

Afinal, é o setor responsável por desenvolver as ações e comunicações com os colaboradores, produzindo um ambiente de trabalho cada vez mais satisfatório. Para isso, é fundamental a implementação de uma sólida cultura organizacional. 

A partir disso, os colaboradores têm um conhecimento profundo sobre as metas, valores e hábitos defendidos pela organização. Com isso, o processo de adaptação de novos talentos pode ser mais rápido, provocando também uma maior interação entre os colaboradores. 

Além disso, as principais tarefas exercidas pelos profissionais da área de gestão de recursos humanos são: recrutamento e capacitação dos colaboradores. Desse modo, é essencial entender os pontos positivos e negativos de cada profissional. Agora que você já sabe tudo sobre o que é gestão de recursos humanos, já sabe que é uma área que precisa de investimento. Por isso, procure implementar boas tecnologias capazes de agilizar processos e análises de desempenho, fornecendo melhores resultados.

A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário