Home Carreiras É importante incluir trabalhos voluntários no currículo?

É importante incluir trabalhos voluntários no currículo?

por Marcelo Braga
trabalhos voluntários

Incluir trabalhos voluntários no currículo é uma forma muito efetiva de se destacar entre candidatos. Apesar de muitas vezes não possuir relação direta com sua experiência profissional, o voluntariado ajuda a desenvolver inúmeras habilidades que são bem vistas pelos recrutadores.

Essas experiências, apesar de parecerem secundárias, são extremamente relevantes para criar um perfil atrativo à companhia e se diferenciar de outros concorrentes, que provavelmente possuem uma formação acadêmica e carreira semelhantes. Confira os principais benefícios de fazer trabalho voluntário e por que você deve incluí-lo em seu currículo:

Os benefícios do trabalho voluntário no currículo

A realização de trabalho voluntário é feita sempre com o bem-estar social em mente. As atividades desempenhadas não obedecem uma lógica mercadológica, com lucro ou retorno financeiro.

A ideia principal é sempre ajudar causas, em prol da construção de um mundo mais humano e solidário. As possíveis áreas são diversas, mas as mais comuns incluem trabalhar com grupos em vulnerabilidade social, como pessoas em situação de rua, comunidades carentes ou trabalhar em hospitais, orfanatos, asilos, ONGs de animais, ambientais, etc.  

Trabalhar em causas ou entidades filantrópicas como as citadas ajuda o enriquecimento pessoal e profissional, mesmo que as atividades desempenhadas não tenham uma relação direta com sua profissão. Através do envolvimento no voluntariado, é possível enfrentar uma série de desafios, adquirindo habilidades que são bem vistas por recrutadores e gestores de empresas. 

É possível desenvolver melhor a comunicação e a oratória, o relacionamento interpessoal com pessoas de realidades diferentes, características de liderança e trabalho em equipe, entre muitas outras competências.

Além disso, manda uma mensagem bastante positiva, de que é uma pessoa interessada em dar o seu melhor, que é proativa na realização de coisas novas e que sabe planejar bem o seu tempo extra. 

Para inserir essas informações, deve-se criar um tópico para atividades complementares no currículo. Nessa parte, coloque o nome da instituição em que se voluntariou, o período que desempenhou atividades e descreva, de maneira objetiva, as principais tarefas que cumpriu durante a sua participação no projeto. 

Além disso, quando iniciamos a carreira, é muito difícil conseguir experiência profissional. O trabalho voluntário é ainda mais importante nesses casos. Apesar de ainda não ter tido o primeiro emprego, por exemplo, o voluntariado mostra que está acostumado a ter responsabilidade e a ter uma rotina de trabalho. 

Em alguns casos específicos, é possível se voluntariar na sua própria área de formação. Alguns exemplos são professores particulares de inglês ou de artes, que podem ajudar em comunidades carentes com oficinas e adquirir experiência de trabalho em sua futura área de atuação.

Um designer gráfico pode praticar a criação de logos ajudando entidades filantrópicas a construírem suas identidades visuais, trabalho que pode ser incorporado em seu portfólio para apresentar a possíveis vagas de emprego.

É preciso verificar períodos tranquilos dentro da rotina para conciliar o trabalho voluntário com a sua área de formação, com criatividade e mantendo a cabeça aberta às possibilidades, pode trazer vários benefícios.  

A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário