Home Carreiras A arte de se expressar: 5 dicas para se comunicar melhor

A arte de se expressar: 5 dicas para se comunicar melhor

por Vanessa San Jorge
a arte de se expressar

Ao longo da minha vida profissional, conheci algumas pessoas que simplesmente falavam somente o essencial. A voz baixa e o olhar desviante eram comuns entre elas e, apesar de perceber que queriam dominar a arte de se expressar, não conseguiam realizar esse desejo.

Faltava a informação, a técnica e o treino para desenvolver essa habilidade.

SAIBA MAIS: QUAL É A IMPORTÂNCIA DE INVESTIR EM MARKETING PESSOAL?

Pensando nisso, resolvi escrever este artigo. Até porque está mais do que claro, hoje em dia, que o sucesso profissional depende muito de uma boa comunicação. Saber expressar-se vai além de escolher palavras e conhecer o tema, envolve postura, entonação, organização e carisma.

O mais incrível é que todos esses atributos são treináveis. O que significa derrubar o mito de que saber falar bem é um dom. Não é. É dedicação, experiência e muita prática.

Nas próximas linhas, vamos juntos entender como funciona a comunicação, o que é preciso para começar e, de quebra, te darei 5 dicas para se destacar na arte de se expressar.

Vamos lá?

A arte de se expressar nas 3 vertentes da comunicação:

Primeiro vamos entender como funciona a comunicação através de 3 vertentes: comunicação verbal, comunicação não verbal e imagem pessoal.

Comunicação verbal

Envolve a fala e a escrita. Tanto em um quanto em outro, o importante é ter domínio do que você está falando, demonstrar segurança nas informações, assertividade, cuidar da entonação e também ser cordial com os ouvintes.

Além disso, tenha em mente que o sucesso da arte de se expressar verbalmente está na clareza das mensagens transmitidas – o que significa zelar pelo acervo e pela escolha das palavras. Nisso, a leitura pode sempre te ajudar.

Tente conhecer seu público antes também, para poder alinhar a linguagem entre vocês e favorecer o entendimento entre ambos.

Comunicação não verbal

Envolve a linguagem corporal e expressões faciais. Aqui vai uma dica importante minha: treine-as em frente ao espelho e use-as com coerência. Nada de fazer aquela cara de ironia quando for falar dos objetivos da empresa, por exemplo – vai pegar muito mal!

Lembre-se que a arte de se expressar se relaciona até no nome com “expressão facial / expressão corporal”; ou seja: o seu corpo fala junto com você.

Imagem pessoal

Envolve a credibilidade que sua imagem passa quando relacionada com o assunto sobre o qual você está discorrendo. Claro, isso não vem do dia para a noite…

Treine muito, publique sempre, acerte e erre, mas nunca deixe de tentar. Tudo isso vai contribuindo, com o tempo, para a consolidação da sua imagem pessoal.

É preciso quebrar alguns paradigmas para dominar a arte de se expressar

Conheço algumas pessoas que até se comunicam bem, mas possuem alguns paradigmas que as impedem de dominar a arte de se expressar. É preciso, então, quebrar esses paradigmas com coragem e vontade de mudar.

Os mais comuns que tenho presenciado ao longo da minha experiência profissional são:

  • Vergonha: para quebrá-la, tenha confiança em si próprio e saiba que o conhecimento daquilo que você fala ou COM QUEM você fala são mais valiosos do que a pessoa que as transmite. No caso, você.
  • Esconder-se: envolve esconder-se literalmente atrás de coisas ou dos outros, bem como aquele costumeiro desvio no olhar. Perceba, de forma honesta, que você é igual a todos naquele ambiente; encare as pessoas de igual para igual, sem sentimentos de superioridade ou inferioridade.
  • Assumir a timidez: conheço gente que se assume tímido e não quer mudar. Mas, se você está lendo este artigo e chegou até aqui, é porque sente vontade de mudar e chegou a hora! Lembre-se que a arte de se expressar envolve muito treino, e não dom.

5 técnicas para se destacar na comunicação

Enfim chegamos na parte que mais interessava, né? Afinal, o título deste artigo é exatamente este: as técnicas para você praticar. Mas não esqueça que compreender as vertentes da comunicação e saber como quebrar seus próprios paradigmas é muito importante para a arte de se expressar.

SAIBA MAIS: Como encantar o recrutador na primeira entrevista de emprego?

Vamos a elas, então…

1) Anote o que você vai falar

Separe em tópicos os assuntos do tema, tente lista-los de forma coesa, para que haja um fio condutor e exercite sua fala sobre cada um deles. Lembre-se que, mais importante do que COMO falar, é O QUE e QUANDO falar.

2) Use a descontração a seu favor

O começo pode ser a parte mais desafiadora de um discurso, seja ele escrito ou falado. Para quebrar essa barreira, converse sobre coisas fora do tema principal, como o clima, notícias corriqueiras, alguma curiosidade sobre a empresa. Elogiar seu interlocutor também é uma ótima estratégia na arte de se expressar, mas tente fazer essa descontração sempre de forma positiva.

3) Tenha autenticidade na voz

Mostrar firmeza não é falar grosso ou usar palavras rudes. Muito menos falar alto. É mostrar que acredita naquilo que está falando e variar a entonação, principalmente se você quer enfatizar pontos importantes. Lembre-se: manter sempre o mesmo tom na fala causa tédio em qualquer pessoa.

4) Cuide da expressão facial e da postura corporal

Como eu disse, a arte de se expressar envolve também a expressão com o corpo e a face. Não encolha os ombros, não fique olhando para baixo e jamais cruze os braços. Fazer isso demonstrará que você não tem domínio do seu espaço pessoal. Se for falar para muitos, olhe para todos – isso trará credibilidade ao mesmo tempo que capta a atenção do público.

5) Seja gentil e cordial

Gentileza gera gentileza. Cordialidade nas palavras gera respeito e admiração. É uma relação de reciprocidade: se você agradecer pela atenção, demonstrar humildade e ser gentil com as perguntas, você ganhará respeito e, quem sabe, algumas palmas.

Dominar a arte de se expressar, portanto, não é para quem “nasceu com o dom”, mas sim para quem tem vontade de mudar e crescer pessoal e profissionalmente. Afinal, a perfeita transmissão de ideias e defesa do ponto de vista é motivo de destaque na maioria das empresas hoje em dia.

A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário