Home Dicas Empresarial Quebrando paradigmas sobre a tecnologia nas pequenas empresas

Quebrando paradigmas sobre a tecnologia nas pequenas empresas

por Marcelo Braga
tecnologia-nas-pequenas-empresas

A tecnologia nas pequenas empresas tem sido de fundamental importância para alavancar os negócios. Afinal, ela é algo presente no cotidiano de nossas vidas. Fato! Mesmo que não percebamos, estamos cercados de facilidades e benesses que o avanço tecnológico nos proporciona.

Muitos empreendedores, entretanto, ainda encaram o tema com um pé atrás: acham que é um investimento que sua pequena empresa não comporta no momento. Afinal, existe um custo tanto para desenvolver sistemas quanto para usufruir de um já criado.

Neste artigo discutiremos como a tecnologia ajuda os empreendedores a destacarem seu negócio, com alguns cases de sucesso de PME’s que se aproveitaram da tecnologia e quais os paradigmas precisam cair para que a tecnologia nas pequenas empresas seja uma realidade cotidiana.

Acompanhe:

O pequeno negócio, por si só, já simboliza um grande desafio ao empreendedor. Afinal, todo ponto de partida precisa de uma meta, e muitas vezes o foco nesse objetivo tira dele a possibilidade de poder contar com ajuda externa.

Entretanto, a tecnologia nas pequenas empresas trouxe oportunidades para se contratar um apoio especializado sem a necessidade de admitir todo um quadro de pessoal, com toda a burocracia existente no processo.

É inegável, então, que ela facilita a vida do empresário. Imagina quantas pessoas seriam necessárias para cadastrar no caderno e controlar entrada e saída de todo o estoque de uma loja de artigos esportivos? Tudo isso (e mais) pode ser feito por um simples software que lê QR code ou código de barras.

A automatização de processos, aliás, é o fato que mais conta em favor da tecnologia nas pequenas empresas. Através dele, o tempo da gestão é otimizado e o empresário pode focar em outras áreas estratégicas tão importantes para o desenvolvimento do seu negócio. O marketing, por exemplo.

Além disso, existem muitas opções digitais que trazem impactos positivos à produtividade no curto prazo, evidenciando um retorno rápido sobre o investimento na ferramenta.

Desmistificando a tecnologia nas pequenas empresas

Antigamente, havia um abismo de diferença entre pequenas empresas e grandes corporações, no que tange à presença de mercado. Esse cenário está diferente atualmente, pois os avanços tecnológicos permitiram às pequenas empresas acessarem recursos e possibilidades antes restritas aos “tubarões”.

Um exemplo disso encontramos aqui na Reachr. Nossa tecnologia permite às pequenas empresas acessarem candidatos que antes não estavam disponíveis, devido aos recursos caros da época. Hoje, tudo isso está ao alcance de todos, existe equidade entre as corporações de diferentes portes.

Na prática, a disputa pelos melhores talentos tem sido mais justa, e esses candidatos podem decidir para onde querem levar suas carreiras: para a pressão das grandes ou para o desafio dos menores.

Ainda assim, muitos empreendedores acreditam que a tecnologia nas pequenas empresas pode complicar seu dia a dia, pois dispenderiam muito tempo para aprender a usá-las e este recurso é, digamos, um pouco escasso em negócios que estão começando.

Com o custo-benefício das tecnologias estando ao alcance do pequeno empresário, e ferramentas cada vez mais adaptadas à necessidade do usuário, não se trata mais, portanto, de empecilhos concretos para continuar negando a entrada da tecnologia nas pequenas empresas.

É preciso desmistificar, quebrar os paradigmas que afastam essas possibilidades dos pequenos negócios. O crescimento da própria empresa está ao alcance de todos e ela passa, necessariamente, pela otimização das atividades através da tecnologia.

Que benefícios traz a tecnologia nas pequenas empresas?

Além da otimização dos processos, que já explicamos aqui sobre como isso economiza o precioso tempo do empreendedor, podemos citar outros benefícios cruciais para o sucesso do seu negócio.

O primeiro deles é a redução de custos. Primeiro, através da organização de processos e melhor visualização do panorama da empresa, para permitir o corte de gastos não essenciais. Mas a tecnologia também reduz custos através do investimento em inovação. Os valores iniciais pode até assustar, mas a economia gerada no médio e longo prazo compensam enormemente os gastos.

Um desses casos é o da startup Preamar, que desenvolveu um sistema de informação e avaliação de risco que ajudam a facilitar a manobra de navios em portos, tornando a operação de carga e descarga mais segura. Graças a essa inovação, o tempo de espera em portos foi reduzido em 53% e mais de US$ 2 milhões foram economizados.

Outra possibilidade está no poder de divulgação da marca. Graças ao poder da tecnologia, as pequenas empresas não precisam ficar mais restritas ao boca a boca. Com as redes sociais, SEO e afins, elas podem mostrar seu trabalho ao mundo.

Um exemplo disso é o da SBTUR, um clube de assinaturas que ajuda viajantes a economizarem dinheiro para suas viagens. Por conta de uma boa estratégia de divulgação orgânica, eles passaram a receber 80 mil visitantes mensais no seu blog, o dobro do que recebiam anteriormente e o número de assinantes da plataforma aumentou significativamente.

A tecnologia também ajuda a otimizar o tempo. Sabe aquelas tarefas burocráticas, repetitivas, que costumam ocupar boa parte das horas do dia? Deixa que a tecnologia faz elas para você! Esse foi um dos fatores que ajudou a impulsionar o mercado das RH Techs, que utilizam ferramentas digitais para otimizar tempo do setor de RH. Não à toa, é um setor que recebeu U$$ 247,5 milhões somente no primeiro semestre do ano passado.

Ao otimizar o tempo do profissional de RH, remover os vieses inconscientes do processo de contratação e ajudar a reduzir a quantidade de erros no recrutamento, RH Techs como a Reachr são consideradas o futuro do recrutamento & seleção.

A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário