Home Carreiras Oito dicas fundamentais de como procurar emprego:

Oito dicas fundamentais de como procurar emprego:

por Marcelo Braga
como-procurar-emprego-em-2022

Em um momento tão difícil quanto o atual, com um mercado tão concorrido e restrito, como procurar emprego de forma eficaz?

Muitas pessoas imprimem inúmeras cópias de seus currículos para sair entregando por aí; outras compram jornais diariamente só para verificar as vagas; e algumas também pesquisam no Google ou nas redes sociais.

São inúmeras formas de procurar emprego e, se der certo, não podemos dizer que são erradas. Tudo é válido, mas o que não adianta é sentar, cruzar os braços e “esperar algo aparecer”.

Procurar emprego exige disciplina, organização, resiliência, inteligência emocional, atualização constante, estudos e algumas boas horas de dedicação por dia. E, para te guiar nesse momento, separamos algumas dicas ótimas; acompanhe neste artigo.

Como procurar emprego? Veja oito dicas:

Não é difícil entender como procurar emprego de forma mais eficaz; mas adiantamos: você vai precisar de boas doses de disciplina e paciência.

Disciplina para manter seu foco, seguir os passos de algum processo seletivo, não esquecer datas importantes que surgirão e atualizar-se constantemente sobre sua área, sua rede de contatos e seus cadastros nos diversos sites de emprego.

Paciência, porque nem tudo depende só de você. Depende também da disponibilidade da empresa, da relação de candidatos e até do mercado atual.

1) Defina uma meta, um objetivo

Se você quer entender como procurar emprego, precisa entender antes que as empresas recrutarão pessoas que possuem um objetivo específico, ou seja, sabem o que querem fazer e com o que querem trabalhar.

Portanto defina a sua meta: escolha cargos, colocações, locais e empresas que possuem seu perfil acadêmico e precisam das habilidades para as quais você se considera bom.

Tenha em mente que essa meta vai ancorar suas decisões e suas ações com mais disciplina e foco, o que vai te economizar bastante tempo para fazer outras coisas, como uma capacitação, por exemplo.

2) Atualize-se sobre sua área

Você sabe como anda o mercado na sua área de atuação? Sabe quais são as empresas que mais contratam, os salários do seu cargo, as exigências técnicas? Conhece bem as hard skills e as soft skills mais procuradas pelos gestores?

Pesquisar muito e entender essas nuances pode te dar uma vantagem considerável na hora de procurar emprego. Além de guiar suas decisões e suas buscas, é claro.

3) Atualize seu currículo

Muitas pessoas que não sabem como procurar emprego começam por este passo. Mas, como atualizar seu currículo sem determinar seu objetivo nem entender como está o mercado na sua área de atuação?

Depois de estabelecer sua meta e conhecer a sua área, você pode atualizar o CV com as experiências e cursos que são relevantes e estão relacionados com elas. Lembre-se que um currículo não é a história da sua vida, e sim o que você realizou de mais importante profissionalmente para a sua área.

Para te ajudar nisso, confira nosso artigo sobre elaboração de currículo pelo celular.

4) Use as redes sociais para fazer networking

Você pode usar as redes sociais para que seus contatos saibam que você está aberto a propostas de emprego. Todos os dias recrutadores vão à caça de talentos na internet, mas voltam seus olhares para perfis atualizados frequentemente.

O LinkedIn é uma rede social voltada ao ambiente profissional e mais adequada para fazer o chamado networking. Mas atenção: não seja o chato que aborda todo mundo perguntando de vagas. Foque sua navegação em ser visto, faça perguntas sobre processos, demonstre interesse nos outros, publique sobre assuntos que você domina.

Para entender de vez como procurar emprego usando o networking, confira este artigo.

5) Cadastre-se em sites de emprego

Hoje em dia, nem é tão necessário assim imprimir currículos e fazer longas caminhadas entregando na porta das empresas; a maioria dos processos seletivos e vagas divulgadas estão na internet, mais especificamente em sites de emprego.

Além disso, se você procura uma colocação em alguma companhia em específico, certamente no site dela haverá algum tipo de cadastro de banco de talentos, geralmente uma área “trabalhe conosco”.

SAIBA MAIS: ÍNDICE DE EMPREGABILIDADE: SAIBA SUAS CHANCES DE CONSEGUIR UM EMPREGO!

A Reachr é uma das maiores HR Techs do Brasil e possui inúmeras vagas anunciadas. Confira todas clicando aqui.

6) Procure o PAT da sua cidade

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) é um serviço governamental do Estado de São Paulo, mas em diversos Estados existe iniciativa semelhante. No PAT de determinada cidade, as empresas podem anunciar suas vagas gratuitamente e captam, depois de certo período, todos os currículos cadastrados na unidade.

As vagas anunciadas no PAT (ou semelhante) variam com frequência diária; portanto é sempre bom conferir frequentemente no site da sua cidade.

7) Prepare-se para as entrevistas

Para finalizar sua jornada sobre como procurar emprego, não poderia faltar a etapa da entrevista, tão aguardada e também tão temida…

Mas fique tranquilo: estar preparado para este momento acaba com 90% desse nervosismo. O ponto chave, aqui, é pesquisar bastante sobre a empresa que te chamou para a entrevista e saber que, se você chegou a essa etapa, é porque você se destacou entre muitos e é capaz de impressionar o recrutador sem mentiras.

Para se preparar melhor para a entrevista de emprego, confira nosso artigo sobre o assunto.

8) Tenha autoconfiança

Sabemos que existe uma linha tênue entre demonstrar autoconfiança e se comportar com prepotência. Mas saiba que a autoconfiança nas próprias habilidades e no próprio conhecimento, com uma pitada de humildade e vontade de aprender, é capaz de encantar até o mais rígido dos recrutadores.

Se por acaso este é seu ponto fraco, treine. Procure conhecer técnicas que podem te ajudar nesse momento. Algumas delas você pode encontrar neste artigo.

Seguindo esse pequeno guia, desejamos que sua jornada sobre como procurar emprego tenha fim e você possa alcançar seus objetivos. Nunca é demais lembrar: tenha disciplina e paciência.

Se precisar de mais dicas sobre este ou outros assuntos, confira o blog da Reachr.

A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!

Você pode gostar também de

2 Comente

Marcelo de Araújo costa 25 de novembro de 2022 - 11:28

Muito bom… Essas dicas ajudam muito 👏👏👏

Resposta
Jefferson da Silva 29 de novembro de 2022 - 21:33

Ao ler alguns parágrafos eu vi o quanto faço errado ao se candidatar em uma vaga, a explicação e tudo importante e interessante.

Resposta

Deixe um comentário