Home Atração e Retenção Porque você precisa de um tech recruiter para contratar melhor

Porque você precisa de um tech recruiter para contratar melhor

por Marcelo Braga
tech-recruiter

O surgimento da pessoa tech recruiter nas corporações é explicado pela expansão da demanda por profissionais de tecnologia. 

Esse crescimento é um processo que vinha ocorrendo gradualmente nos últimos anos, com empresas e consumidores migrando para ambientes e soluções digitais e ganhou ainda mais notoriedade por conta do setor ter sido uma das poucas áreas da economia beneficiadas pela pandemia. 
 
E é para atender a essa complexidade que a figura do tech recruiter ganha força, dada a necessidade de se ter alguém capacitado para atrair esses talentos. 
 
Isso ocorre porque a lógica de oferta e procura para contratação de profissionais de TI mudou.

Atualmente, as empresas se veem forçadas a ir buscar os mais qualificados profissionais no mercado ao invés destes profissionais irem até as vagas em aberto, gerando uma grande competição no mercado. 
 
Assim, contar com um tech recruiter torna-se um diferencial competitivo para qualquer empresa que trabalhe com tecnologia. Seu conhecimento técnico ajuda a complementar a equipe de recrutamento e seleção, tornando-a mais assertiva nas contratações de talentos de TI. 
 
Nesse artigo você irá entender melhor quais são as habilidades necessárias para esse profissional e quais desafios ele busca solucionar. 

Quais as principais habilidades de um tech recruiter?

Todo tech recruiter precisa combinar a formação em recursos humanos com o conhecimento das principais tecnologias e linguagens utilizadas na área de TI. E também manter-se atualizado sobre as mudanças, uma vez que o setor é caracterizado por constante evolução. 
 
Uma das principais queixas de candidatos de TI em processos de seleção é ser entrevistado por recrutadores que não entendem de tecnologia. 

Por isso, ampliar suas hard skills sobre o assunto é um requisito essencial para se tornar um bom tech recruiter. Compreender e saber suas nuances é importante para ter a capacidade de fazer boas avaliações dos seus candidatos. 
 
É importante também ter um bom domínio do inglês e isso se deve por dois motivos: o idioma é vastamente utilizado no mundo da tecnologia e por vezes, poderá ser necessário entrevistar e avaliar profissionais estrangeiros para a posição. O que pode gerar um grande problema caso não tenha o domínio desse idioma. 
 
Estar no Linkedin é vital para um tech recruiter. Pois lá estão a maior parte dos talentos do setor de TI. Daí sua importância tanto para encontrar esses profissionais quanto para criar uma rede de networking. O que facilitará bastante futuros contatos com eles. 

Quais são os desafios na busca por profissionais de tecnologia?

Por ser uma área relativamente nova para muitos segmentos de empresas, muitas ainda passam por “maus bocados” na busca por profissionais qualificados.  

Entre as primeiras questões está a definição do cargo. Responsabilidades, expectativas e requisitos desejáveis em muitos casos não estão bem definidos, fazendo as descrições das vagas ficarem confusas e cheia de informações pouco esclarecedoras. Algo que costuma desagradar os candidatos. 
 
Outro fator de afastamento é a lentidão dos processos seletivos. Longos períodos são malvistos pelos talentos do setor de TI. A grande maioria deles reclamam por perder tempo com tais processos. 

Desse modo, como a disputa por tal profissional entre as empresas é intensa, essa pode ser a diferença entre conseguir ou não fechar a contratação. 
 
Assim, uma das missões do tech recruiter é torná-los mais ágeis sem diminuir a qualidade das avaliações. Conversas técnicas sobre as demandas da vaga com o próprio time de tecnologia da empresa são mais relevantes que testes na hora de avaliar os profissionais. 
 
As empresas precisam lidar com a necessidade de encontrar um profissional que tenha, não só os atributos técnicos, mas também uma boa visão analítica do negócio. Tal combinação é rara no mercado e encontra-las em um único profissional é uma das grandes missões do tech recruiter. 

Conclusão

Contratar profissionais de tecnologia tem exigido mudanças e a figura do tech recruiter é uma das respostas do setor para essa nova demanda.  

Além disso, podemos encontrar no mercado empresas com soluções eficientes para apoiar você a se conectar de forma mais eficiente com candidatos com este perfil. 
 
Assim, se você está procurando profissionais de TI, venha falar com a gente. Reunimos a expertise de todas as empresas do grupo para facilitar suas contratações de acordo com a necessidade de cada vaga.  

Para o candidato, basta um cadastro simplificado para estar conectado a uma ampla gama de oportunidades. Já o recrutador tem um grande banco de candidatos pré-avaliados à disposição para alavancar seu negócio. 
 

Você pode gostar também de

Deixe um comentário