Home RHPlanejamento e estratégia Um miniguia para entender como as startups contratam

Um miniguia para entender como as startups contratam

por Marcelo Braga
como startups contratam: um miniguia

Com o fim das restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19, temos visto diversas notícias relacionadas ao setor de startups no Brasil: elas estão voltando a contratar. Mas, como as startups contratam?

Geralmente vemos o movimento contrário: empresas que fecham contratos com startups para realização de projetos pontuais ou mesmo parcerias de longa duração. Mas agora a necessidade parece ter mudado de lado, pelo menos por agora: as startups é que estão precisando de talentos.

Mas, ao contrário do que possa parecer, a contratação em startups é um desafio imenso; afinal, não há margem para erros: uma admissão equivocada pode significar muito prejuízo para empresas que costumam ter orçamentos enxutos. Contratações assertivas são palavras de ordem para startups.

Neste artigo vamos explorar a forma como elas escolhem seus talentos e de que maneira a tecnologia pode ser uma forte aliada nesse momento tão empolgante.

As limitações das startups

Startups, como o termo sugere, são empresas novas que procuram rápido crescimento, trazem uma ideia inovadora à sociedade e baseiam-se num modelo de negócios agressivo, focando suas ações em serviços e produtos inéditos ou diferenciais ao público.

Dessa maneira, por serem empresas em estágio inicial, mas de crescimento acelerado, elas possuem orçamento baixo e pouco tempo para preencher suas vagas. Então como as startups contratam dentro desses termos?

Elas precisam de muito foco e planejamento. O recrutamento e seleção da área visa pessoas que queiram crescer e aprender profissionalmente junto com a empresa, nos desafios do dia a dia, pois é esse perfil que se alinha melhor com a identidade de uma startup.

Sem margem para erros

Como as startups contratam pessoas alinhadas com o perfil da empresa, não é exagero dizer que toda admissão representa o mesmo que receber um novo integrante em sua família. Afinal, se o momento é de crescimento conjunto, essa nova pessoa precisa estar completamente integrada à equipe o mais rápido possível.

Assim, é preciso contratar a pessoa certa, com as habilidades corretas para a função e experiência necessária para desenvolver as atividades do cargo, sem margem para erros. Caso contrário, tanto admissão como demissão podem significar aumento na taxa de turnover e perda de recursos importantes para a empresa.

Além disso, como as startups contratam durante seu crescimento, precisam estar atentas também para não contratar alguém que possa desalinhar ou desvirtuar seus valores e princípios. Afinal, é por conta deles que ela se encontra em expansão, não é mesmo?

Como as startups contratam: passo a passo

Como dito anteriormente, a contratação em startups precisa ser um processo barato e relativamente rápido, além de eficaz. Com base nisso, elas desenvolveram alguns passos para que os erros sejam minimizados e as chances de uma contratação assertiva aumentem.

1. Identificar a necessidade

Entender exatamente qual área e qual cargo precisa de mais pessoal é fundamental. Com isso estabelecido, é possível determinar as especificações do cargo, as tarefas, carga horária, etc.

2. Cuidar do job description

É preciso muita atenção com todas as informações sobre o cargo. Para saber mais, confira nosso artigo sobre isso.

3. Anunciar a(s) vaga(s)

Anunciar a posição e o job description em sites de emprego, mídias sociais e, claro, entre as referências internas. Sobre esse último canal, você pode entender melhor clicando aqui.

4. Analisar e selecionar os candidatos

Separar os candidatos que mais se aproximam do perfil da vaga e se alinham com os valores e momento da startup. Mover os demais para o banco de talentos.

5. Realizar entrevistas

Chamar os selecionados para entrevistas com os responsáveis pela vaga ou gestores do cargo na startup. É preciso definir previamente quantas rodadas de entrevistas haverão, para não atrasar demais o cronograma nem desanimar os candidatos selecionados. Inclusive, valorizar a experiência do candidato foi tema de um artigo nosso, clique aqui para lê-lo.

6. Fazer oferta

Com a pessoa certa selecionada, a startup deve fazer uma oferta de emprego a ela, com base no cargo, em sua descrição e com vencimentos compatíveis com o mercado e a experiência dela.

Como as startups contratam com o apoio da tecnologia?

Como podemos ver, o planejamento envolve muitas etapas que demandam um nível de atenção muito elevado, pois a contratação deve ser certeira e o “novo membro da família” deve começar a se desenvolver rapidamente.

Graças à tecnologia, esse processo tem sido cada vez menos instável e mais confiável, pois é possível fazer a análise do perfil de cada candidato apenas com poucos cliques. Estamos nos referindo às ATS (Application Tracking System) como a Reachr, cujos sistemas são capazes de ler, analisar e ranquear currículos conforme perfil pré-definido pela empresa.

Assim, startups com foco no recrutamento e seleção de pessoas podem apoiar a contratação em outras startups, oferecendo indicadores em cada etapa de seus processos seletivos em tempo real. O resultado é um aumento significativo na eficácia da contratação em menor tempo.

A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário