Home Dicas Empresarial 5 dicas para acertar em cheio no planejamento de RH 2023

5 dicas para acertar em cheio no planejamento de RH 2023

por Marcelo Braga
planejamento de RH para 2023

Alcançamos mais um final de ano e, com ele, chega a hora de planejar o próximo ano. Você já fez seu planejamento de RH 2023? Sabe a importância de tê-lo alinhado com as tendências do setor?

Em 2022, tivemos um pequeno sinal do que pode estar por vir: a abertura sanitária ajudou a roda da economia a girar novamente e muitas empresas voltaram a crescer, mesmo que de forma ainda tímida.

Este fator fará, sem dúvida, parte do planejamento de todo RH estratégico, pois sabe-se que ele permeia a maioria das relações de trabalho internamente. Sendo assim, entender o momento para não deixar a bola cair é fundamental.

Neste artigo, vamos expor as tendências de mercado que devem reger o RH em 2023 e, baseado nelas, elaboramos 5 dicas de como planejar o RH.

Vamos lá?

Quais são as tendências para RH em 2023?

O planejamento de RH 2023 será um dos mais importantes para as empresas que desejam se destacar no mercado. Isso porque, depois de 2 anos inteiros em restrição por conta da pandemia de Covid-19, finalmente a abertura sanitária veio e reaqueceu o mercado de contratações.

Entretanto, os modelos presenciais voltam com menos força, pois as empresas perceberam que é possível, sim, manter a produtividade longe dos olhos do chefe. Assim, mais vagas remotas ou de modelo híbrido surgirão em 2023.

Mesmo assim, os desafios de atração, retenção, recrutamento e seleção dos melhores talentos continuam. Mas agora contam também com o aspecto de se entender qual profissional trabalha melhor no presencial e qual desempenha um melhor papel remotamente.

Por conta disso, os profissionais de RH precisam contar com habilidades digitais, além de estarem atentos à integração e desenvolvimento das equipes nesse âmbito.

A importância de ter um planejamento de RH para 2023

O setor de Recursos Humanos 2023 precisa focar seu planejamento nas melhorias da empresa.

Para tanto, entender as tendências do mercado e conhecer a realidade da companhia é imprescindível para prever cenários, sejam eles bons ou ruins. Planejar-se é se preparar para eles, mitigando as chances de erro.

Um planejamento de RH 2023 pautado pelas tendências de mercado e focado nas necessidades da empresa potencializam as estratégias corporativas, proporcionando melhores resultados.

5 dicas de planejamento de RH 2023

A sua estratégia de RH para 2023 precisa considerar o próximo ano com o crescimento econômico que se apresenta e, se tudo der certo, aumento também no número de vagas em todos os setores.

Assim, é importante considerar no plano:

1) Recrutamento e seleção estratégicos

Com as contratações em alta, a disputa pelos melhores talentos tende a aumentar. Se a contratação não for estratégica, corre-se o risco de aumento na taxa de turnover e perda de recursos importantes para o setor de RH.

O mais seguro, neste momento, é que o planejamento de RH 2023 conte com a ajuda de especialistas e da tecnologia em R&S

2) Remuneração e benefícios atualizados

Com o mercado de contratações aquecido, o pagamento não pode ser menor com o praticado pelo mercado, sob risco de se perder aquele talento rapidamente. Além disso, atualmente pratica-se a oferta de benefícios flexíveis, que sejam voltados para a real necessidade do colaborador.

Mas atenção: trabalho remoto ou híbrido não entram mais como benefício, e sim modo de trabalho.

3) Treinamento e desenvolvimento adequados

Este item será um desafio para o RH, se considerarmos uma boa parte da empresa operando de forma remota. Mas, de início, o foco deve ser no desenvolvimento dos novos contratados, de forma que possam se ambientar rapidamente sobre os processos do trabalho.

Depois, será importante ao planejamento de RH 2023 incluir descontos e parcerias com instituições públicas ou privadas de ensino, que tenham, claro, cursos relacionados com as atividades de cada colaborador.

4) Clima organizacional equilibrado

A entrada de novos colaboradores pode balançar um pouco o clima organizacional. Por isso é bom ter o foco voltado para a integração deles e oferecer uma boa receptividade na equipe.

Além disso, será importante ao RH manter pesquisas periódicas sobre o clima organizacional da empresa, para que se tenha exata noção dos pontos de melhoria.

5) ESG, Diversidade e Inclusão em todos os processos

Valores como a preservação do meio ambiente, responsabilidade social, transparência na gestão e diversidade e inclusão já são realidade nas melhores empresas. Mas o momento crava que eles estarão ainda mais em evidência em 2023.

Sendo assim, o planejamento de RH 2023 precisa incluir as características desses valores em cada processo e atividade da empresa, sobretudo para fortalecer a marca empregadora.

Conte com a tecnologia

2023 tem tudo para ser o ano das contratações. Por isso, sua empresa não pode errar no planejamento de RH 2023, pois uma contratação errada pode custar bem caro.

O momento será de conhecer melhor as empresas especializadas em processos digitais de recrutamento e seleção, que oferecem um rol imenso de funcionalidades para o próprio contratante ter a certeza da escolha.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário