Home RHDados e indicadores 12 indicadores de RH para apoiar seu negócio

12 indicadores de RH para apoiar seu negócio

por Marcelo Braga
12 indicadores de RH para o seu negócio

Em suas leituras sobre Recursos Humanos ou sobre como guiar processos de uma empresa, você certamente já se deparou com essa expressão: indicadores de RH.

E muito se fala sobre acompanhar esses índices, o quanto eles são importantes e como usá-los nas estratégias do negócio.

Mas sozinhos, eles não modificam nada. Precisam ser de fácil mensuração e acompanhamento e estarem baseados em dados reais da companhia, além de serem coletados e aplicados para um fim, é claro.

SAIBA MAIS: AFINAL, O QUE É PEOPLE DATA E COMO SUA EMPRESA PODE SE BENEFICIAR?

Neste artigo trouxemos 12 indicadores de RH que são importantíssimos para definir estratégias e corrigir posturas da empresa. 

O que são indicadores de RH?

Os indicadores de RH são números que medem o desempenho das atividades da área de RH num determinado período de tempo. Como a maioria das empresas hoje possui um RH estratégico, muitos desses índices são usados para pautar as decisões dos gestores e guiar o caminho da empresa rumo ao sucesso.

Entretanto, obter indicadores sem um objetivo é apenas conhecer a atualidade da instituição. Para que haja uma efetividade nos indicadores de RH, é preciso existir uma meta, ou seja, é preciso ter definido antes um ponto de chegada para saber se a companhia chegou lá, está próximo, ou precisa mudar as ações para obter melhores indicadores.

Em outras palavras, esses índices indicarão se as ações estão sendo efetivas, se é preciso mudar algo ou mesmo quais são os pontos fortes e fracos da empresa.

12 indicadores de RH essenciais para sua empresa:

Existem inúmeros indicadores de RH que você pode usar para entender sua empresa, mas abaixo listamos os que você não pode nem pensar em dispensar.

1) Absenteísmo

Mede a taxa de ausência dos colaboradores, incluindo licenças médicas, faltas injustificadas, atrasos e saídas antecipadas. É um indicador importante porque pode apontar para algum problema com ergonomia, clima organizacional ou divergências internas.

Para medir o índice individualmente, você pode usar o Bradford Factor abaixo, onde P = Pontuação do índice, F = total de faltas por pessoa, e D = dias ausentes.

P = (F x F) x D

Uma taxa acima de 900 pontos justifica uma demissão, mas lembre-se que é preciso antes estudar os motivos envolvidos e se eles tem base em alguma estrutura relacionada ao trabalho. 

2) Turnover e seu custo

Um dos principais indicadores de RH, a taxa de turnover indica a rotatividade de colaboradores dentro da empresa, ou seja, com que frequência se contrata e se demite funcionários. É essencial porque tanto a admissão quanto a demissão costumam afetar uma empresa financeiramente; e, se o índice está alto, é preciso melhorar os processos de recrutamento e seleção dela.

Para medir o turnover dentro de um determinado período, aplica-se o seguinte cálculo, onde T = turnover, D = funcionários desligados, e A = funcionários ativos.

T = D ÷ A x 100

A taxa é preocupante quando fica acima de 5%.

3) Retenção de talentos

Esse índice é importante para compreender as estratégias e ações voltadas especificamente para os funcionários, aumentando o engajamento e diminuindo a rotatividade na empresa. Para tanto, aplica-se uma avaliação de desempenho por setor, com o objetivo de identificar possíveis falhas e pontos de melhoria para que eles não saiam da empresa.

SAIBA MAIS: RETENÇÃO DE TALENTOS: O QUE É, VANTAGENS E MELHORES PRÁTICAS

4) Produtividade ou desempenho individual

Claro que, entre os indicadores de RH, o da produtividade merece destaque. Afinal, através dele, o empresário consegue enxergar, em números, o quanto vale cada colaborador.

O ideal é que cada gestor aplique no seu time uma avaliação de desempenho ligada ao prazo e à qualidade das entregas, mas é possível ser objetivo nesse item também, usando a fórmula abaixo, onde D = desempenho, P = quantidade de produtos ou serviços executados, e R = recursos consumidos.

D = P ÷ R

5) Avaliação de aprendizagem

Entre os principais aspectos que geram engajamento das equipes, melhoria no desempenho e valor para a marca empregadora os treinamentos e capacitações são destaque. Mas, para saber se são mesmo efetivos e se podem ser melhorados, é preciso aplicar um formulário (tipo uma prova) para compreender o nível de aprendizagem que os colaboradores tiveram. 

Muitos erros podem indicar que o treinamento precisa mudar seu formato, sua linguagem, suas informações ou mesmo seu treinador. Para saber se o curso impactou positivamente na produtividade de determinada equipe, basta calcular a produtividade padrão antes do curso e comparar com o cálculo da produtividade após o curso.

6) Clima organizacional (ou satisfação)

Medir o clima da empresa e a satisfação dos colaboradores é essencial para a manutenção da taxa de turnover e do absenteísmo, ou seja, no final, manter o clima agradável e propício ao crescimento profissional e qualidade de vida no trabalho é um fator de economia para a empresa.

Apesar de parecer subjetivo, é possível colocar o clima organizacional entre os indicadores de RH objetivos através da fórmula abaixo. Mas, antes de calculá-la, é importante aplicar formulários do tipo “de 0 a 10” com questões sobre o relacionamento do funcionário com a empresa; algo como “o quanto você indicaria esta empresa para um amigo?”.

CO = {[(SR ÷ P) -1] ÷ 9} x 100 , onde:

CO = Clima Organizacional, SR = Soma das respostas, P = quantidade de perguntas.

7) Reclamações trabalhistas

Este índice é perfeito para entender se as condições de trabalho estão sendo cumpridas conforme a lei e se os direitos trabalhistas estão sendo respeitados. Como se deve saber, processos trabalhistas costumam significar prejuízo para a empresa.

O indicador pode ser obtido pelo cálculo abaixo, onde I = índice, T = número de reclamações trabalhistas, D = quantidade de desligamentos.

I = (T ÷ D) x 100

8) Headcount

É a contagem geral do número de colaboradores da empresa. Esse número revela se ela está crescendo, se houve diminuição no quadro, e ajuda o RH a traçar estratégias e ações gerais, com base nos objetivos da organização.

9) Retorno Sobre Investimento (ROI)

O ROI (Return On Investment) é um dos indicadores de RH mais usados no mundo. Ele mostra o quanto de retorno o empresário teve em cada investimento e pode ajuda-lo a tomar decisões melhores e focar no que pode ser mantido, o que pode ser eliminado e o que precisa de mais atenção.

O cálculo é bem simples:

ROI = (Retorno obtido – investimento realizado) x 100

SAIBA MAIS: ROI no RH: Saiba que é e quais as vantagens de se calcular

10) Custo individual dos benefícios

Este indicador ajuda o empresário a compreender se os benefícios pagos estão sendo eficazes para a retenção dos talentos ou não. Para tanto, é importante cruzar esse índice com os índices de turnover, de clima organizacional e de retenção de talentos.

C = B ÷ H

C = Custo individual dos benefícios, B = total de benefícios pagos no período, H = Headcount do período.

11) Folha de pagamento

Na folha de pagamento entram outros indicadores de RH voltados para o equilíbrio financeiro da empresa. Ele compara os gastos com os salários e benefícios dos funcionários e o quanto a companhia arrecada em determinado período, normalmente mensal.

Para entender se esse índice está saudável, basta aplicar a fórmula abaixo, onde E = eficiência da folha de pagamento, P = valor total dos pagamentos, F = faturamento total.

E = (P x F) x 100

12) Horas extras x horas trabalhadas

Encontrar a relação entre horas extras e as horas trabalhadas demonstra se existe algum desequilíbrio nas atividades da empresa e se os colaboradores estão sobrecarregados. O alto índice de horas extras indica que o trabalho não está rendendo dentro do horário e os gestores precisam investigar para saber se precisam contratar mais, mudar equipes, mudar processos, etc.

Seja para conhecer o atual momento da empresa ou para apoiar alguma decisão corporativa, os indicadores de RH são imprescindíveis para o sucesso. Muitos deles podem estar disponíveis na palma da mão, com o apoio de uma HR Tech.

A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário