Home RH Aprenda aqui como analisar um currículo profissional

Aprenda aqui como analisar um currículo profissional

por Marcelo Braga
currículo profissional

A quantidade de pessoas que procuram emprego cresce cada vez mais em um país com elevados índices de desemprego e custo de vida. Uma das estratégias que as pessoas usam para conseguir emprego é enviar seu currículo profissional para diferentes empresas.

Veja a seguir algumas dicas de como avaliar um currículo profissional!

Tenha clareza sobre qual é o perfil da vaga desejada

Antes de mais nada, tenha clareza do perfil que você deseja para a vaga, que habilidades técnicas o profissional deve apresentar. Além das habilidades técnicas, você deve definir pontos como:

E assim por diante. Definindo critérios desse tipo, sua análise terá diretrizes a seguir. Você terá uma base para fazer julgamentos e comparações equilibradas entre os currículos profissionais dos candidatos.

Selecione as prioridades

Outra forma de realizar uma análise equilibrada é definindo pontos importantes e fundamentais: dois ou três pontos já são suficientes. Assim, os currículos que não se enquadrarem nesses aspectos devem ser deixados de lado.

Isso deve ser feito para facilitar sua avaliação. Caso você não tenha prioridades, fica mais complicado selecionar currículos entre tantos que vão aparecer. As prioridades funcionam como uma espécie de filtro, por meio do qual passam somente os mais capacitados.

Não tome decisões precipitadas

Estipule um prazo suficiente para sua avaliação. Dependendo da quantidade de currículos, precisará de ajuda e até de um prazo maior.

Procure julgar com idoneidade as informações que lê e não seja precipitado em tirar conclusões. Existem certos sinais de alerta que apontam para aprovação ou não de um candidato:

  • Muitas mudanças de emprego (principalmente se forem feitas em pouco tempo).
  • Datas entre as experiências com constante períodos sem atividades acadêmicas ou profissional.
  • Erros de digitação e de português.
  • Falta de promoções ou crescimento profissional.
  • Muita ambiguidade nas frases, faltando clareza naquilo que realmente fez e nos motivos pelos quais deixou ou perdeu o emprego.

A triagem do currículo é uma primeira avaliação. Muitas respostas serão dadas quando tiver um contato telefônico ou mesmo pessoal com o candidato. Por esta razão, não seja precipitado em julgar. Por exemplo, um profissional pode não ter crescido porque na empresa em que trabalhava as opções eram escassas. Mesmo quando identificar esses sinais de alerta, procure equilibrá-los com outras informações para poder chegar a uma decisão.

Confira o nível de salários

O salário que o candidato recebia ou almeja tem que estar de acordo com o que sua empresa pode pagar. Se ele habituou-se a um salário mais alto, poderá desejar ganhar mais e até criar alguns conflitos no âmbito interno.

Realmente, conforme a crise econômica se intensifica, a tendência é que as pessoas abram mão de um estilo de vida muito confortável para abraçar uma vida mais simples. Isso significa que muitos profissionais estarão mais abertos a receber um convite em ganhar menos para garantir seu emprego.

De qualquer modo, ainda existem muitas pessoas que resistem e não aceitam salários inferiores. Por isso, sempre considere essa possibilidade na hora de avaliar o currículo de um profissional.

Compare cursos, especializações e habilidades

Dependendo do cargo, talvez sejam necessárias certas habilidades e cursos. Avaliar o potencial que o candidato oferece é uma forma de evitar possíveis dores de cabeça. Se ele não se encaixa na vaga, não oferece tudo o que é preciso, talvez seja melhor não avançar com ele no processo.

Caso ele tenha cursos e especializações suficientes, além de relativa experiência, considere a possibilidade de convocá-lo: deixe seu currículo profissional separado.

Por outro lado, se ele possui, nem sempre é uma boa ideia chamá-lo para a etapa seguinte. Mas antes de tomar a decisão, estes casos vale uma conversa com os candidatos para entender melhor suas expectativas e avaliar se a empresa terá como contratá-lo de forma a conseguir retê-lo por um prazo maior.

Se desejar oferecer oportunidades a jovens que nunca trabalharam, além de analisar o currículo profissional com mais flexibilidade, deve-se fazer. Outros tipos de análise relacionadas ao comportamento, potencial, exemplos de experiência de vida para ter uma melhor avaliação. Muitos destas análises já podem ser feitas hoje pela web.

Gostou das nossas dicas? Conheça nossa plataforma de Recrutamento e Seleção Digital e torne seu RH muito mais estratégico.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário