Home Carreiras Employee Experience: Como extrair o melhor do seu time!

Employee Experience: Como extrair o melhor do seu time!

por Marcelo Braga
Employee Experience: Como extrair o melhor do seu time!

Um estudo da consultoria Gallup revelou que a falta de incentivo dentro das empresas pode ser responsável pelo pedido de demissão de 65% dos profissionais, o que aponta para uma necessária valorização do quadro funcional para a retenção de talentos com o employee experience. É claro que salários e benefícios são atrativos importantes para que pessoas queiram ser parte de uma instituição, entretanto, a motivação da grande maioria dos colaboradores que fazem a diferença nas organizações está ligada ao propósito e a questões mais subjetivas como pertencimento, alinhamento e reciprocidade.

Definitivamente, o que move as empresas são as pessoas. Por isso, cuidar do seu capital humano é tão fundamental! Essa é a ideia central do employee experience, conceito cada vez mais presente nas empresas e que tem provado que “santo de casa” pode não só “fazer milagres”, como também apresentar resultados incríveis.

Em que consiste o employee experience?

Para entender o sentido do termo, podemos fazer uma analogia ao customer experience. Nela são utilizadas estratégias de encantamento e envolvimento para estimular que o cliente tenha uma experiência agradável e marcante no momento da compra de produtos ou serviços. A ideia vai muito além de fidelizar aquele consumidor, mas também de transformá-lo em um propagador da marca. Nesse mesmo sentido, o employee experience propõe um conjunto de elementos que farão com que o colaborador seja um agente de expansão da empresa e busque atuar pelo sucesso da companhia.

O pano de fundo da experiência do colaborador é constituído pelo conjunto de sentimentos, vivências e percepções dos profissionais sobre o seu lugar dentro da empresa e sobre o impacto do ambiente de trabalho em sua vida. Diz respeito ao relacionamento funcionário – empresa. Por isso, quanto maiores forem a transparência, a veracidade e a confiança, maiores serão as chances de longevidade e prosperidade dessa relação.

Sua empresa pode ser uma encantadora de talentos

Você pode oferecer um ambiente de trabalho inusitado com espaços para lazer e descanso, geladeiras recheadas de lanches gratuitos ou mimos aos profissionais, mas esteja certo que o employee experience pode ser mais simples de ser implementado. A ideia passa por estimular no colaborador o desejo de contribuir, de pertencer à corporação e de deixar nela o seu legado. Embora não há quem reclame de ser tratado com regalias positivas. Se puder ter ambos, melhor! Mas se sua organização é mais tradicional, ou não possui verba para destinar a esse tipo de oferta, não há com o que se preocupar, afinal, a essência é mais importante que os elementos externos.

Tudo começa pelo clima organizacional

É impossível manter pessoas motivadas em um ambiente desarmônico. As tensões ou diferenças entre chefes e subordinados ou entre colegas de equipe precisam receber atenção e soluções rápidas e eficientes. Por isso, é preciso dedicar um tempo para ouvir as pessoas e considerar suas observações.  O diálogo é um grande aliado para manter bons relacionamentos!

Uma pesquisa sobre o clima organizacional pode ser muito útil para orientar ações estratégicas e apoiar no engajamento dos funcionários. Também é indicado promover momentos lúdicos coletivos, neles as pessoas podem expressar-se com menos formalidades e estreitar relações, contribuindo para a identificação de semelhanças e para fortalecer o pertencimento.

Diversas estratégias podem ser adotadas, mas é sempre fundamental manter a coerência com relação à cultura organizacional. Respeito e empatia são indispensáveis para o employee experience.

Garanta ambiente e ferramentas adequadas

Imagine uma peça de teatro sem cenário, figurino, iluminação e equipamentos de som. A menos que essa ausência seja intencional, é pouco provável que a atuação dos atores compense a falta dos demais elementos. Pode ser que ele não seja ouvido, ou que suas expressões fabulosas não sejam vistas pelo público, sem o som e a luz adequados. Dentro das empresas não é diferente, é preciso oferecer as condições ideias para que as pessoas tenham condições de dedicarem-se às suas tarefas da melhor maneira. Uma internet que cai a todo momento, uma plataforma que vive saindo do ar, máquinas obsoletas, locais escuros ou mal iluminados podem ser grandes inimigos da produtividade e do bem-estar da sua equipe.

Observe a ergonomia, ofereça água, incentive as pausas curtas, mantenha o ambiente limpo e use a criatividade para encantar os seus colaboradores.

Quem não se comunica se atropela

Outra questão primordial para o sucesso da experiência do seu colaborador é garantir que ele possui as informações necessárias sobre suas responsabilidades e sobre o que a empresa espera de seu trabalho. É recomendável manter uma rotina de alinhamentos com os profissionais para garantir que as expectativas e propósitos estejam adequados e correspondentes aos interesses de ambos. Lembre-se de que os feedbacks farão com que as pessoas aprimorem seus processos e entreguem resultados mais satisfatórios.

Invista nos talentos

Um dos pontos mais importantes do employee experience é a possibilidade de desenvolvimento dos profissionais. Quando uma empresa é reconhecida por investir na capacitação de suas equipes ela entra para o hall de desejos de profissionais talentosos, afinal, quem busca crescimento na carreira sempre tem interesse por empresas que oportunizam mais conhecimento.

O papel do RH

A jornada do profissional na empresa começa pelo processo de recrutamento e seleção. Desde o início, o primeiro contato do profissional é com o RH. O setor exerce um papel central na contratação, na adaptação e no acompanhamento do colaborador até o seu desligamento da empresa. Portanto, o RH a partir do employee experience precisa atuar com um grau de influência e envolvimento com cada área, garantindo que os gestores tenham as condições adequadas para liderarem suas equipes, seguros dos valores pregados pela instituição e amparando-os com suporte técnico.  Quanto aos funcionários, é função do RH observar se estão no lugar certo, se recebem valorização adequada e se continuam conectados aos objetivos da empresa. Esses cuidados podem ser decisivos para a geração de resultados.

Soft skills para o profissional de RH: as essenciais

Quer ter acesso a mais textos como esse? Continue antenado no que há de mais inovador na área de RH e aprimore a performance da sua empresa. Assine a nossa newsletter e mantenha-se bem informado!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário