Home Dicas Empresarial Dicas práticas para adotar a diversidade nas empresas

Dicas práticas para adotar a diversidade nas empresas

por Marcelo Braga
dicas-práticas-diversidade

As discussões sobre diversidade nas empresas tornaram-se trending topic não só na internet como nas pautas corporativas. A sociedade clama por mudanças e a busca pela igualdade é uma necessidade para o século XXI.

E o ambiente de trabalho, como parte importante deste caldeirão fervilhante por mudanças, não pode adotar uma postura de indiferença a esses movimentos.

Isso porque no mundo atual, a diversidade  nas empresas é uma demanda que parte dos mais diversos lados: dos clientes, que favorecem empresas com responsabilidade social, como também de candidatos e colaboradores que vêm a adoção destas práticas como um diferencial na hora de escolher onde trabalhar. 

De acordo com pesquisa realizada pela McKinsey & Company, empresas que incluem e respeitam as diferenças costumam ser 21% mais lucrativas.

Nesse artigo, você vai entender a importância e as vantagens de se apostar na diversidade, as dificuldades enfrentadas para ampliar a diversidade e dicas para sair do discurso fácil e mudar o ambiente de trabalho para melhor!

As dificuldades existentes no mercado de trabalho

É necessário ampliar as oportunidades para adotar a diversidade nas empresas. Em muitas áreas, como a de tecnologia, por exemplo, o machismo ainda domina e impede que mulheres se destaquem no setor.

Uma pesquisa da Unlocking the Power of Women For Innovation and Transformation, em parceria com a Catho, revelou que, nesse mercado, existem menos oportunidades para as mulheres serem promovidas.

Mesmo em menor número nessa área, 51% das mulheres afirmam que já sofreram discriminação. Entre os homens, o índice é de 22%. Outros pontos impedem o crescimento delas na tecnologia, como as condições do local de trabalho, a falta de acesso a papéis criativos e a sensação de estagnação.

Contudo, esse não é um problema restrito a essa área, pois outras passam por situações parecidas e, às vezes, piores.

Ainda que não haja responsabilidade direta, qualquer empresa pode (e deve!) se tornar agente na transformação por uma sociedade mais igualitária — na qual um homossexual não seja agredido devido a sua orientação sexual ou um negro não perca um processo seletivo apenas por sua cor.


O desejo por diversidade nas empresas não se limita a uma questão de justiça social, trata-se de algo maior e do interesse das corporações: o aumento de lucro e faturamento.

Qual a importância da diversidade nas empresas?

Para entender a importância da diversidade nas empresas, é necessário repensar sobre questões como o respeito e a valorização das diferenças. O fato de alguém ter uma experiência diferente da sua, por exemplo, precisa ser respeitado.

A aposta em diversidade promove o enriquecimento cultural de qualquer companhia, pois as diferenças de origem, crença, etnia, classe social etc. fazem com que cada indivíduo compartilhe ideias distintas — a partir de suas vivências.

São essas as diferenças que permitem encontrar as melhores soluções. Basta imaginar um grupo de homens tentando encontrar o melhor formato para um absorvente íntimo feminino. Todos podem ser extremamente inteligentes, mas somente uma mulher é capaz de transmitir uma vivência real sobre o uso do produto. Desse modo, a diversidade leva uma equipe a rever crenças e se abrir a novos aprendizados.

É inconcebível que, em pleno século XXI, algumas pessoas ainda levem consigo e disseminem por aí preconceitos. Uma pessoa com deficiência física, por exemplo, pode ter certos limites, entretanto, ela não pode ser inferiorizada, pois tem outros potenciais.

Infelizmente, esse é um problema que ainda persiste. Antigamente, pessoas com deficiência física eram excluídas pela própria família, tanto do ensino com qualidade quanto do convívio social. Na atualidade, é possível encontrar, entre essa e outras minorias, mão de obra qualificada.

As vantagens de apostar na diversidade nas empresas:

A inclusão da diversidade nas empresas permite o desenvolvimento de características positivas para qualquer ser humano, como empatia e resiliência. Isso ajuda a melhorar os resultados da organização a partir de várias frentes, e uma delas — talvez a mais importante — é a construção de um clima organizacional inclusivo.

O ambiente de trabalho que está aberto às diferenças é capaz de diminuir a quantidade de conflitos e, por meio disso, reduzir indicadores como absenteísmo e turnover, o que possibilita alcançar melhores resultados.

Ainda de acordo com a McKinsey, empresas comprometidas na implementação de medidas voltadas à diversidade, seja de raça ou de gênero, no seu dia a dia são 33% mais bem sucedidas no mercado. Isso porque essas atitudes atraem melhores profissionais.

Além disso, apostar na diversidade também fortalece o senso de pertencimento dos colaboradores. Abrir espaço para as diferenças ajuda a tornar o ambiente mais leve e acolhedor, com maior aprendizado e mais engajamento dos colaboradores.

Uma empresa diversa consegue ser mais criativa, afinal, cada um carrega as próprias vivências, podendo usá-las nas mais diferentes soluções. E como agente social, a organização consegue fazer com que seus colaboradores fiquem dispostos a transmitir com mais frequência as mensagens de respeito às diferenças — tanto em casa quanto nas redes sociais.

No entanto, é importante levar em consideração que estas mudanças só ocorrem quando há verdadeiro comprometimento na adoção de medidas para aumentar a diversidade e inclusão dentro da empresa. Elas trazem novas e diferentes ideias ao ambiente e são um passo importante para o sucesso.

Portanto, mais do que contratar apenas para preencher cotas, a adoção da diversidade deve ser percebida como o poder de integração de diferentes tipos de pessoas. E portanto, não implementá-las corretamente pode significar um grande tiro no pé no seu negócio.

Por isso, separamos algumas medidas que podem ser adotadas desde já para promover a diversidade na sua empresa:

Seja a mudança

Implementar um programa de diversidade e inclusão só funcionará se a alta liderança da empresa estiver realmente engajada a estes princípios.

De nada adiantará adotar programas de inclusão se a alta cúpula não estiver envolvida com a ideia. Como referência e fonte de inspiração para os colaboradores, qualquer ação negativa neste sentido pode prejudicar todo um projeto.

Deste modo também é importante ser diverso em cargos de liderança, pois haverá um olhar mais atento e cuidadoso a essas questões.

Para isso, promova programas de treinamento e desenvolvimento voltado a minorias, comece a formar times com perfis diversos para que elas possam naturalmente contribuir com o aumento da diversidade no futuro.

Conheça o perfil da sua equipe

Para promover ações voltadas à diversidade, é preciso ter em mãos as informações sobre as pessoas que trabalham na sua empresa.

Busque conhecer melhor o perfil dos colaboradores em relação a gênero, cor, idade, formação e com esses resultados, faça uma análise das áreas onde existam possíveis gaps.

Treine e capacite seus talentos

Se sua empresa ainda não está preparada para lidar com a diversidade, isto não é um bom sinal. Para corrigir esta rota, um passo fundamental é a adoção de cursos, seminários e discussões sobre o tema no ambiente de trabalho.

Convide especialistas para a realização de palestras e workshops sobre o tema, presenteie sua equipe com livros que discutam essas questões. Capacitar seu quadro para lidar com as diferenças é fundamental para a adoção da diversidade.

Ouça as queixas. Se importe.

Por mais que se tome atitudes em prol da causa, ainda poderão haver situações desrespeitosas que podem levar por água abaixo o seu projeto.

Sendo assim, é de extrema importância que os gestores ouçam reclamações e problemas relatados por seus colaboradores e os incentive a reportar qualquer desrespeito às diferenças. Faça-os saber que a gestão está atenta em ouvir, se importa e não permitirá nenhum tipo de discriminação.

Tenha uma comunicação aberta e honesta

Para fazer com que os colaboradores também abracem a causa da diversidade e inclusão dentro da empresa, mantenha a comunicação transparente e aberta com a equipe sobre as metas e ações estabelecidas.

Desta forma, é possível adotar medidas de conscientização e colocar sua empresa no rumo de uma sociedade mais justa, o que tenha certeza, só traga resultados positivos.  

Aqui na Reachr, apoiamos a diversidade dentro e fora do ambiente de trabalho, incentivando a conscientização de sua importância e facilitando a criação de equipes diversificadas.​

Nossa plataforma oferece a possibilidade do candidato autodeclarar-se como parte de grupos relacionados a Diversidade e Inclusão, e estas informações são compartilhadas somente com a inteligência artificial da plataforma, evitando assim qualquer tipo de segregação ou discriminação.​

A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário