Home RHAtração e Retenção Quatro bons exemplos de marca empregadora para atrair mais talentos!

Quatro bons exemplos de marca empregadora para atrair mais talentos!

por Marcelo Braga
marca empregadora exemplos

Exemplos de marca empregadora são fáceis de encontrar. No entanto, pode ser difícil utilizá-los sem ter todos os recursos disponíveis que uma Google ou Netflix têm para investir nisso.

Felizmente, estamos aqui para ajudar. Separamos neste artigo 4 exemplos incríveis de campanhas de marca empregadora, juntamente com sugestões sobre como você pode utilizá-los para melhorar a imagem da sua empresa no mercado!

Qual a importância da marca empregadora?

Na era da insensibilidade aos anúncios e acesso universal à informação, os empregadores lutam para adquirir novos talentos. No entanto, a marca empregadora é parte da solução para esse problema.

As ações de marca empregadora mostram e destacam os benefícios de trabalhar para uma determinada organização. Isso dá aos potenciais funcionários uma ideia de como é trabalhar para uma empresa enquanto incentiva uma cultura positiva para os colaboradores atuais.

Segundo o Glassdoor, 84% dos candidatos a emprego consideram a reputação de uma empresa como empregadora importante, tornando a marca empregadora um elemento crucial para as empresas competirem no mercado de trabalho.

Além disso, 86% dos recrutadores concordam que o recrutamento está se tornando mais parecido com marketing, destacando a importância de as empresas estabelecerem uma marca empregadora forte e positiva.

Bons exemplos de marca empregadora

Abaixo separamos 4 bons exemplos de marca empregadora feitos por grandes empresas e sugestões de como você pode aplicar a ideia central no seu negócio e transformar a sua marca!

Exemplo de marca empregadora N°1 Google: Tudo pelo imaginário dos talentos

O trabalho de criação e cultivo da marca empregadora do Google é um dos melhores do mundo. A empresa é conhecida por sua excelente abordagem a seus colaboradores, bem como por sua habilidade em construir um ótimo EVP.

Todos os anos, a empresa recebe aproximadamente 3 milhões de currículos, dos quais seleciona apenas 7.000 novos. Faz todo o sentido, considerando que a empresa faz de tudo para ser o melhor lugar para se trabalhar.

Inúmeros benefícios, espaço de trabalho ao estilo universitário, líderes ágeis e muito mais: tudo isso contribui para explicar como o Google é um ímã de atração de talentos e o melhor exemplo de marca empregadora no mercado.

O Google até tem sua própria produção de Hollywood. Lançado em 2013, “Os Estagiários” com Vince Vaughn e Owen Wilson conta a história de dois quarentões que encontram trabalho no Google e ajuda a mostrar como é a rotina da empresa por dentro. Não é preciso dizer que foi uma das melhores campanhas de marca empregadora do ano.

Como você pode usar essa ideia?

Não, você não precisa criar um filme. Algo que o Google costuma fazer e que é reproduzível é a realização de uma visita para estudantes e possíveis candidatos conhecerem como é um dia de trabalho em sua empresa.

Organize seu trabalho para que sua equipe possa contar aos visitantes e quais são seus desafios diários. Escolha um dia para que esses talentos experimentem sua cultura organizacional ao máximo.

Manter a autenticidade é chave. Os visitantes perceberão rapidamente a encenação e a atuação.

Exemplo de marca empregadora N° 2 Cisco: Conte uma narrativa

A Cisco é frequentemente citada como um exemplo de marca empregadora muito bem-feita. A página de carreiras no site é excelente em fornecer e organizar recursos para os talentos.

Além disso, eles fornecem aos visitantes um sistema de navegação claro pelas vagas disponíveis e informações essenciais de carreira.

A página inicial também contém histórias de sucesso de seus colaboradores, que compartilham insights sobre como é trabalhar na Cisco. Todos os detalhes importantes estão ao alcance do visitante.

Como você pode usar essa ideia?

Defina seus objetivos. A página da Cisco é toda sobre fazer as pessoas se candidatarem em suas vagas e cada detalhe serve a esse propósito.

Planeje a página, os conteúdos, a interface e os extras para contar uma história coerente e levar os participantes à ação adequada.

Isso pode ser agendar uma entrevista, deixar o currículo ou compartilhar um conteúdo das suas redes. O resultado depende do objetivo.

Exemplo de marca empregadora N°3 – Microsoft: Tenha uma causa

Além de ser a empresa líder do setor de software, a Microsoft é uma empresa pela qual muitos desejam trabalhar. Em parte, isso se deve ao fato de que a empresa trabalha muito para reduzir a desigualdade de gênero.

A afinidade de valores é um tema muito relevante quando pensamos em marca empregadora. De acordo com pesquisa da WeThink, é um dos três principais fatores de atração de talentos. Pode ter certeza que a Microsoft sabe disso,

Como você pode usar esta ideia?

Escolha uma ideia alinhada com a filosofia de sua marca e apoie-a. Deixe as pessoas sentirem que suas palavras são seguidas por suas ações.

Se você quer se posicionar a partir da saúde e bem-estar, apoie a práticas esportivas e exercícios dentro e fora da empresa. Há muitas oportunidades se mostrar como uma marca de valores positivos. Escolha o seu e mantenha-se verdadeiro.

Exemplo de marca empregadora N°4: Netflix: O valor do feedback

A Netflix é uma das empresas mais bem avaliadas no Glassdoor. Muito desse resultado vem pela preocupação com o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional de seus colaboradores.

Um exemplo disso: Em 2015, eles anunciaram uma política de licença parental revolucionária. Isso permite que os novos pais tirem quantos dias de folga forem necessários durante o primeiro ano após o nascimento da criança. Não acaba por aí.

A Netflix busca uma cultura organizacional amigável e mente aberta, centrada nos colaboradores. Eles veem a equipe na totalidade, mas respeitam as necessidades individuais.

Ao invés de construir uma organização tradicional com chefes que dão ordens, eles ouviram um grande sonhador – Antoine de Saint Exupéry: “Se você quer construir um navio, não chame as pessoas para juntar madeira, divida o trabalho e dê ordens. Em vez disso, ensine-os a desejar o vasto e infinito mar.”

Como você pode usar essa ideia?

Sempre ouça o feedback e trate seus talentos como o maior patrimônio da empresa. Dedique uma parte dos esforços de marca empregadora para melhorar a integração da sua equipe.

Além disso, não coloque os feedbacks da sua equipe na caixinha de sugestões e pronto. Anuncie quais mudanças sugeridas por sua equipe serão implementadas e quando.

Conclusão

Sabemos que, cada vez mais, é importante estabelecer uma marca empregadora positiva.

Todos os números apontam para esta direção: a marca empregadora é um dos 5 principais fatores de atração de talentos e é uma ferramenta essencial para aumentar a atratividade da sua empresa no mercado.

Com este artigo, esperamos ajudá-lo neste processo!

A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário