Home Atração e Retenção Tipos de Recrutamento: externo, interno, online e muito mais!

Tipos de Recrutamento: externo, interno, online e muito mais!

por Marcelo Braga
tipos de recrutamento

Encontrar pessoas que possuam o talento certo para uma determinada vaga não é uma tarefa fácil para o departamento de recrutamento e seleção, principalmente se a empresa visa garantir ótimos resultados com a contratação de um novo funcionário.

E cada posto de trabalho demanda um tipo de habilidade específica do candidato, isto é, enquanto alguns cargos pedem noções técnicas impecáveis, outros demandam um conjunto de competências específicas, além de perfis que precisam se ter valores e comportamentos desejados pela organização.

Pensando nessas necessidades que o departamento de recursos humanos lidam no dia a dia da empresa, separamos neste artigo os principais tipos de recrutamento existentes no mercado, que variam entre recrutamento interno, externo, misto, online, às cegas e muitas outras variações. Então leia os nossos textos a seguir sobre as suas principais diferenças e saiba como, em conjunto de um gestor, pode definir qual metodologia será a mais  adequada para a empresa e para a vaga anunciada.

Recrutamento externo

O recrutamento externo é um modelo de busca de novos candidatos no mercado, que não fazem parte inicialmente da empresa. Leia abaixo informações mais detalhadas sobre este modelo, como funciona e saiba das suas vantagens, bem como os pontos negativos deste tipo de recrutamento.

O que é recrutamento externo?

Um método mais utilizado para quem busca candidatos para preencher uma vaga mais comumente no início de carreira. O recrutamento externo é um método utilizado pelas empresas para buscar profissionais que não fazem parte da empresa.

O recrutamento externo pode ser feito de diversas formas, mas o mais comum é por plataformas de buscas de empregos, onde a empresa anuncia a vaga em aberto em sites ou redes sociais com possibilidade de contato com a própria organização. 

Um outro meio de recrutamento muito utilizado é também o headhunting, onde a companhia contrata uma consultoria para fazer essa busca de profissionais aptos de forma mais anônima.

Para que tipo de seleção é indicado?

O método do recrutamento externo é indicado para empresas que buscam profissionais no início de carreira. Seja para preencher as vagas em aberto para os cargos de estagiários, auxiliares, assistentes e, até mesmo, analistas júnior em alguns casos. O recrutamento externo oferece uma ótima funcionalidade para as companhias que buscam novos talentos para fazerem parte de suas equipes.

Quais são as vantagens do recrutamento externo

As vantagens de usar o recrutamento externo na seleção de novos talentos para a empresa são diversas, como a oxigenação de ideias por estar constantemente em contato com públicos diferentes e ainda poder contar com uma alta taxa de respostas de candidatos interessados pela vaga.

Ao optar por usar esta metodologia na seleção de profissionais, contudo, é importante que tenha cuidado com o clima interno, pois mesmo que seja interessante buscar talentos de fora da empresa, é preciso se certificar de que os funcionários da casa também estejam de acordo com essas contratações e ainda com as suas expectativas atendidas.

Quais são as desvantagens do recrutamento externo

Como todo processo que busca trazer uma mudança para a empresa é importante analisar algumas desvantagens, e com o recrutamento externo não é diferente. Este costuma ser uma operação mais demorada e também que gera custos para a companhia, uma vez que ela vai precisar contratar consultorias e ainda gastar tempo para divulgar a vaga em determinadas plataformas.

Além disso, fazer a triagem dos candidatos e avaliar o perfil cultural e habilidades técnicas e comportamentais de diversas pessoas não é uma tarefa fácil, uma vez que o profissional apto para a vaga precisa ter o conhecimento e as habilidades exigidas pela função, assim como estar de acordo com os valores impostos pela empresa.

Recrutamento interno

O recrutamento interno, diferentemente do método anterior, busca preencher a vaga aberta de uma empresa por profissionais que já vêm atuando na empresa. Leia a seguir sobre as suas características:

O que é recrutamento interno?

Este é um recurso utilizado pela empresa para selecionar um profissional já atuante em algum departamento da companhia para ocupar um cargo diferente. Com uma implementação semelhante ao recrutamento externo, neste modelo, os gestores fazem uma publicação da posição em aberto em uma plataforma online interna, de forma que vários colaboradores possam se candidatar à mesma vaga.

Como uma metodologia adicional, a empresa também pode fazer um alinhamento com as expectativas dos funcionários e adaptar o plano de carreira disponibilizado individualmente e avaliar o perfil do colaborador para oferecer a ele a vaga disponível.

Para que tipo de seleção é indicado?

O tipo de seleção indicado para este método de recrutamento é livre, isso porque é importante que a empresa consiga oferecer aos seus funcionários um ambiente com segurança psicológica segura para que todos eles tenham a liberdade de expressar as suas escolhas e objetivos de carreira, mesmo que este venha a significar uma possível mudança de área ou departamento.

Esta metodologia, no entanto, é mais usada para preencher vagas de nível superior. Isso porque para ocupar cargos de liderança ou de conhecimentos mais avançados é necessário que o profissional tenha, de uma certa forma, um contato mais próximo com as rotinas da empresa.

Quais são as vantagens do recrutamento interno

A principal vantagem para a utilização do recrutamento interno é a retenção de talentos, uma vez que com a possibilidade de trocar de áreas e até mesmo funções sem precisar deixar a empresa traz uma visão muito positiva para os funcionários, além de oferecer um ótimo aprendizado para todos os setores.

Ademais, esse tipo de processo seletivo é ideal quando a empresa quer reduzir custos com a contratação de novas consultorias, assim como trazer uma forma de seleção com muito mais precisão. Como a organização tem conhecimento prévio sobre o perfil do candidato com base em sua rotina de trabalho, ela já está ciente dos valores e habilidades da pessoa a ser selecionada para a nova vaga.

Quais são as desvantagens do recrutamento interno

Com a implementação do recrutamento interno, a empresa corre o risco de aumentar a competitividade entre os colaboradores da empresa, uma vez que eles vão precisar se destacar para poder conseguir melhorar de cargo ou, até mesmo, atingir as expectativas da companhia para alinhar o seu plano de carreira.

Além disso, a empresa acaba ficando para trás no quesito de trazer novas ideias aos setores com a entrada de novos profissionais, porque os candidatos de fora implementam novas visões para o negócio, com base em suas experiências passadas. 

Recrutamento online

Uma ferramenta usada em diferentes tipos de recrutamento, este modelo busca tornar mais prático os processos de seleção feitos pelo setor de recursos humanos. Leia mais acerca deste assunto nos textos a seguir:

O que é recrutamento online?

Muito utilizada pelas empresas atualmente, o recrutamento online busca avaliar o perfil, comportamentos e, até mesmo, os valores defendidos pelos candidatos por meio de testes e entrevistas online, sem a necessidade de fazer um encontro presencial para contratar um novo funcionário à empresa.

A base desse modelo é a implementação de uma plataforma especializada, normalmente em parceria com outras empresas, na qual a companhia possa publicar vagas e disponibilizar links com perguntas que avaliam detalhadamente todas as competências e perfis dos candidatos. 

Para que tipo de seleção é indicado?

A seleção para recrutamentos online é indicado para diferentes níveis de carreira, tanto para quem busca um profissional para ocupar um cargo júnior, quanto para empresas que estão à procura de uma pessoa para desempenhar uma função senior. 

As plataformas onlines oferecem ferramentas complexas e perguntas que podem ser desenvolvidas com o intuito de mapear a personalidade do candidato, então as empresas podem utilizar esta metodologia para selecionar candidatos para diferentes cargos.

E para realizar o recrutamento online com máxima eficiência, o ideal é um aparelho de qualidade, desse modo, confira os melhores notebooks para trabalho de 2022

Quais são as vantagens do recrutamento online

As vantagens presentes no recrutamento online é que ele agiliza testes de aptidão e ainda reduz o volume de trabalho operacional do RH, uma vez que o setor não vai mais precisar separar algumas pessoas da equipe para fazer a triagem inicial do processo seletivo.

Com testes onlines, a empresa consegue já filtrar uma boa quantidade de candidatos que possuem perfis desejados para ocupar um dado cargo, além de se dispor de perguntas comportamentais que identificam se o candidato se simpatiza com os valores defendidos pela organização.

Quais são as desvantagens do recrutamento online

Hoje em dia, é inevitável que a empresa não utilize a tecnologia a seu favor para auxiliar em algum processo de recrutamento, mas um fator negativo em relação a esse tipo de seleção de  candidatos é a ausência do contato humano mais próximo. 

Parece mais difícil nos dias de hoje, mas isso pode prejudicar a avaliação e experiência do candidato, além de comprometer a eficiência na contratação. 

Recrutamento misto

O recrutamento misto é aquele onde o departamento de RH seleciona candidatos tanto internos quanto externos para uma vaga aberta de uma empresa. Confira a seguir com mais detalhes em relação a este modelo de seleção.

O que é recrutamento misto?

O recrutamento misto é uma forma interessante de engajar os funcionários que já fazem parte da empresa, aumentando a sua competitividade, como também adquirir novas experiências com candidatos que não trabalham atualmente na companhia. 

Com este tipo de recrutamento, o departamento de RH seleciona tanto candidatos internos quanto os externos para fazerem parte do processo seletivo de forma mais dinâmica.

Apesar de considerado mais trabalhoso, uma vez que a equipe de seleção precisa se dedicar para atender a diferentes públicos, é o método mais preciso para a contratação de talentos para ocupar uma vaga.

Para que tipo de seleção é indicado?

O recrutamento misto pode ser adotado por empresas que buscam adquirir talentos para quaisquer vagas. Tanto para necessidade de profissionais de um nível de conhecimento superior, quanto para vagas mais júnior, essa metodologia costuma ter um bom resultado.

Quais são as vantagens do recrutamento misto

Uma das principais vantagens desse tipo de recrutamento é a abrangência do público de candidatos, porque com este método é possível encontrar os melhores profissionais do mercado, sejam aqueles já habituados com a rotina levada pela empresa, e também os talentos com experiências diversas adquiridas por fora da organização. 

O recrutamento misto também traz como vantagem o aumento da competitividade do pessoal da empresa, e até mesmo mais engajamento pelos funcionários, além da criação de um ambiente de trabalho mais dinâmico e seguro para expressar os seus interesses.

Quais são as desvantagens do recrutamento misto

As desvantagens do recrutamento misto são a demora em realizar a primeira triagem, a escolha dos candidatos aptos pela vaga e um custo maior de implementação do modelo, uma vez que a companhia vai precisar dispor mais pessoas da equipe do RH para atender as necessidades do processo seletivo.

Por ser um tipo de recrutamento mais complexo e que atende a uma quantidade maior de candidatos, implementar este recurso para uma vaga de certa urgência muitas vezes é inviável. Então, é importante que o setor analise bem as necessidades da empresa, bem como o tempo disponível para atender os resultados desejados para fazer a escolha de um modelo de recrutamento ideal.

Recrutamento às cegas

O recrutamento às cegas é o mais novo modelo que surgiu no mercado e busca ampliar a diversidade dos candidatos. Saiba a seguir como é feito esse processo seletivo e quais os seus prós e contras.

O que é recrutamento às cegas?

Com o objetivo de atender a demanda de diversidade no local de trabalho, cada vez mais solicitado pelas pessoas, o recrutamento às cegas visa selecionar candidatos sem que eles divulguem previamente dados que poderiam gerar qualquer tipo de preconceito, como idade, gênero, etnia, sexualidade e entre outras características pessoais.

Divulgando currículos somente com dados que dizem respeito às competências técnicas e comportamentais, o setor de RH poderá fazer uma análise às cegas e selecionar candidatos aptos na primeira triagem de forma justa.

Para que tipo de seleção é indicado?

Este tipo de recrutamento é indicado para empresas que busquem uma maior diversidade em seus locais de trabalho, mas quanto ao cargo ou seleção, não há indicação. 

O recrutamento às cegas é uma forma de minimizar o efeito do preconceito na nossa sociedade e, consequentemente, construir uma empresa inclusiva, e isso pode ser implementado tanto em vagas que almejam profissionais de alto nível hierárquico, como também as de base, como os estagiários e funcionários júnior.

Quais são as vantagens do recrutamento às cegas

Assim como comentamos na seção anterior, o recrutamento às cegas visa ampliar as visões de empresa e oferecer ao seu público um ambiente de trabalho inclusivo, sem aberturas para o preconceito, então a principal vantagem deste modelo é gerar um incentivo à diversidade.

Com a implementação deste recurso, a empresa pode obter resultados mais interessantes ao fazer parte de uma cultura inovadora de mentes mais variadas, além de construir um time plural. 

O recrutamento às cegas também gera um grande aprendizado aos funcionários da sua equipe, pois eles vão precisar lidar no dia a dia com pessoas de pensamentos e culturas mais variadas, aprofundando até mesmo no desenvolvimento pessoal de cada um.

Quais são as desvantagens do recrutamento às cegas

O recrutamento às cegas é um processo que costuma ser útil apenas nas primeiras etapas da contratação, que é a triagem dos currículos para selecionar os melhores profissionais. Depois disso, sempre será preciso ter algum tipo de interação com os candidatos, de forma que, dependendo do profissional que colocamos responsável por esta tarefa, o processo possa não sair como o desejado. 

O recrutamento às cegas, no entanto, é um grande incentivo à diversidade, o que faz com que valha a pena que a empresa tente implementar este processo em sua cultura organizacional. É preciso também analisar os valores da companhia para decidir se este tipo de processo seletivo faz parte de seus objetivos abordados.

Recrutamento por indicação

O recrutamento por indicação é o método mais utilizado pelas empresas atualmente e demonstram diversas vantagens à companhia, principalmente no quesito de custo baixo. Leia mais em relação às suas características:

O que é recrutamento por indicação?

O recrutamento por indicação, muito utilizado nas empresas em geral, mas principalmente nas menores e familiares, é um método de seleção feita com base em candidatos indicados por alguém que faz parte da companhia, comumente por funcionários que já trabalham nela.

Um método mais simples e que não demanda custos adicionais à companhia e muito menos tempo pela equipe de RH, este tipo de recrutamento possibilita a escolha de profissionais conhecidos que são ditos ter características compatíveis pelas quais a empresa precisa, não só quando falamos de competências técnicas, mas também as comportamentais.

Para que tipo de seleção é indicado?

O recrutamento por indicação pode ser usado tanto por empresas que demandam o preenchimento de uma vaga urgente quanto àquelas que estão com um processo seletivo de prazo longo em aberto.

Usado em recrutamento de pessoas com diferentes níveis hierárquicos, o recrutamento por indicação se torna efetivo em variados cargos, bem como carreiras de áreas diversas. Então pode-se dizer que esta metodologia pode ser aplicada por qualquer empresa, e também em diferentes cargos e vagas para a procura do profissional ideal para a sua equipe.

Quais são as vantagens do recrutamento por indicação

A principal vantagem que um processo de recrutamento e seleção de indicação pode proporcionar, é com certeza a diminuição dos gastos e trabalho do RH se comparado aos outros modelos, isso porque esta tarefa acaba sendo atribuída aos próprios funcionários que estão indicando a vaga para outras pessoas.

Escolher pessoas de fora da empresa, principalmente do meio de um público que não conhecemos os costumes e nem o seu comportamento se mostra uma tarefa difícil no dia a dia do RH e quando podemos ter a indicação de um perfil, o processo acaba se tornando muito mais confiável à empresa, então este também é uma vantagem deste tipo de recrutamento.

Quais são as desvantagens do recrutamento por indicação

As desvantagens do recrutamento por indicação são os vieses que estamos acostumados a ter em relação a algo ou pessoa, que podem interferir na qualidade da contratação de algum profissional para o cargo. 

Muitas vezes, essas contratações são feitas apenas pela afinidade que o funcionário tem pelo candidato e, posteriormente, a companhia acaba percebendo que aquele perfil não estava realmente apto para exercer a função específica atribuída a ele. 

Para que isto não ocorra, é importante que a equipe de RH não dispense nenhum processo na seleção do candidato mesmo que ele seja inserido no recrutamento por alguma indicação.

Recrutamento afirmativo

Um tipo de vaga incluído recentemente em processos de recrutamento no Brasil, o recrutamento afirmativo busca trazer com obrigatoriedade a diversidade ao mercado de trabalho. Veja a seguir quais são as suas principais características e vantagens: 

O que é recrutamento afirmativo?

Visando potencializar a contratação de pessoas de diferentes etnias, como negros, pardos e indígenas, grupos minoritários que o Brasil historicamente tem dívidas no que diz respeito à inclusão social, o RH das empresas vem adotando cada vez mais novas medidas como o recrutamento afirmativo, que é a separação de algumas vagas da companhia destinadas a pessoas com estas características.

Pela constituição, o Estado precisa promover ações afirmativas que visam incluir esses grupos, como ocorre nas cotas nas universidades públicas, mas quando o assunto é no setor privado, não são todas as empresas que buscam adotar esse tipo de medida. Assim, as organizações que adotam o recrutamento afirmativo oferecem uma cultura inovadora e vêm se destacando no mercado cada vez mais com os seus valores.

Para que tipo de seleção é indicado?

O tipo de seleção indicado pode ser em qualquer setor. O recrutamento afirmativo existe para que o gestor faça uma contratação intencional e que ainda consiga fazer a inclusão de grupos minoritários na prática.

Além de servir como uma reparação histórica pela violência vivida no Brasil, esta metodologia ainda pode combater a discriminação em diferentes níveis de hierarquia. Seja em vagas de assistentes, estagiários e profissionais júnior, ou em cargos mais altos de liderança.

Quais são as vantagens do recrutamento afirmativo

A vantagem observada neste modelo de recrutamento é muito clara: é a inclusão social de diferentes pessoas no mercado de trabalho. Possuindo uma equipe diversa, com culturas e backgrounds diferentes traz uma visão de trabalho e experiências ainda mais ricas ao dia a dia da empresa. 

De forma que a companhia possa implementar essa questão nos valores organizacionais, bem como a melhoria de seus resultados com base nas variadas formas de trabalho. Além disso, não só a empresa possui a vantagem, mas a sociedade como um todo sai ganhando, uma vez que esta medida ajuda a diminuir a desigualdade social e também racial. 

Muitos outros candidatos vão se animar ao participar do processo seletivo que foi feito especialmente para os seus grupos.

Quais são as desvantagens do recrutamento afirmativo

As desvantagens oferecidas para as empresas que adotam o método do recrutamento afirmativo estão na forma como o setor de RH aplica este modelo de seleção. Ou melhor falando, é apenas um ponto a ser melhorado pelos seus colaboradores.

Isso porque nem sempre os profissionais que atuam fazendo recrutamento e seleção estão preparados para lidar com grupos minoritários. É de extrema importância que as pessoas estudem sobre o assunto, deixem de agir com vieses formados ou com preconceitos e crenças que podem prejudicar ou até mesmo dificultar a implementação deste sistema.

Recrutamento presencial

Um processo tradicional e muito utilizado pelas empresas que adotam um modelo mais conservador, o recrutamento presencial também oferece ótimos benefícios tanto aos candidatos quanto à organização. Leia mais sobre este assunto:

O que é recrutamento presencial?

O recrutamento presencial consiste no processo tradicional adotado pelas empresas mais comumente, ou seja, com todas as etapas de seleção realizadas por meio de entrevistas físicas, onde o contato entre o recrutador e os candidatos é muito mais assertivo.

Essa metodologia vem sendo cada vez mais abandonada pela criação de plataformas e entrevistas online, mas ainda é um método de seleção muito utilizado entre as companhias que preferem avaliar o comportamento, conhecimentos técnicos e valores de seus candidatos de forma mais visual e próxima.

Para que tipo de seleção é indicado?

Este método de seleção é indicado para diferentes tipos de cargo, desde o nível hierárquico mais baixo até aos candidatos que participam de processos seletivos para vagas de alta liderança. 

O recrutamento presencial é comumente usado em empresas de pequeno porte ou até aquelas em que são familiares, onde a companhia normalmente possui poucos funcionários e uma pequena divisão de setores, mas esta metodologia pode ser usada em diferentes modelos de gestão sem nenhum problema.

Quais são as vantagens do recrutamento presencial

A principal vantagem, sem dúvidas, é o contato humano, uma vez que o recrutador tem a oportunidade de ficar frente a frente com os candidatos e analisar de forma mais completa o seu comportamento, além de identificar possíveis linguagens corporais que não é possível visualizar em entrevistas online. 

Além disso, também é possível observar a postura e conhecer essas pessoas, e obter uma análise complexa do seu perfil. Outra vantagem é o custo baixo dessas entrevistas, já que o setor de RH não precisará fazer quaisquer mudanças na sua rotina de trabalho e nem contratar consultorias especializadas em outros modelos de recrutamento.

Quais são as desvantagens do recrutamento presencial

A desvantagem de continuar adotando este modelo de seleção é a operacionalização das tarefas do departamento de RH, o que pode reduzir a produtividade do time e, consequentemente, aumentar as chances de erros nas contratações. 

Isso acontece porque sem os testes comportamentais feitos em plataformas práticas, não há como fazer o mapeamento completo do perfil de cada candidato. Outro ponto contra é que os colaboradores do RH vão precisar separar períodos adicionais para fazer o atendimento de todos esses candidatos para a vaga, o que acaba não sendo muito funcional para a empresa.

Como saber qual é o melhor tipo de recrutamento para a minha empresa?

Agora que falamos sobre todos os tipos de recrutamento, é importante fazer uma análise da cultura organizacional, bem como as atitudes que devem ser tomadas pelos gestores que buscam adquirir um novo talento no seu time. Veja a seguir algumas dicas para te ajudar a identificar o melhor modelo para a sua companhia.

Veja o estilo da empresa

Pelas explicações de cada modelo que fornecemos neste artigo, você já deve ter percebido que cada um desses sistemas foram desenvolvidos para estilos e necessidades únicas da empresa e, saber identificar esses fatores na companhia é o primeiro passo para decidir qual tipo de recrutamento adotar em seu processo seletivo.

Seja uma empresa familiar, de pequeno porte ou não, o tamanho da sua equipe interna ou o nível hierárquico da vaga anunciada, todas essas características são relevantes para ajudar o setor de RH a decidir qual é o modelo de recrutamento ideal para a sua empresa.

Conversar com o gestor de vagas

A decisão pelo melhor tipo de recrutamento deve ser tomada sempre em conjunto com o gestor de vagas, pois embora o departamento de RH seja responsável por fazer a seleção dos candidatos inicialmente, o gestor sempre deve ser consultado nos processos finais para a efetivação de uma contratação.

Além do mais, o RH é responsável pela seleção de candidatos que são compatíveis com o perfil desejado pela empresa no quesito de comportamento e valores, mas sempre cabe ao gestor avaliar os conhecimentos técnicos desejados pelo profissional.

Procure obter feedbacks das pessoas recrutadas

Seja para uma empresa que está em processo de adoção de um novo tipo de recrutamento ou aquela em que já implementou um sistema novo há tempos, é sempre importante coletar opiniões e feedbacks das pessoas recrutadas para melhorar em alguns processos que podem ser faltantes.

Enviar formulários para possíveis comentários e propostas de melhoria é um método interessante de se adotar no processo seletivo de uma vaga. E caso você necessite de um bom aparelho para fazer esse serviço, não deixe de conferir os melhores tablets para trabalho de 2022.

Os feedbacks anteriores ajudam a empresa a ser mais assertiva

Utilizar os comentários e feedbacks fornecidos pelos candidatos ajudam a empresa a melhorar ainda mais os seus processos seletivos e tornar o recrutamento mais assertivo, além de garantir que os objetivos com esses processos sejam atingidos com maior qualidade.

Recrutar um profissional no meio de tantos candidatos nunca é fácil e, com as opiniões fornecidas pelos próprios participantes, a empresa consegue fazer adaptações nos processos para que isso sempre beneficie os dois lados e ofereça mais praticidade a companhia.

Olhe como as outras empresas fazem

Aprender com os concorrentes sempre foi uma ideia utilizada pelas companhias que vivem crescendo e no processo de recrutamento e seleção dos melhores profissionais não é diferente. A companhia precisa sempre estar inserida no mercado e se atualizar de forma frequente, aprendendo os novos métodos adotados pelas outras companhias e buscando melhorar os processos internos.

Escolher utilizar o recrutamento afirmativo ou até mesmo implementar processos online em suas seleções trazem diversos benefícios à companhia, então sempre procure inovar e adaptar as metodologias já utilizadas pela empresa para até mesmo sair à frente de suas concorrentes.

Escolha o melhor tipo de recrutamento para sua empresa crescer! 

Chegamos ao final deste artigo e com a leitura dos nossos textos, vimos os mais variados tipos de recrutamentos existentes hoje no mercado, bem como as suas características e qualidades presentes em cada modelo.

Apresentamos os recrutamentos ideais para empresas familiares, de variados portes, com ou sem processo online envolvido, que buscam priorizar a diversidade de culturas e opiniões e as mais assertivas quanto à análises comportamentais e de perfil do candidato, bem como os modelos que visam trazer benefícios até mesmo à sociedade com a diminuição da discriminação presente no Brasil.

Concluindo, existem também alguns fatores que devem ser considerados na escolha do melhor tipo de recrutamento a ser selecionado pela empresa, como sempre coletar feedbacks de candidatos e ainda analisar os métodos utilizados pelas outras companhias. Então, se você busca implementar um processo de seleção novo na sua organização, não deixe de seguir as nossas dicas e escolha adaptar o seu recrutamento conforme as suas necessidades!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário