Home Dicas Empresarial Customer service: como fazer a diferença na vida do seu cliente?

Customer service: como fazer a diferença na vida do seu cliente?

por Vanessa San Jorge
customer service

Já faz um bom tempo que as empresas tem focado todas as suas estratégias no cliente, com objetivo maior de fidelizá-lo e garantir seu sucesso como ponto chave para a atração de novos negócios. Nesse aspecto, o customer service tem sido muito relevante para empresas que buscam estreitar ainda mais esses laços.

Trata-se de uma área na corporação destinada a tratar com empatia e muita atenção toda e qualquer reclamação do cliente, analisando-a e utilizando-a como aperfeiçoamento do produto, do serviço, do atendimento ou da própria experiência como um todo.

Neste artigo, vamos discorrer sobre a importância dessa estratégia estar alinhada com a necessidade do cliente e como isso se torna um diferencial no mercado. Para ilustrar melhor, vamos utilizar nosso software como exemplo.

O que é customer service e como funciona?

O customer service é um setor estratégico da empresa que recebe e transforma os problemas enfrentados pelo cliente em melhorias para o produto ou serviço.

Ele não trata, entretanto, de apenas um aspecto ou setor da empresa, mas de todos eles. Ou seja, preocupa-se e melhora a vivência do cliente com sua marca em todos os níveis, destinando sua atenção maior ao antes, o durante e o pós-venda.

Aqui na Reachr, nosso customer service é empenhado em fazer com que o cliente tire o máximo proveito da plataforma que assinou, ensinando passos, dando dicas e alimentando o sistema conforme sua necessidade. Em resumo: nós não apenas vendemos um produto, mas ajudamos a utilizá-lo da melhor forma possível.

Isso nos proporciona a oportunidade de estar sempre em sintonia com o cliente, e assim podemos identificar os pontos fortes e os pontos fracos do produto. Como consequência, a melhoria contínua acaba valorizando a marca e a empresa como um todo.

Quais as vantagens de aplicar o customer service na sua empresa?

Segundo pesquisa realizada pela Dimensional Research®, em parceria com a Zendesk, 98% das pessoas entrevistadas disseram que um atendimento ruim altera o comportamento de compra.

Isso significa, na prática, perder clientes para um concorrente, deixar de vender certos produtos e até mesmo receber propagandas e avaliações negativas no “boca a boca” da internet.

Além disso, 59% ainda relatam com detalhes experiências negativas vividas há mais de 2 anos, ao passo que apenas 10% lembram-se das positivas. Ou seja: o impacto de uma experiência negativa é muito maior do que de uma positiva.

Por isso o customer service tem sido cada vez mais valorizado pelas empresas. Manter o nível de atendimento lá em cima, com foco no sucesso do cliente, é a chave para não entrar nessa estatística e ver seu negócio em risco.

Além disso, o atendimento ao cliente contribui para:

  • Reduzir a taxa de insatisfação e aumentar a de satisfação;
  • Melhorar a experiência do cliente, promovendo seu sucesso;
  • Fidelizar a clientela, que pode recomendar você para novos clientes;
  • Aumentar a competividade do seu produto, adicionando um diferencial tão importante.

Como o customer service se torna um diferencial para seu negócio?

Fazer a diferença para seu cliente é a preocupação maior de toda empresa séria atualmente. E quando o customer service é comprometido, o resultado aparece em forma de vantagem frente aos concorrentes.

Aqui na Reachr, por exemplo, o cliente assina um software com inúmeras ferramentas e possibilidades, mas jamais se sente perdido na utilização delas. Nosso customer service caminha lado a lado para tirar todas as dúvidas e garantir que os benefícios da plataforma sejam plenamente aproveitados.

Isso transforma a experiência do nosso cliente, tornando-a muito mais completa e satisfatória do que apenas a assinatura simples de um software, sem a inclusão de um serviço de atendimento.

Pode-se dizer, então, que nosso diferencial é justamente a humanização do atendimento que o customer service representa. Mesmo um gestor sem familiaridade com processos de recrutamento e seleção digitais pode realizar contratações assertivas através da plataforma Reachr.

Conclui-se, então, que quando um produto ou serviço é aprimorado constantemente conforme a necessidade e apontamentos do cliente, sua experiência de relacionamento com a empresa tende a se manter satisfatória e muito próspera.

Essa sensação de estar sempre apoiado e ter pessoas trabalhando com foco no seu sucesso passa a ser o diferencial mais importante de todo esse processo, uma vez que a empresa se mostra também preocupada com os objetivos e metas do cliente.

A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário