Home RHDados e indicadores People Analytics: Como aplicar e ter uma gestão de alta performance

People Analytics: Como aplicar e ter uma gestão de alta performance

por Marcelo Braga
People Analytics: Como aplicar e ter uma gestão de alta performance

Várias instituições estão aplicando o People Analytics como uma forma de aperfeiçoamento empresarial. A ferramenta, que também é conhecida como análise de Recursos Humanos, é responsável por fazer a coleta, a organização e a análise de dados associada a gestão de pessoas.

Através de softwares inteligentes, o People Analytics possibilita conhecer melhor seu time, o papel de cada um, e consequentemente, otimiza o trabalho do RH e melhora as estratégias de gestão e a produtividade na sua empresa. Mensura também comportamento e desempenho, explicando o que faz a performance de seus colaboradores melhorar.  

O que é o People Analytics?

O conceito de People Analytics consiste na prática de coletar dados organizacionais e transformá-los em informações aplicáveis, para aprimorar o processo de tomada de decisão e otimizar a maneira como se lida com os negócios da empresa.

Com o uso desses dados, é possível estudar os comportamentos dos seus colaboradores e se antecipar aos mais diversos cenários. A ideia por trás do People Analytics é utilizar ferramentas tecnológicas, como a inteligência artificial, para identificar e entender tendências comportamentais de uma equipe.

Isso traz a possibilidade para o gestor da equipe de identificar quais são as melhores maneiras de acelerar o desenvolvimento do seu time e embasar a tomada de decisão sobre as pessoas, oferecendo uma alternativa à análise subjetiva. No entanto, não a substitui completamente e nem tem essa pretensão: seu objetivo é identificar tendências e apontar probabilidades, não ditar certezas.

Aplicado corretamente, o People Analytics pode fazer a diferença para seu negócio!

Como aplicar o People Analytics

1. Determine um objetivo

O gestor e os coordenadores de RH e de Comunicação da empresa, podem juntos escolher um problema a ser analisado e resolvido. Esse problema pode ser algo que está impactando a empresa e que precisa de melhorias, como por exemplo um alto turnover, faltas excessivas ou grande número de funcionários desmotivados.

Contudo, o objetivo também pode ser identificar profissionais com melhor desempenho, encontrar perfis mais alinhados aos valores da empresa e até mesmo reter talentos. Com o objetivo definido, o People Analytics fará o cruzamento e a análise de dados.

2. Com os dados, defina métricas e indicadores  

Podem ser utilizados dados de softwares de gestão do trabalho, reuniões com funcionários, questionários de feedbacks, e até mesmo dados extraídos das mídias sociais. As informações coletadas, quando analisadas, trazem clareza e maior embasamento.

As métricas mostram números precisos que todo RH tem, como por exemplo taxas de rotatividade, faltas, índice de insatisfação e muitos outros. Esses números são fundamentais já que apontam os indicadores de melhoria, que colocados em prática, fazem toda a diferença para o desenvolvimento da sua equipe.

3. Encontre a relação entre dados

O People Analytics analisa dados, métricas e indicadores mostrando tendências de comportamento que tornam seu time mais motivado e eficiente. O gestor tem em mãos um rico material com o motivo que o levou a implantar a metodologia e a causa do problema, entendendo melhor a performance do seu time para decidir qual ação tomará.

Se nesse caso, o objetivo da sua empresa foi definir um perfil padrão para os próximos candidatos, agora o RH tem em mãos esse aporte para fazer o processo seletivo.

4. Analise o resultado e escolha a conduta

Com os resultados, a equipe de RH consegue agora identificar a causa dos problemas, como resolvê-los e planejar ações futuras. Essas informações auxiliarão muito na gestão das pessoas e da empresa. A partir disso, agora as decisões podem ser baseadas em dados concretos e passam a ser mais estratégicas e assertivas.

Todo esse processo pode ser feito com softwares que vão cruzar dados e otimizar a gestão do seu time de RH. São muitos benefícios para a empresa, que busca melhorias contínuas para seus profissionais, que consequentemente se tornarão mais produtivos e satisfeitos. É importante manter a atualização dos dados, cruzar as informações e principalmente colocar em prática as condutas que foram definidas. O People Analytics é um processo contínuo!

Benefícios do People Analytics

Aplicar o People Analytics faz toda a diferença para a sua empresa e otimiza o trabalho do seu RH! Com essa análise em mãos, a equipe de RH tomará a decisão certa e saberá quais tem sido os problemas mais recorrentes, como solucioná-los e os meios de se evitar que aconteçam novamente.

Outra possibilidade que o People Analytics proporciona é que o seu relatório possibilita saber qual o perfil de candidato ideal e qual é mais compatível aos valores da empresa. Traçado esse perfil, o RH faz contratações mais assertivas e evita alta rotatividade na instituição, um problema que ocupa o tempo do RH, fazendo com que abram muitos processos seletivos.

Além disso, com o People Analytics o RH consegue saber quais são as motivações de seus colaboradores e assim aplicar ações de valorização profissional, aumentando a produtividade. Os resultados também podem ser usados para promover alguém da equipe e encontrar qual é a melhor indicação para essa promoção.

Fundamentado e preciso, o People Analytics possibilitará ao gestor tomar decisões certeiras e efetivas, aumentando a eficiência do RH, resultando em mais produtividade, melhores resultados e colaboradores mais engajados!

Gostou desse artigo? Quer estar por dentro de novas ideias para aprimorar a performance da sua empresa? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário