Home Dicas Empresarial Cinco vantagens da inteligência artificial no recrutamento

Cinco vantagens da inteligência artificial no recrutamento

por Marcelo Braga
inteligencia-artificial
A inteligência artificial no recrutamento é uma evolução para o setor de recursos humanos. Seu surgimento nasce pela necessidade de otimizar os processos de contratação e gestão de pessoas.
 
Por meio desses softwares, as empresas conseguem atrair e selecionar profissionais mais adequados às oportunidades de trabalho, aumentando a assertividade e gerando resultados positivos para o setor.
 
Portanto, a adoção de sistemas de inteligência artificial no recrutamento traz diversas vantagens às empresas, melhorando a sua eficiência.
 
Neste artigo você vai conhecer 5 benefícios que essa inovação é capaz de oferecer. Venha e confira!

O que é Inteligência Artificial?

Antes de conhecer os benefícios promovidos pelos sistemas de inteligência artificial no recrutamento, é necessário que você saiba o que é essa tecnologia e qual é a sua utilidade.
 
Classificada como uma esfera da ciência da computação, a inteligência artificial é responsável por armazenar dados, analisá-los e operar ações positivas, de acordo com os registros feitos no sistema do software. Neste contexto, essa tecnologia nasceu com o intuito de evitar falhas cognitivas nos processos operacionais.
 
Por meio dela, é possível qualificar a gestão dessas informações, otimizando seu uso para o sucesso dos processos seletivos.
 

Como a inteligência artificial funciona no recrutamento?

A inteligência artificial garante a leitura dos currículos de todos os candidatos e realiza um mapeamento dos que mais possuem afinidade com a vaga. A busca pelo profissional que terá mais aderência à empresa e ao cargo conta com um avançado cruzamento de dados, onde os algoritmos são capazes de avaliar, ao mesmo tempo, competências técnicas, habilidades emocionais e questões ligadas ao fit cultural.

Além disso, por meio da automação é possível criar e definir critérios relevantes para cada contratação, customizando questionários, testes e utilizando funcionalidades como a entrevista em vídeo, nos quais é possível identificar padrões de conhecimento e comportamento necessários à vaga.

Por que usar a Inteligência Artificial no recrutamento?

Como já citamos, a inteligência artificial surgiu para evitar as falhas de cognição do cérebro humano, durante processos operacionais. Com isso, dentro de um processo seletivo, essa ferramenta oferece diversos benefícios. Dentre eles, vamos citar cinco. Confira logo abaixo!

1. Seleção de candidatos mais assertiva

Antes dos processos automatizados, a coleta e seleção de currículos era feita manualmente. Isso demandava excesso de tempo com análises, exigindo grandes esforços por parte do recrutador.

Graças as plataformas de recrutamento digital,  é possível selecionar candidatos mais adequados ao perfil da vaga, de forma rápida e efetiva. A análise é feita pela inteligência artificial, que lê e compara os dados disponibilizados pelos candidatos e pela empresa e faz a recomendação dos perfis mais relevantes, levando em consideração habilidades técnicas e comportamentais, alinhadas aos requisitos da vaga.

2. Redução de tempo e esforço

Por meio dos sistemas tecnológicos, as empresas conseguiram dispensar a necessidade de avaliar pilhas de currículos, que antes chegavam até a mesa ou a caixa de entrada do e-mail do recrutador.
 
Até mesmo para os recrutadores mais experientes, este processo manual demandava tempo e mesmo assim, não garantia com exatidão a capacitação de quem ocuparia a vaga em questão.
 
Como dito anteriormente, com a inteligência artificial, o processo de análise é feito pelo próprio sistema, garantindo mais assertividade na primeira triagem. Isso, além de reduzir a carga operacional do processo, também melhorou o tempo de fechamento de vagas.

3. Melhoria na experiência do candidato

Processos seletivos não são exaustivos apenas para recrutadores, mas também para os candidatos. Concorrer a uma vaga representa dispor de tempo e se feito de forma presencial, de recursos financeiros.
 
Assim, pensando também no bem-estar desses profissionais, as plataformas digitais contribuem para uma experiência mais agradável, uma vez que através dos canais online é possível encontrar diversas oportunidades de trabalho, como também oferecem uma experiência amigável para o cadastro de seus currículos.

4. Visão mais data driven

O uso da inteligência artificial no recrutamento gera uma série de dados que quando estruturados, podem ajudar a área de Recursos Humanos a conhecer melhor seus processos e perfil de candidatos.
 
Softwares inteligentes oferecem uma série de indicadores que vão munir sua área com informações relevantes para uma melhor tomada de decisão.

5. Redução de custos operacionais

Outro grande benefício da tecnologia é a redução de custos operacionais. Com esta redução da carga operacional, é possível alocar sua equipe para atividades mais estratégicas.

Como escolher o software adequado?

Há diversos tipos de plataformas disponíveis no mercado e, para não se arrepender na escolha é importante conferir alguns critérios importantes a serem avaliados.

Não contrate apenas filtros eliminatórios

Um grande problema de alguns provedores é o fato de eles prometerem um recrutamento qualificado, e oferecerem apenas filtros eliminatórios. O melhor software será aquele que utiliza a inteligência artificial como core da solução.

Priorize quem valoriza o relacionamento constante

Valorize o relacionamento constante e busque empresas que ofereçam uma equipe de suporte na utilização do software.

Se você ainda ficou com alguma dúvida quanto às vantagens do uso de inteligência artificial no recrutamento, que tal falar com um de nossos consultores? Assim poderemos esclarecer melhor como funciona essa incrível ferramenta!

A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!

Você pode gostar também de

1 Comente

Silvia Oliveira dos Santos Tito 17 de outubro de 2023 - 20:00

Gostei muito das explicações muito bom obrigada

Resposta

Deixe um comentário