Home RHCustos do recrutamento Quer reduzir custos no processo de aquisição de talentos? Entenda como

Quer reduzir custos no processo de aquisição de talentos? Entenda como

por Marcelo Braga
Quer reduzir custos no processo de aquisição de talentos? Entenda como

O processo de aquisição de talentos é delicado e desafiador. Para que você obtenha sucesso nele, é preciso adotar boas estratégias de contratação. Isso permite alcançar os objetivos pretendidos de maneira eficiente.

Quando você contrata a pessoa certa, consegue reter um talento e reduzir as chances de rotatividade. No entanto, é necessário planejar bem os processos de recrutamento e seleção — definindo ferramentas, etapas e prazos. Continue a leitura e saiba como reduzir custos no processo de aquisição de talentos!

Realize entrevistas e outros processos com a ajuda de ferramentas tecnológicas

A tecnologia é uma grande aliada da gestão estratégica de recursos humanos. Suas ferramentas possibilitam aumentar a produtividade de sua equipe e a precisão na escolha dos candidatos certos.

Um exemplo de ferramenta assim é a que realiza entrevistas por vídeo. Os candidatos seguem um roteiro com as perguntas selecionadas por sua equipe. As respostas são gravadas pelo smartphone e enviadas via web.

Reduz-se o tempo gasto no preparo do ambiente para receber o candidato e também no alinhamento com os demais líderes que participariam da entrevista. Como a entrevista é gravada, isso é feito uma única vez.

Além disso, destacamos que o candidato também pode faltar ou cancelar a entrevista em cima da hora, prejudicando a agenda de todos os envolvidos. Uma vez que as entrevistas estão gravadas, você e sua equipe podem se organizar melhor para, juntos, assistirem no momento mais oportuno. Também é possível contar com o apoio de um software que faz o mapeamento do conteúdo dos vídeos.

Softwares assim conseguem identificar os principais termos utilizados e apontar, com imparcialidade, os candidatos que mais se destacaram.

Ferramentas como essa reduzem, ainda, gastos com chamadas telefônicas e permitem que mais candidatos participem do processo.

Identifique os profissionais que precisam de capacitação

Diante da necessidade de tornar a empresa mais competitiva, é comum ver a movimentação para que seja feito um novo processo de aquisição de talentos. No entanto, essa nem sempre é a saída mais viável.

Esses talentos podem fazer parte do quadro atual de contratados e a capacitação deles, em muitos casos, custa menos que a prospecção de novos colaboradores.

Promover a atualização e capacitação de profissionais é outra forma de reduzir custos no processo de aquisição de talentos. É necessário identificar quem tem potencial para ser capacitado em vez de gastar com a rescisão do contrato.

Investir na capacitação da equipe contribui diretamente para a motivação de todos. Novos conhecimentos são estimulantes e agregam positivamente nas funções exercidas pelos colaboradores.

Quando aprendem algo, os profissionais se sentem mais estimulados para colocar em prática esses conhecimentos. Outro ponto é a valorização que a empresa promove entre todos. Os profissionais se sentem mais valorizados e isso evita o crescimento da taxa de rotatividade e os consequentes gastos que ela traz.

O treinamento desses colaboradores que têm potencial também provoca a melhora na produtividade — tanto de forma individual quanto de forma coletiva. Eles tendem a vestir a camisa da empresa e batalhar por resultados cada vez mais positivos.

Analise os setores que podem ser terceirizados

Manter o core business sempre sob controle é fundamental para o crescimento de sua empresa. Isso também envolve a redução de custos no processo de aquisição de talentos. O core business é o ponto forte do negócio. Se a sua empresa vende produtos pela internet, esse é o core business. Sendo assim, é fundamental crescer sem se distanciar dessa atividade.

Em outras palavras, alguns setores, e até determinadas atividades, podem passar por um processo de terceirização. É o caso da limpeza do escritório, por exemplo — você não precisa ter profissionais especificamente para isso e pode terceirizá-los.

O segredo está na centralização em torno do core business. Basta observar a empresa Google. Todos os seus produtos e serviços giram em torno de um ecossistema próprio.

É possível terceirizar até algumas tarefas de RH, como a folha de pagamento e a gestão do controle de ponto. Sem elas no seu escopo, você e sua equipe têm mais tempo para recrutar e selecionar candidatos alinhados com o fit cultural da empresa.

Melhore o poder de análise durante o recrutamento e seleção de candidatos

É fundamental contar com o apoio de uma ferramenta que consiga contribuir para a análise dos profissionais por meio de laudos e gráficos.

Veja alguns aspectos que devem ser observados durante o recrutamento e seleção dos candidatos:

  • tendências de comportamento;
  • estilo de atuação profissional;
  • forma de liderança;
  • modo de se comunicar.

A observação desses aspectos permite fazer a escolha dos candidatos certos, que estejam alinhados com os objetivos organizacionais e o propósito da organização.

Para que essas informações sejam levantadas de forma imparcial, uma ferramenta de análise de tendência comportamental é imprescindível. O próprio software consegue reunir os dados e lançar diferentes relatórios para que sejam analisados.

Organize todas as informações para que as demais lideranças tenham a mesma visão

Outro ponto importante é a organização de todas as informações sobre os candidatos e demais profissionais. As lideranças de sua empresa devem acompanhar de perto a evolução de todos. Isso também requer o apoio de um software especializado.

Para reduzir custos no processo de aquisição de talentos, você pode contar com a ajuda do sistema DOM. Ele disponibiliza filtros para identificar os profissionais que estão mais próximos e distantes de cada cargo pretendido.

Esse sistema produz 12 diferentes laudos e gráficos que auxiliam na aquisição de talentos — tanto em processos internos quanto em processos externos. Por meio deles, você e as demais lideranças conseguem ter uma visão detalhada sobre os potenciais candidatos.

As informações obtidas por meio do sistema DOM são fundamentais para que a escolha de cada candidato seja precisa. Desse modo, você evita contratações erradas e estimula o crescimento do profissional dentro da organização.

Além de fortalecerem o time de profissionais de sua empresa, as ações descritas neste artigo viabilizam a criação de um ambiente de trabalho mais produtivo e a redução de custos no processo de aquisição de talentos.

A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário