Home Carreiras Inteligência Emocional e Trabalho – entenda a relação de sucesso

Inteligência Emocional e Trabalho – entenda a relação de sucesso

por Marcelo Braga
inteligência-emocional-no-trabalho

Da mesma forma que damos atenção à nossa saúde mental, devemos também estar atentos à nossa inteligência emocional. Ela é essencial para lidar de modo saudável com as situações impostas pelo cotidiano. 
 

Nas relações atuais de trabalho, não basta apenas ter diplomas, experiências e especializações. Saber lidar consigo mesmo e com as outras pessoas é uma característica cada vez mais necessária e valorizada em um bom profissional. Desenvolver a inteligência emocional te ajudará a ser mais criativo, colaborativo e maduro para encarar a vida. 

Afinal, o que é inteligência emocional?

A inteligência emocional foi mencionada pela primeira vez nos anos 60, mas só começou a ganhar popularidade a partir dos anos 90, com os estudos publicados pelo psicólogo americano Daniel Goleman.  
 
Ele a define como a capacidade de um indivíduo gerenciar e entender as próprias emoções, assim como as das pessoas que estão ao seu redor. A inteligência emocional está baseada em cinco habilidades fundamentais: 
 
– Autoconhecimento: Saber reconhecer suas próprias emoções e sentimentos 
– Automotivação: Conhecer os gatilhos de automotivação para atingir seus objetivos 
– Controle emocional: Saber lidar com as emoções e adequá-las a cada situação vivida 
– Relacionamentos interpessoais: Conviver de modo harmonioso com outras pessoas através das competências sociais 
– Empatia: Reconhecer as emoções das outras pessoas e ter uma postura empática 

Por que compreender e gerir suas emoções

As relações de trabalho são, antes de tudo, relações humanas e demandam habilidades interpessoais e compreensão. Sendo assim, a inteligência emocional é um grande diferencial na vida e consequentemente, na sua carreira.  

Conseguir compreender suas emoções pode fazer toda a diferença durante sua trajetória profissional. De acordo com pesquisa realizada pela Johnson & Johnson, os profissionais mais bem sucedidos são aqueles com inteligência emocional mais bem desenvolvida. 
 
Um indivíduo capaz de lidar com suas emoções estará, também, mais preparado para se adaptar melhor aos obstáculos que a vida e o trabalho lhe apresentarão.  
 
Assim profissionais com esta habilidade estão sendo cada vez mais requisitados pelo mercado de trabalho – especialmente para funções que envolvem liderança.

Líder bom é líder empático

Em posições de liderança ter inteligência emocional é ainda mais importante, por estarem em cargos onde o gerenciamento de pessoas é algo intrínseco. Um líder que não sabe reconhecer e lidar com as emoções da sua equipe está fadado ao insucesso. As lideranças devem agir como exemplo para os outros colaboradores, ajudando a sua equipe a aprimorar o tato com as emoções.  
 
Portanto, desenvolver a inteligência emocional traz muitos benefícios. O ambiente de trabalho é um lugar onde diversas emoções são postas à prova o tempo inteiro: alegria, tristeza, frustrações, entusiasmo. Sempre é preciso lidar com elas e quanto maior domínio tiver das suas emoções, mais preparado estará.  

Como desenvolver sua inteligência emocional

Aprendemos até aqui que é fundamental compreender suas emoções. No entanto, desenvolver a inteligência emocional não é exatamente tarefa das mais simples. Na verdade, costuma ser um exercício bastante desafiador. Mas é uma jornada repleta de recompensas, não somente na vida profissional, como também no âmbito pessoal. 
 
Assim, oferecemos algumas dicas de como começar a treinar sua inteligência emocional:

Conheça suas próprias emoções:

Conhecê-las, entendê-las e saber qual o impacto delas nas suas decisões é fundamental neste processo. Observar suas reações e respostas às situações e como elas atingem você e as pessoas ao seu redor. Saber expressar seus sentimentos é importante, além de ser um passo ao controle emocional

Desenvolva a empatia:

A empatia, capacidade de lidar e se conectar com as emoções alheias, é fundamental para um bom ambiente de trabalho. Se colocar no lugar do outro e ver os acontecimentos pelo ponto de vista alheio é algo muito mais fácil de ser dito do que ser feito. Trabalhar nessa habilidade o tornará uma pessoa melhor, em todos os aspectos.

Aprenda a lidar com a pressão:

É algo inevitável. Por melhor que seja, em todo ambiente de trabalho haverá algum tipo de pressão. Só que nem tudo sobre ela precisa ser negativo: focar nos aspectos positivos, como novos desafios, expectativas, habilidades a serem aprendidas podem ajudar a lidar com a pressão de modo mais saudável.

Confie em si mesmo: 

Adotar uma postura autoconfiante é importante para melhorar a inteligência emocional. Lembre-se da sua trajetória e das coisas positivas que aconteceram até aqui. Assim, se tornará alguém capaz de potencializar suas qualidades e saber receber críticas sem questionar sua própria capacidade. 
 
Aprimorar sua inteligência emocional é um passo complexo, mas necessário para melhorar sua vida, não só profissional, mas também pessoal. Saber lidar com as emoções, tanto as suas quanto as alheias é uma habilidade fundamental para conseguir obter melhores resultados e ter uma melhor relação com as pessoas ao seu redor. 

Você pode gostar também de

Deixe um comentário