Home Dicas Empresarial Por que digitalizar seu processo seletivo?

Por que digitalizar seu processo seletivo?

por Marcelo Braga
digitalizar-processo-seletivo

O setor de R&S vem passando por transformações profundas. A necessidade de ser mais eficiente e assertivo nas contratações torna a digitalização do processo seletivo não mais uma tendência, mas algo que veio para ficar.  
 
Cada vez mais empresas têm adotado soluções digitais para seus recrutamentos. A chegada da pandemia de COVID-19 apenas acelerou este processo. Segundo levantamento realizado pelo Instituto Locomotiva, 47% das empresas implementaram algum tipo de método digital para a seleção dos candidatos.

A pandemia pode até ter contribuído para explicar esse aumento, mas o crescimento da necessidade de digitalizar os processos de seleção vai além do momento atual e é uma demanda do mercado. O ganho de eficiência e a redução no tempo de contratação tornam o uso da tecnologia bastante atrativo. 

Digitalização e eficiência: uma dupla de sucesso

Assim sendo, a digitalização dos processos seletivos é um ponto estratégico para o sucesso não só do setor de RH, mas também de toda a empresa. A tecnologia tornou possível eliminar diversos gargalos e permitiu otimizar todo o processo de seleção, aumentando assim a eficiência das contratações. 

 
O uso da tecnologia como a inteligência artificial é benéfico para todos, pois melhora a assertividade das contratações, garantindo que os candidatos recomendados serão aqueles que têm maior aderência com a vaga. 
 
Essa eficiência trazida pela tecnologia pode ser facilmente traduzida em resultados práticos. De acordo com relatório feito pelo Boston Consulting Group realizado em mais de 101 países, as empresas que apostam nas soluções digitais de recrutamento têm duas vezes mais sucesso do que as que não a utilizam.  
 
No caminho inverso, segundo pesquisa feita pela DocuSign, empresas que não utilizam soluções digitais no seu dia a dia relataram falta de tempo para realizar as tarefas prioritárias. 
 
Portanto, adotar soluções digitais é vital para garantir maior otimização do processo. As vantagens da digitalização, no entanto, não acabam por aí. Veja outros benefícios em usar a tecnologia em seus processos: 

Redução de tempo e custo do processo seletivo:

Outro motivo para apostar na tecnologia é o ganho em agilidade que seu uso traz. A pandemia forçou as empresas a olharem com carinho para alternativas digitais e esse passou a ser o caminho a ser seguido para o futuro.  
 
A tecnologia cuida das tarefas operacionais do processo, permitindo que a equipe mantenha sua atenção nas etapas onde o fator humano é mais essencial, a exemplo das entrevistas. Com o uso do tempo da equipe mais bem alocado, há ganho financeiro também, pois a equipe pode focar melhor seus recursos em atividades estratégicas. 
 
Assim, soluções que auxiliam nessa economia de tempo e dinheiro são mais que bem-vindas. E a plataforma da Reachr contribui nos dois sentidos: aumenta em até 40% a produtividade e ainda ajuda a reduzir em até 45% os custos do processo seletivo. 

Redução da taxa de turnover

A digitalização do R&S torna possível com que se reduza o índice de turnover das suas contratações, uma vez que a taxa de rotatividade elevada pode gerar problemas sérios para a empresa. O que acaba impactando negativamente no clima organizacional e elevando os custos do setor de RH. 
 
A tecnologia oferece assertividade no processo, eliminando os vieses inconscientes que podem causar a eliminação de alguém antes da hora. Garantindo assim que todos os currículos recebidos serão devidamente avaliados. 
 
Avaliação essa que na plataforma da Reachr é feita utilizando uma sofisticada inteligência artificial para analisar as competências curriculares dos candidatos. E também com o DOM, software capaz de realizar análises dos perfis comportamentais do candidato.  
 
Com esse apoio digital, é possível identificar com precisão aqueles que têm um fit cultural com sua empresa, visando garantir que somente os perfis de candidato mais aderentes à posição serão indicados para etapas posteriores.  

Integração com os principais job boards do mercado:

Para conseguir garantir os melhores colaboradores, é preciso estar onde os candidatos estão. Abrir um processo seletivo e não o divulgar nos canais certos traz o risco de perder candidatos que poderiam ter um encaixe melhor com a vaga. 
 
Algo que o home office permite é empregar colaboradores de todos os cantos do país, fugindo dos limites geográficos colocados pelo trabalho presencial.  
 
Com a Reachr, é possível divulgar as vagas nos principais job boards do mercado. Todos com alcance nacional, de modo rápido e automatizado, ajudando também na economia de tempo mencionada acima.  
 
Processos demorados e burocráticos podem ser considerados coisas do passado. A digitalização do R&S veio para garantir velocidade, eficiência e trazer mais dinamismo ao setor. 

Mais do que uma tendência passageira, é um movimento em definitivo e ficar de fora nesse processo pode causar prejuízos significativos aos seus negócios. 

Você pode gostar também de

Deixe um comentário