Home Dicas Comportamentais Gestão e tecnologia: conheça os benefícios dessa integração para o RH

Gestão e tecnologia: conheça os benefícios dessa integração para o RH

por Marcelo Braga
Gestão e tecnologia: conheça os benefícios dessa integração para o RH

Sabemos que um bom gestor de Recursos Humanos precisa ter ampla gama de habilidades, tanto técnicas quanto interpessoais, a fim de extrair o melhor da sua equipe, garantindo que seus times contem com os melhores profissionais do mercado em uma estrutura que os capacite e os estimule.

Para ajudar os setores de RH, têm surgido soluções que unem gestão e tecnologia, colocando os últimos avanços da computação a serviço da produtividade das equipes.

Conheça agora os principais benefícios dessa integração entre habilidades gestoras e avanços em TI.

Automatização de processos

Se pararmos para olhar bem, veremos que grande parte daquilo que é feito na rotina de uma grande empresa são tarefas burocráticas e repetitivas. Pode não parecer, mas esse tipo de tarefa acaba ocupando grande parte do tempo dos seus profissionais, o que os desvia daquilo que realmente importa e de projetos e ideias que só eles podem desenvolver.

Com os avanços tecnológicos dos últimos anos, já é possível criar softwares capazes de automatizar uma série de processos, desde o primeiro contato com o cliente até o acompanhamento de métricas de produtividade.

Dessa forma, seus especialistas ficam mais livres para fazerem aquilo em que realmente se destacam, deixando a burocracia para as máquinas.

Contratações mais eficientes

Um setor que tem sido revolucionado pelo advento da tecnologia é o de recrutamento e seleção. Se, antes, os profissionais de RH tinham que analisar dezenas ou mesmo centenas de currículos, entrevistar uma enorme quantidade de candidatos e fazer contratações sem muita certeza de que as novas aquisições iriam se adequar à empresa, esses dias estão no passado.

Isso porque, hoje, existem soluções especializados em fazer a pré-triagem dos candidatos, encaminhando para a entrevista presencial apenas aqueles com altas chances de atenderem às expectativas. Essas soluções analisam grandes bancos de dados em busca do candidato ideal e chegam mesmo a aplicar conceitos de gamification para testar traços de personalidade dos pretendentes à vaga.

Ampla divulgação

Quantas vezes você, como gestor de RH, se viu com dificuldades para alcançar os candidatos certos para as vagas da sua empresa simplesmente por não conseguir fazer com que as pessoas soubessem que determinada vaga estava em aberto?

A internet está consolidada e milhões de pessoas dentro e fora do Brasil acessam redes sociais e mecanismos de busca diversas vezes ao dia, e empresas em todo o mundo estão usando essas plataformas para alcançar os melhores profissionais do mercado.

Com a plataforma certa e uma estratégia de divulgação bem planejada, você pode captar os profissionais mais bem capacitados do mercado para o seu quadro de funcionários. Como gestor de RH, é importante que você sempre esteja atento ao que o mercado traz de novo e a tecnologias que podem colocar sua empresa no topo da concorrência.

Como pudemos ver, a integração entre gestão e tecnologia é um caminho sem volta, que traz muitos benefícios para as empresas que estão alinhadas com as inovações do mercado. E se você se interessa por esse tema, não deixe de conferir nosso artigo sobre como a tecnologia pode ajudar o RH.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário