Home Dicas Comportamentais Confira aqui as competências que o gestor de RH do futuro precisa ter

Confira aqui as competências que o gestor de RH do futuro precisa ter

por Marcelo Braga
Confira aqui as competências que o gestor de RH do futuro precisa ter

Ficou no passado o tempo em que o chefe da área de Recursos Humanos se limitava a ficar atrás de uma mesa tomando decisões. O gestor de RH do futuro necessita de várias competências para contribuir, verdadeiramente, com o sucesso de sua organização.

É fundamental, para o profissional de RH, desenvolver competências, habilidades e conhecimento. Isso o torna competitivo no mercado de trabalho e permite a realização de um trabalho que otimiza e traz resultados positivos para as empresas.

E para que você seja esse profissional, confira a seguir as competências que o gestor de RH do futuro precisa ter.

Facilita as relações organizacionais

O gestor de RH do futuro faz parte de um contexto estratégico para as organizações, pois contribui com a manutenção das relações e o bem-estar por meio da convivência entre os colaboradores.

As pessoas têm se preocupado cada vez mais com qualidade de vida — tanto pessoal quanto profissional. Por isso, buscam trabalhar em empresas que compartilham dos mesmos ideais e propósitos.

Para atrair esses talentos, o gestor de RH do futuro precisa participar dos processos de recrutamento e seleção, além de estudar e disponibilizar os benefícios que contribuem com a retenção dos profissionais.

Quem está à frente da gestão de recursos humanos deve tomar as decisões corretas para alinhar os interesses da organização com os dos colaboradores, fazendo-os cumprir a estratégia do negócio de maneira horizontal, multidisciplinar e integrada.

Faz a gestão do conhecimento

Como área estratégica, gestores e profissionais de RH perceberam a importância de investir no capital intelectual, afinal os colaboradores não são apenas mão de obra e sim indivíduos complexos que podem contribuir muito com os resultados.

Trata-se de uma percepção importante, pois os profissionais são capazes de elaborar ideias inovadoras. Quanto mais capacitados estão, mais conhecimento eles têm para realizar atividades e enfrentar desafios.

Organizações que investem em gestão do conhecimento conseguem melhorar o ambiente de trabalho, pois ele se torna mais favorável ao bom desempenho e à colaboração entre os indivíduos.

O gestor de RH do futuro consegue enxergar a necessidade de direcionar esforços nesse sentido e passa a adotar estratégias que estimulem a gestão do conhecimento para valorizar o capital intelectual da companhia.

Inova para contribuir mais

Antigamente, a área de Recursos Humanos era limitada às tarefas burocráticas que envolviam folha de pagamento, controle de ponto, contratação e demissão de pessoas. Ela pouco participava da estratégia do negócio.

Esse cenário mudou, pois hoje percebe-se que o segredo do sucesso de qualquer organização está em seus colaboradores. Sendo assim, o gestor de RH do futuro se encontra diante de um desafio: ser inovador.

A boa notícia é que a tecnologia vem contribuindo para suprir essa necessidade. Novas ferramentas automatizam processos mais burocráticos, como a folha de pagamento, e ainda melhoram outros, como o recrutamento.

A gestão de dados, por exemplo, oferece ao gestor de RH mais informações para que ele tome as melhores decisões para a companhia — sempre com o máximo de precisão.

Não teme mudanças

Inovar também significa não temer mudanças, pois vivemos em uma era digital que valoriza bastante as soluções tecnológicas e a adaptação dos profissionais para a chegada de novas gerações.

Sendo assim, você não deve ser aquele gestor de RH de filme, que fica o tempo todo atrás de uma mesa e apenas assina papéis com suas decisões. Esse profissional ficou no passado e é cada vez menos visto na atualidade.

Tem um pensamento estratégico

Como você pôde observar, o gestor de RH do futuro pensa e age estrategicamente. É desse modo que ele consegue reforçar o importante papel que sua área tem para toda e qualquer organização.

Baseado em informações atuais e tendências, sua gestão consegue se antecipar aos problemas e adotar as melhores e mais criativas ações que levam a empresa aos resultados desejados.

O desenvolvimento dessas competências é essencial para que o gestor de RH do futuro seja um profissional completo, inovador, competitivo e principalmente digital. Que tal se preparar para esta realidade?

Compartilhe este artigo em suas redes sociais e marque seus amigos que trabalham na área para que discutam o futuro da profissão.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário