Home Estagiários A culpa é do estagiário? Veja 7 erros comuns para evitar

A culpa é do estagiário? Veja 7 erros comuns para evitar

por Marcelo Braga
a culpa é do estagiário

Como evitar que a culpa é sempre do estagiário?  Este velho bordão ocorre muitas vezes porque o estagiário realmente está sujeito a mais erros e “presepadas” em seu Pela pouca experiência ou mesmo pelo medo de errar, o estagiário é sempre muito visado e, naturalmente, acaba se tornando um alvo fácil de piadas.

O início da carreira profissional realmente pode ser marcado por inexperiência e inseguranças, mas nem por isso é preciso se esconder. Não ter medo de errar é fundamental para conquistar o seu espaço.

De qualquer forma, procure não vacilar no seu estágio. E para você se dar bem, preparamos algumas dicas especiais sobre os 7 erros mais comuns nesse período. Continue a leitura e confira como evitá-los!

1. Não ter cuidado com o e-mail

O e-mail é uma das ferramentas de comunicação profissional mais utilizadas no ambiente corporativo. Portanto, é de fundamental importância valorizar esse recurso e, mais, tomar muito cuidado com ele.

E-mails com inadequações de português, para o destinatário errado, com cópia para todos e sem o arquivo anexo, por exemplo, podem comprometer a sua reputação na empresa. Portanto, antes de mandar um e-mail, verifique todos os dados com bastante cuidado.

2. Não largar o smartphone

O aparelho deve ser usado apenas em caso de emergências ou para se comunicar com pessoas do trabalho, se assim for permitido pelo superior. Não vale ficar o dia todo no smartphone pois isso compromete diretamente a produtividade.

3. Não se integrar com a equipe

Outro erro muito comum dos estagiários é não se integrar com a equipe. Pode ser por causa da timidez, da falta de interação com os companheiros de trabalho ou por se achar muito diferente dos colegas.

Valorize as suas relações de trabalho! Construir bons relacionamentos é fundamental para se projetar na carreira e ganhar aliados para os seus planos e outras realizações dentro da empresa.

4. Não fazer perguntas

Não deixe que a insegurança te impeça de perguntar as coisas, de tirar dúvidas. O estagiário está na empresa especialmente para aprender e poder executar as atividades com mais destreza e precisão. Portanto, questione sempre os seus superiores, colegas de trabalho e outras pessoas que possam te ajudar.

5. Não ter paciência

O fato de não ter paciência para esperar os resultados aparecerem é um erro muito comum dos estagiários. É preciso saber aguardar e ser humilde para receber críticas e feedbacks negativos. Tenha em mente que os frutos do seu trabalho não aparecerão da noite para o dia e que é necessário ser resiliente para se adaptar aos processos.

6. Não se adaptar à cultura da empresa

A culpa é do estagiário quando ele não procura se adaptar à cultura da empresa. Adequar-se às normas e processos é necessário para construir uma carreira de sucesso. Para se dar bem, uma dica é interagir com os colegas e estar sempre bem-disposto e sorridente. Dessa forma, o estagiário é bem-visto e causa excelente impressão em seus colegas e superiores.

7. Não ter cuidado com a vestimenta é culpa do estagiário

O ambiente de trabalho não é uma extensão da faculdade, hein? Por isso, cuidado com a vestimenta. Procure usar calças não muito apertadas, saias abaixo do joelho e camisas ou blusas que não chamem muita atenção.

Além disso, para as meninas recomenda-se maquiagem e acessórios discretos. E aos rapazes, procurem não utilizar bonés e acessórios inadequados ao ambiente de trabalho.

Viu só as nossas dicas? Acha que elas podem te ajudar a crescer na carreira e tirar o complexo de culpa do estagiário? Então interaja conosco comentando em nosso blog! Assim, conseguiremos entender melhor você e suas aspirações para produzir conteúdos cada vez melhores.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário