Home Carreiras Como o estágio prepara você para a vida profissional?

Como o estágio prepara você para a vida profissional?

por Marcelo Braga
como-o-estagio-prepara-voce-para-a-vida-profissional.jpeg

Que o estágio é um passo decisivo no futuro de um profissional isso ninguém mais duvida ou discute. É durante esse período que o jovem descobre na prática tudo o que vem aprendendo durante sua formação acadêmica, podendo definir e escolher qual área se identifica mais e melhor para se especializar e seguir após a formação. Mas, como o estágio prepara você para a vida profissional?

Mais do que dar vivência ou transformar teoria em ação do dia a dia, o estágio é fundamental para, também, ajudar a moldar o individuo dentro do ambiente corporativo. Ou seja, ajuda o jovem a compreender como se posicionar em um local de trabalho.

Podemos, então, dividir a importância do estágio em dois aspectos fundamentais: desenvolvimento prático e desenvolvimento comportamental.

A importância do estágio para o desenvolvimento prático

Habilidades práticas

O estágio oferece a oportunidade de colocar em prática tudo o que foi aprendido durante o curso. Poder experimentar como funciona o trabalho em seu dia a dia ajuda a abrir a mente do estagiário e através da observação e do convívio com profissionais mais experientes é possível traçar e definir em qual área melhor se encaixa.

Muitas vezes o jovem chega ao estágio com uma ideia fixa e engessada sobre qual caminho seguir e durante o período de experiência prática acaba mudando sua visão e traça um novo rumo para o seu futuro profissional.

Independência financeira

Nem todo estágio é remunerado, mas a maioria das grandes empresas e escritórios costuma oferecer uma bolsa auxílio além de benefícios aos seus estagiários. A ajuda financeira é um estimulo a mais para quem entra no mercado de trabalho e muitas vezes precisa, também, complementar a renda para financiar os estudos.

Os primeiros salários trazem mais uma responsabilidade para o profissional, transformando-o em alguém financeiramente independente capaz de arcar com seus gastos. Para os mais organizados e centrados este é o momento onde se começa a pensar em poupar parte do que é recebido ou investir em fundos mais rentáveis.

Experiência profissional

O estágio é a primeira porta que se abre para a vida profissional, onde aprendizados e experiências são conquistados diariamente. Quanto mais experiências e boas vivências um jovem conquistar durante essa fase melhor será sua entrada efetiva no mercado.

Apesar das responsabilidades de um estagiário e de um profissional efetivo serem distintas, quem consegue boas referências já sai na frente em um processo seletivo para uma vaga efetiva.

A importância do estágio para o desenvolvimento comportamental

Respeito à hierarquia

Compreender que nem tudo e todos giram ao seu redor e trabalham para satisfazer suas vontades e ambições. Respeitar regras, horários e, principalmente, hierarquia, talvez, essa seja uma das principais funções do estágio para o desenvolvimento comportamental de uma pessoa.

O respeito à hierarquia traz não apenas ao indivíduo capacidade em compreender onde é o seu posto e quais são as suas responsabilidades, mas também proporciona a ele uma visão mais clara de onde ele pode chegar.

Trabalho em equipe

Uma pessoa que consegue trabalhar bem em equipe, que compreende a importância de ser prestativo, que ajuda quando necessário, que mostra-se disposto a aprender sempre e preocupa-se com o todo e não apenas com o seu próprio resultado é um profissional diferenciado.

E esse tipo de profissional começa a nascer já nos primeiros dias como estagiário, pois é alguém que consegue enxergar além e, compreende que por menor e mais simples que seja a função que naquele momento está exercendo, poderá fazer a diferença no resultado final.

Flexibilidade

Mudança de horário, de setor, de supervisor de unidade de trabalho. Não importam quais ou quantas vezes o profissional precisará exercer sua capacidade de adaptação quanto melhor for seu desempenho e a sua aceitação diante dos imprevistos, mais bem visto será pelos demais colegas e supervisores. A flexibilidade durante o estágio é constantemente testada e analisada por empresas e RH.

O estágio é primeiro degrau para alcançar grandes voos na vida profissional de qualquer pessoa. Aproveitar tudo o que ele oferece de maneira plena e completa é essencial para o desenvolvimento e crescimento profissional.

Se você é um candidato a estágio, profissional formado ou profissional de RH atrás do candidato ideal para preencher seu quadro de funcionários, conheça a Reachr, estamos à disposição para ajudá-los!

Gostou desse artigo? Quer estar por dentro de novas ideias para evoluir na sua carreira? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.  

Você pode gostar também de

Deixe um comentário