Home Estagiários 5 indícios de que é hora de trocar de estágio

5 indícios de que é hora de trocar de estágio

por Marcelo Braga
trocar de estágio

O estágio é uma ótima forma de colocar em prática o que você aprende na faculdade, além de proporcionar um aprendizado que somente a experiência consegue, de fato, alcançar. Mas o que fazer quando você começa a perceber que quer trocar de estágio?

Geralmente, fica a dúvida se essa é a atitude mais sensata ou se o ideal é esperar mais. Para ajudar você a se decidir, trazemos neste post 5 indícios de que está na hora de você trocar de estágio. Continue acompanhando e confira!

1. Você não está mais aprendendo nada

O estágio tem como função principal fazer com que o estagiário aprenda a exercer funções relacionadas à sua área, colocando na prática toda a teoria que aprendeu na faculdade. No entanto, algumas empresas acabam delimitando poucas funções que, de fato, podem agregar conhecimento.

Nesses casos, em pouco tempo você já pode ter conseguido absorver tudo o que precisava e acabar se sentindo desmotivado, o que indica que você precisa analisar suas opções. Talvez tenha chegado a hora de trocar de estágio e alçar novos voos.

2. Sente que não há um futuro dentro da empresa

Às vezes, o estagiário sente uma necessidade grande de ser efetivado ou promovido rapidamente, e quando isso não acontece, ele acaba se frustrando. Se esse é o seu caso, talvez esperar mais um pouco seja a solução.

Entretanto, se o seu problema for realmente não conseguir ver a possibilidade de efetivação ou perceber que a empresa não te proporcionará um crescimento, seja ele de aprendizado ou no cargo, é provável que seja a hora de pensar em outros rumos.

3. Está cumprindo funções que fogem da sua área

Infelizmente, algumas empresas colocam os estagiários para realizar funções diferentes daquelas que foram acordadas inicialmente. Se você perceber que isso está acontecendo ou que está fazendo mais tarefas do que deveria, trocar de estágio pode ser a solução. Fique atento também à lei do estágio e assegure seus direitos.

4. A remuneração não está de acordo com a função

Embora o salário de um estagiário não seja alto, algumas empresas acabam oferecendo um valor de bolsa-auxílio muito baixo. É preciso analisar bem quais são os benefícios.

Nem sempre o melhor estágio é aquele cujas remunerações são as mais altas, pois o aprendizado que o estagiário pode obter também deve contar na hora de decidir permanecer ou sair da empresa.

5. A área não é o que você esperava

Mesmo que esteja trabalhando na profissão que quer, pode acontecer de aquela área específica não ser o que você procura. Se esse for o caso, não tenha tanto receio de se aventurar em novas oportunidades, afinal, o estágio serve exatamente para te ajudar a conhecer as direções que você pode dar para o seu futuro.

A dica é: antes de tomar a decisão de sair da empresa por algum motivo, fale primeiro com o supervisor do estágio e explique a ele o motivo que o levou a pensar em tomar essa atitude.

Dessa forma, ele pode tentar te ajudar a conseguir o que quer. Mesmo que não haja essa possibilidade, você trocará de estágio, mas manterá as portas abertas, o que é muito importante.

Tente também conversar com alguém que é estagiário há mais tempo na empresa ou que já foi efetivado, para ver sob outras perspectivas quais são as oportunidades disponíveis.

Você está pensando em trocar de estágio? É por algum dos motivos que foram citados? Deixe suas respostas nos comentários!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário