Home Carreiras Estagiário, como descrever seu perfil profissional e conquistar seu emprego

Estagiário, como descrever seu perfil profissional e conquistar seu emprego

por Marcelo Braga
perfil profissional

Quem sabe como descrever seu perfil profissional consegue reunir as informações adequadas para conquistar o emprego dos sonhos! Muito além de relatar formação acadêmica ou experiências anteriores, é importante que esses dados surjam como uma uma espécie de vitrine de habilidades, competências e conhecimentos.

Parece simples não é! Mas o que fazer se você NÃO tem uma longa lista de experiências?

Elaborar seu perfil profissional corretamente pode chamar a atenção de um empregador e fazer com que você se dê bem no mercado de trabalho. Mas, afinal de contas, como melhorar a sua apresentação pessoal? Como convencer o empregador que você é a pessoa certa?! Confira o nosso post e descubra!

Conte quais são as suas principais habilidades

Ninguém espera de um estagiário, anos de prática numa determinada área ou especializações acadêmicas.

Quem procura um estudante para uma vaga de emprego busca, acima de tudo, capacidade e aptidão que possam contribuir para bons resultados ao negócio. Por isso, você deve destacar as suas principais habilidades, ou seja, aquilo que sabe fazer e no que se destaca.

É muito importante mostrar-se pronto a aprender, disposto a encarar novos desafios e ter espírito de colaboração, afinal você tem muito a assimilar mas tem que fazer sua parte.

Esclareça seu nível de conhecimento atual

Outro ponto importante diz respeito a esclarecer o seu nível de conhecimento atual. Dizer que você tem conhecimentos avançados sobre determinado item é um fator que vai te colocar a frente de quem apenas contar que conhece o assunto.

Ao esclarecer exatamente onde está o seu nível de conhecimento sobre processos internos, idiomas e uso de recursos, por exemplo, o empregador terá uma visão mais completa do seu perfil profissional.

Tenha cuidado, é fundamental não mentir ou exagerar ao abordar os seus conhecimentos, já que testes e um entrevistador experiente podem facilmente revelar a verdade.

Descreva conquistas anteriores

Se você já tem experiência prévia, é neste momento que ela conta pontos. Aproveite para descrever o seu papel em determinadas experiências e, principalmente, quais foram os resultados conquistados.

Isso mostrará ao empregador que, além de habilidades e conhecimentos, você sabe usá-los para gerar resultados. Isto irá enriquecer seu perfil profissional e também é uma forma de demonstrar como a sua contratação contribuirá para o negócio.

Faça a lição de casa

Estude a empresa que você quer fazer parte. Entenda os valores e objetivos do negócio. Este conhecimento te fará se sentir mais seguro e as chances de passar uma boa impressão aumentam. Quando seu ouvinte escuta algo familiar ele se sente mais confortável e a sintonia aponta.

Comportamento

Na entrevista, seja pontual, vista-se de forma adequada. Use um bom português e evite frases óbvias, que possam soar forçadas. Não caia nos clichês! Por isso, busque algo que realmente diga ao empregador que você é a pessoa adequada para ocupar a vaga sempre de forma honesta e objetiva. Cuidado com as postagens em redes sociais voltadas para o trabalho, seu empregador também tem acesso.

Use as ferramentas corretas

Além de saber como expor o seu perfil profissional, você deve entender onde fazer essa descrição. Não adianta ter boas atribuições se o seu currículo não for encontrado por quem realmente interessa.

Por isso, o ideal é utilizar recursos que te ajudem no processo, como plataformas intermediadoras entre quem recruta e quem é recrutado. Quem escolhe a ferramenta certa para fazer a sua divulgação consegue se apresentar de forma realmente atraente!

Ao colocar essas orientações em prática, você terá mais facilidade para descrever o seu perfil profissional e chamar a atenção de quem faz o processo de recrutamento. Como resultado, suas chances de conseguir um emprego se multiplicam!

Não perca mais nenhuma oportunidade no mercado de trabalho! Leia os posts com outras dicas no nosso blog e fique de olho em nossas vagas.

#Dicabonus: Conheça as vantagens de cadastrar seu currículo em um Banco de Talentos:

 

Você pode gostar também de

Deixe um comentário