Home Dicas Empresarial RH para startups: por que, quando e como implementar?

RH para startups: por que, quando e como implementar?

por Marcelo Braga
rh-para-startups-quando-e-como-implementar

O RH para startups cumpre um papel essencial, sobretudo na expansão do negócio. Além de atrair pessoas alinhadas às metas e objetivos da empresa, o setor de Recursos Humanos também ajuda na construção de uma cultura sólida, que contribui para melhorar os resultados da organização como um todo.

No entanto, criar um RH em startups não é algo tão fácil, pelo menos à primeira vista. Afinal, como fazer isso com poucos recursos, equipe enxuta e em um ambiente de tantas incertezas?

Mas a verdade é que apesar de desafiador, ter uma área de RH é uma estratégia indispensável para o sucesso das startups

Isso porque, com um ritmo de crescimento acelerado, a tendência é que o time fique sobrecarregado e as dificuldades começam a aparecer.

Logo, a gestão de pessoas é primordial também para esse modelo de negócio. 

Se sua startup ainda não conta com um departamento de RH, continue a leitura deste conteúdo e veja tudo o que você precisa saber para estruturar o seu. Acompanhe!

O papel do RH no futuro das Startups

Para início de conversa, qual a importância do RH para startups? Essa é uma pergunta bastante relevante e sua resposta está relacionada ao desenvolvimento do negócio.

Isso porque já faz tempo que a área de Recursos Humanos deixou de se concentrar em burocracias, como folha de pagamento e controle de ponto, passando a ocupar uma posição estratégica para a maior parte das empresas, inclusive para as mais disruptivas e inovadoras.

Muitas vezes, o crescimento exponencial de uma startup compromete a visão de futuro do negócio. Nesse sentido, a atuação do RH é essencial para garantir que a equipe entenda para onde o negócio está caminhando e qual o papel de cada um nessa jornada.

Em síntese, o departamento de RH ajuda o negócio a alcançar suas metas, reforçando a cultura da empresa para as pessoas envolvidas.

Além disso, também são tarefas fundamentais do departamento: atrair talentos, avaliar os pontos de melhoria, gerir o capital humano e a comunicação interna, bem como desenvolver colaboradores e mensurar seus desempenhos. 

Como estruturar o seu departamento de RH para startups?

Uma startup que deseja crescer de forma estruturada precisa planejar essa expansão e, é importante que o RH faça parte desse planejamento. Afinal, só será efetivo se você tiver as pessoas certas realizando as tarefas.

 O crescimento da equipe, por exemplo, requer práticas e processos bem desenhados, seja para o recrutamento e seleção ou para a documentação de informações importantes, plano de remuneração, entre outros.

Além disso, a criação de um setor de RH para startups deve aderir ao modelo de negócio e aos objetivos organizacionais, unindo a flexibilidade presente no DNA das startups ao rigor das políticas da empresa e da legislação trabalhista, por exemplo. 

A seguir, você entenderá outros pontos relevantes sobre a implementação do RH em startups. 

Quando é necessário criar um RH em startups?

A princípio, o ideal é que o departamento de RH nasça junto com os demais setores da empresa, pois quanto antes você criar uma cultura organizacional, melhor será para os resultados do empreendimento.

Entretanto, a maioria das startups só começa a pensar em gestão de pessoas quando estão na fase de tração e scale-up.

Mas, vale lembrar que sempre é tempo de estruturar o RH em sua startup, pois o mais importante é pensar no futuro do negócio. 

Desse modo, fique atento: se o time apresenta problemas de comunicação e baixa performance à medida que o  negócio avança, é sinal de que está mais do que na hora de estruturar a sua área de gestão de pessoas.  

Dicas essenciais para começar a estruturar um  RH para startups

Apesar das dificuldades que os CEOs e fundadores de startups enfrentam na criação de um setor de Recursos Humanos, existem algumas medidas que facilitam o início da jornada de estruturação, na prática.

Veja a seguir, 5 dicas importantes para montar um RH para startups:

1. Contratar um profissional de RH

Apesar de parecer meio óbvio, contar com um especialista em Recursos Humanos é a chave para poupar seu tempo e dinheiro, sobretudo ao contratar as pessoas certas para fazer seu negócio crescer. 

2. Difundir a cultura da empresa

O setor de RH deve identificar a cultura da empresa, propagando os valores para o time atual e também para os novos colaboradores. Afinal, as startups são reconhecidas por seus valores culturais.

3. Desenhar um planejamento estratégico 

Também é importante elaborar as estratégias assertivas de contratação e de desenvolvimento de equipe. Assim, algumas ferramentas de RH para startups, como o código de ética, treinamentos, onboarding, avaliações de desempenho, entre outras, podem ser muito úteis.

4. Determinar um plano de cargos e salários

Estabelecendo as responsabilidades e os salários de cada colaborador, fica mais fácil avaliar o trabalho, descrever os perfis e mensurar os resultados obtidos.

Além disso, é fundamental pensar no desenvolvimento de políticas de recompensa com plano de carreira, benefícios e outros estímulos que sirvam de motivação e engajamento para o funcionário.

5. Investir na comunicação interna

Por fim, promova uma comunicação alinhada e assertiva para manter o time da sua startup engajado e contribuir para um clima mais positivo.

Utilizar murais, e-mails informativos e softwares de comunicação empresarial pode ser muito eficaz nesse processo.

Concluindo, como você viu neste artigo, ter um setor de RH para startups é uma medida estratégica para o futuro de qualquer empresa que faz parte desse modelo de negócio.

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre gestão de pessoas para startups?

A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário