Home Carreiras Trabalho e estudo: como conciliar adequadamente

Trabalho e estudo: como conciliar adequadamente

por Marcelo Braga
trabalho e estudo

Ter de conciliar trabalho e estudo não é nada fácil. Mas, muitas pessoas que estão na faculdade o fazem, pois precisam complementar a renda. Por vezes, é preciso sair da casa dos pais e se manter, sozinho, em outra cidade. Se este for o seu caso, provavelmente, sentirá que as 24h do dia são curtas e a rotina se torna uma corrida contra o tempo.

Mas, seria possível viver de outra forma, com mais equilíbrio entre o trabalho e o estudo e, ainda, ter tempo para o lazer? Pode parecer impossível, mas é possível, sim, manter um bom desempenho nas duas funções e ainda ter qualidade de vida. Veja abaixo, algumas dicas que separamos para você conseguir ter tempo para tudo!

Organize suas tarefas de trabalho e estudo

Se o tempo nunca parece ser suficiente, existe uma grande chance do problema ser causado pela desorganização. Sim, é verdade que a rotina de trabalho e estudo abarca muitas coisas a fazer, mas tudo flui melhor quando cada compromisso tem dia e horário marcados.

Para não se perder em meio a tantas atividades, reserve um tempo e monte um cronograma com todas as obrigações da semana. Anote as datas de provas e trabalhos em uma agenda ou planner para não esquecer de nenhum compromisso. Siga o planejamento à risca, para não acumular as tarefas.

Tenha uma rotina fixa

Nosso cérebro trabalha melhor quando seguimos uma rotina, já que, sempre que fazemos algo por hábito, economizamos a energia que seria usada para tomar uma decisão. Por isso, ao se organizar e montar seu cronograma semanal, inclua atividades que precisam tornar-se hábitos produtivos.

No início pode parecer difícil realizar as atividades que você não fazia antes, mas, superado esse período inicial, cumprir com todos os prazos e compromissos será uma tarefa automática. Para isso, disciplina e comprometimento são fundamentais.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ser favorável, ou não, quando se trata de manter o equilíbrio entre trabalho e estudo. Se usada para acessar redes sociais e jogos, pode esgotar o pouco tempo disponível e, ainda, deixar aquela sensação de culpa pelas tarefas não cumpridas.

Quando seus recursos são usados favoravelmente, para gravar as aulas ou manter seus resumos atualizados, ela nos torna muito mais eficientes. Ouvir o conteúdo gravado de uma aula, durante o trajeto no transporte público ou durante o horário de almoço, ajuda a reforçar as matérias, por meio da repetição, sem que seja necessário dedicar um tempo exclusivo para isso.

Estude aos finais de semana

Quando o trabalho ocupa todo o período do dia e a faculdade o período da noite, é importante priorizar suas atividades e aproveitar os finais de semana para colocar os estudos em dia.

Assim, você terá alguns momentos de descanso durante a semana e poderá, nesses intervalos, ou relaxar ou realizar algum curso extra ou, mesmo, fazer um trabalho voluntário, que agregue valor ao seu currículo.

Descanse!

Com tantas tarefas a fazer, é preciso limitar o tempo de lazer para não prejudicar o seu crescimento profissional ou acadêmico. Mas, lembre-se que limitar não significa deixar de se divertir. Ter um tempo para descansar, ou aproveitar os amigos, é um sinal de respeito aos seus limites e o ajuda a aliviar o estresse acumulado.

Ao planejar sua semana, considere o descanso tão importante, quanto os outros compromissos. Sendo assim, inclua seus momentos de lazer, no cronograma, e não deixe de aproveitar esse momento para recarregar sua energia.

O segredo para equilibrar duas ocupações tão intensas consiste em priorizar a organização e respeitar o espaço de cada atividade na rotina. Se essas dicas foram úteis para você, deixe um comentário e compartilhe qual a sua forma de lidar com os compromissos do trabalho e estudo!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário