Home Dicas Empresarial RH digital: vislumbre o futuro dos Recursos humanos

RH digital: vislumbre o futuro dos Recursos humanos

por Marcelo Braga
rh digital: o futuro do RH

Certamente você já se pegou pensando no futuro das coisas, não é mesmo? Como vai ser daqui 20 ou 30 anos? Que diferenças teremos para o presente? Quais as inovações, as tendências para o trabalho? Como estarão as empresas no futuro?

É difícil imaginar tudo, mas pelo menos na área de Recursos Humanos já conseguimos vislumbrar o que vem por aí: o RH digital.

Assumindo uma posição cada vez mais estratégica dentro das corporações, o RH terá vários processos automatizados, capazes de contar com a Inteligência Artificial para torná-los mais eficazes e dinâmicos.

Toda a jornada do colaborador, inclusive, será permeada de tecnologia, de forma que ele poderá facilmente compreender seu papel na empresa e engajar-se com seu futuro, seja através de uma maior produtividade ou do próprio crescimento profissional.

Nos próximos capítulos deste artigo, vamos entender como será o RH digital e como ele mudará toda a dinâmica da empresa.

Recrutamento e seleção

No RH do futuro, toda companhia usará os serviços de uma ATS (como a Reachr) para o processo de seleção para uma vaga.

Assim, o candidato terá, na palma da mão, todas as informações sobre a empresa e receberá feedbacks do processo ao qual se candidatou, além de poder participar do recrutamento.

Do outro lado da tela, o gestor da vaga conseguirá visualizar todos os candidatos, quantos deles possuem fit com a empresa, quais passarão para as etapas finais e quem foram os aprovados.

No RH digital, todo o processo de recrutamento e seleção poderá ser controlado através de um clique na plataforma ATS, que consegue fazer um ranking dos candidatos usando recursos como Inteligência Artificial, Learning Machine, People Analytics, testes de habilidades técnicas e de comportamento.

Contratação

A admissão do candidato aprovado pelo processo seletivo também será feito pelo RH digital, com ferramentas digitais e robôs que automatizarão a papelada. Isso significa que a I.A. poderá ler as imagens cedidas no documento do recrutamento, o que libera pessoal do RH para cuidar da integração do novo funcionário.

Assim que ele assina a admissão, o programa de onboarding é iniciado, coletando informações de outros sistemas. Ele recebe o crachá e um kit de boas vindas em casa, que contém um óculos VR programado para rodar virtualmente a sua primeira experiência com a empresa.

Além disso, o RH digital contará com uma plataforma de dúvidas funcionando 24 horas: o colaborador precisa apenas enviar uma mensagem pelo celular para o canal e poderá ter sua dúvida sanada instantaneamente.

Trabalho

Quando chegar ao local de trabalho pela primeira vez, o novo contratado será recepcionado por um membro (de carne e osso) do RH digital, que poderá lhe fornecer um dispositivo móvel para que sua jornada integrativa pela empresa continue.

Com esse aparelho em mãos, o colaborador poderá conciliar a comunicação visual do local com a digital, interagindo sobre ela e criando uma relação de protagonismo com o ambiente de trabalho.

Aliás, com a digitalização completa do trabalho, o colaborador poderá exercer suas funções de qualquer lugar, a qualquer hora e usando o dispositivo que preferir. Afinal, no futuro o que conta é a produção, e não a quantidade de horas trabalhadas.

Treinamento

Usando uma plataforma mobile do RH digital, o funcionário conseguirá realizar treinamentos na sua área de atuação e até cursos, contribuindo de forma leve e fluida para o seu próprio desenvolvimento.

Dessa forma, além de desenvolver suas habilidades e ampliar suas capacidades, aprendendo novas hard skills, ele poderá fazer isso tudo através da gamificação, microlearning e conteúdos que vão se adaptando conforme as necessidades do seu trabalho.

Contato com o gestor

Ao entrar em contato com seu gestor pela primeira vez, o colaborador receberá uma orientação para o assessment, que não será mais como o tradicional, cheio de formulários chatos, etc.

A análise dos perfis dos membros da equipe será feita através de jogos. Sim, jogos de computador. No RH digital, eles serão capazes de identificar comportamentos dos jogadores, determinar suas principais habilidades e conhecer os pontos fortes em cada um.

Dessa maneira, a empresa consegue organizar ações de desenvolvimento do funcionário voltado para o aumento de sua produtividade. Isso porque, conhecendo a área em que ele se sai melhor, conseguirá guiar as atividades corretas para as pessoas da equipe que conseguem fazê-las melhor.

Promoção

Uma coisa que jamais mudará: no futuro (e agora também), quando um gerente é promovido, sua posição de gestor ficará em aberto. Mas, como será que o RH digital vai agir para “subir” alguém da equipe para seu antigo posto?

A resposta, mais uma vez, virá da tecnologia. Numa plataforma feita sob medida para o gestor, ele conseguirá identificar facilmente através de ícones e gráficos o potencial de cada liderado, com dados vindos da gamificação e dos resultados de trabalho.

Com todos esses dados expostos de forma visual, o gestor poderá comparar o perfil e a produtividade de cada membro do time, recebendo indicação de quem já tem preparo para a liderança, quantos anos de casa, etc. Isso, aliás, poderá ser feito também para ocupar a vaga de quem ele vai promover.

Gestão da equipe

Não precisamos nem dizer que plataforma de gestor fará mais que somente promover as pessoas, né? Elas atuarão como um guia para o gestor acompanhar a evolução das competências gerais do time e também as individuais.

Através do RH digital e do People Analytics, ele conseguirá obter informações valiosas para todas as tomadas de decisão que fará, garantindo uma probabilidade maior de acerto. Fatores como: o que motiva cada liderado? Qual o impacto da demissão daquele funcionário? Quem tem entregado melhores resultados em menor tempo?

Tudo isso culmina em processos mais assertivos, atividades focadas nos objetivos da empresa e, claro, colaboradores mais engajados com seu desenvolvimento e com o crescimento do seu ambiente de trabalho.


Poderíamos sentar e esperar o futuro e essas inovações todas chegarem para enfim vermos o que realmente conseguimos prever neste artigo. Mas nem precisamos: conheça as soluções da Reachr para o recrutamento e seleção dos seus novos talentos. São como uma porta aberta para esse futuro do RH digital.

A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário