Home RHAtração e Retenção O que é EVP e como impacta na atração e retenção de talentos?

O que é EVP e como impacta na atração e retenção de talentos?

por Marcelo Braga
evp: o que é e como impacta na atração e retenção de talentos

O EVP (ou Employee Value Proposition) é um termo em alta no RH e significa algo como uma “proposta de valor ao funcionário”, ou seja, aquilo que a empresa tem a oferecer para atrair um novo talento ao seu quadro de colaboradores.

Mas, mais do que benefícios e remuneração, estamos falando de uma imagem da sua empresa a ser construída pela experiência dos seus próprios funcionários, cujos depoimentos transmitirão como é o ambiente de trabalho e o quanto sua empresa se importa com eles.

Afinal, hoje em dia os fatores que são mais decisivos para a permanência do colaborador não envolvem vantagens materiais, mas acréscimos para a vida da pessoa, como oportunidades de crescimento, qualidade de vida e alinhamento de valores. 

Neste artigo vamos demonstrar como um bom EVP é importante para a imagem da empresa, e de que forma isso atrai bons talentos, podendo gerar um círculo virtuoso no quadro pessoal da companhia.

O que é EVP?

Faz parte de um EVP tudo aquilo que a empresa pode fornecer em troca do tempo e esforço investidos pelo trabalhador nas atividades da instituição.

E, dentro disso, podemos avaliar as recompensas em tangíveis e intangíveis. As recompensas tangíveis são materiais, como o salário, benefícios, plano de saúde, etc. Já as intangíveis são as que não se pode quantificar, como a cultura da empresa, o clima organizacional, treinamentos, etc.

Tudo isso é englobado e “vendido” no processo de recrutamento e seleção como uma ótima empresa para se trabalhar, onde as vantagens não são apenas materiais, mas focam na pessoa, nas suas necessidades e na sua qualidade de vida.

O EVP seria, então, a resposta única a três perguntas feitas pelo candidato e futuro talento da sua empresa:

  • Por que eu deveria trabalhar aqui?
  • Quais são os diferenciais que podem me oferecer?
  • Por que os colaboradores consideram um ótimo lugar para trabalhar?

Se a resposta não for convincente o suficiente, é possível que você precise melhorar seu EVP (veja mais abaixo).

Qual a importância de um EVP?

A ideia principal por trás de um EVP eficaz é a diminuição do turnover. E diminuir turnover significa economizar recursos com processos de demissão e contratação.

Além disso, quando o EVP é real e colocado em prática, isso ultrapassa o nível do marketing e melhora o desempenho geral da empresa, através de uma ótima experiência do funcionário e da construção de um local de trabalho com mais diversidade e inclusão.

A importância de um bom EVP está intimamente ligada também à solidez da cultura organizacional, afinal o modo de ser da empresa é transmitido para a sua imagem e vista positiva ou negativamente pelos candidatos.

Isso inclui os valores que compartilha com seus colaboradores, por exemplo: se valorizam a família, podem estender a licença maternidade e paternidade para além do prazo legal.

SAIBA MAIS: EMPLOYEE EXPERIENCE: COMO MELHORAR A JORNADA DO COLABORADOR?

Já o clima organizacional também é favorecido pelo EVP, uma vez que a presença de bons líderes, com bons feedbacks, e toda uma organização voltada para a boa experiência de trabalho humanizado trazem tranquilidade e um senso de colaboração que são importantíssimos para atrair os melhores talentos.

Qual é a relação entre EVP e atração de talentos?

O Employee Value Proposition trabalha no cerne de uma questão básica que passa pela cabeça de todo talento, esteja ele trabalhando no momento ou não:

  • Como a empresa pode contribuir para a minha carreira e como o trabalho, local e remuneração podem ser estimulantes para mim?

Assim, ter um bom EVP vai além de constarem a remuneração e os benefícios no job description. Ele atinge aspectos que só quem vive a rotina da sua empresa pode comprovar, como o ambiente de trabalho, as oportunidades de crescimento, cultura de feedback, etc.

Essa harmonia é visível através de seus colaboradores, que atuam como vendedores da marca para os talentos a serem recrutados e selecionados.

Assim, além de atrair candidatos capacitados, o EVP é capaz também de mantê-los na sua empresa. Afinal, para sair, o talento vai considerar toda a proposta (e não apenas a remuneração). 

Como criar um EVP perfeito?

Um EVP perfeito não é aquele que promete tudo, pois sabemos que, no fim, é muito difícil entregar e mais difícil ainda usufruir de toda a proposta. É preciso ser coerente com a realidade da empresa e com aquilo que se quer do colaborador.

Entenda as percepções da sua organização

Para a base de um EVP forte, é importante primeiro entender quais percepções seus funcionários e potenciais funcionários têm sobre sua marca e cultura da sua empresa.

Isso significa compreender o que os atrai, o que eles acham único nela, o que mais valorizam no ambiente de trabalho. Além disso, entender o porquê eles ficam na empresa e o porquê eles vão embora é crucial.

Planeje a proposta

Com a compreensão dos fatores que levam os colaboradores e ficarem e a irem embora de sua empresa, você consegue planejar as recompensas de forma estruturada. Os 3 principais aspectos de um bom EVP são:

  • Recompensas contratuais: salário e o pacote de benefícios – tangíveis.
  • Recompensas experienciais: desenvolvimento pessoal e profissional, programas de bem estar físico, ergonomia e segurança do trabalho.
  • Recompensas emocionais: cultura de reconhecimento e valorização do profissional, clima organizacional – intangíveis. 

Favoreça o clima e a cultura

Se as recompensas contratuais podem ser alteradas e melhoradas com aporte financeiro e material, as experienciais e emocionais só podem ser amplificadas através de um bom ambiente de trabalho.

Por isso, favoreça a colaboração, o reconhecimento e a diversidade de suas equipes para que o ambiente esteja propício para a aplicação eficaz dessas recompensas.

Torne público seu EVP

De que adianta ter um EVP forte que agrega muito à vida de cada colaborador, se essa informação não chega a quem interessa, ou seja, aos futuros talentos?

Nesse momento, a comunicação de tudo o que sua empresa pode oferecer ao novo colaborador é essencial. E pode ser feita através do site ou um vídeo viral, por exemplo.

Ajuste sempre que necessário

É importante revisar o EVP esporadicamente, pois as pessoas, as necessidades e os tempos mudam. Imagine que, há pouco tempo atrás, o contexto era outro e a exigência dos candidatos requeria outra postura das empresas.

É importante perceber que cada local de trabalho é diferente e a proposta de valor ao funcionário reflete isso. Porém, mais do que promover a marca para a atração de talentos, o EVP promove mudanças no ambiente de trabalho e também na sociedade, através da valorização e humanização de seu quadro pessoal.

A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário