Home RHCustos do recrutamento Elimine os custos altos pelas contratações erradas com recrutamento digital

Elimine os custos altos pelas contratações erradas com recrutamento digital

por Marcelo Braga
Elimine os custos altos pelas contratações erradas com recrutamento digital

Uma das grandes preocupações atuais em todos os setores está em reduzir custos para ter melhores resultados. Uma forma muito eficaz do RH contribuir com essa meta é eliminando custos altos pelas contratações erradas.

Se atribui ao departamento de recursos humanos as falhas no processo de contratação, começando pela triagem de currículos e seleção inicial de candidatos até ao desenvolvimento do talento e eventual insatisfação de empresa e funcionário por conta de incompatibilidade de perfil. Tudo isso leva tempo, frustração e resulta em prejuízos financeiros para a empresa. Mas não adianta apenas apontar falhas e sim oferecer soluções. O recrutamento digital é uma delas.

Os processos de seleção tradicionais costumam tomar muito tempo dos profissionais de RH, são muito ineficazes e acabam saindo mais caro para a empresa. O recrutamento digital permite reduzir ou eliminar custos e ganhar eficiência ao mesmo tempo.

Quanto custa contratar e perder um funcionário?

Um estudo da consultoria PwC, em conjunto com o LinkedIn, concluiu que são desperdiçados US$ 19,8 bilhões todo ano com as contratações mal feitas. Lembrando que isso não significa que o profissional ou a oportunidade seja ruim, mas que os perfis não eram compatíveis e o talento não pôde se desenvolver, entre outras características. O Brasil foi um dos 11 países da pesquisa e ficou em 9º entre eles no índice de adaptabilidade, ou seja, é um país que desperdiça muito dinheiro nas contratações e demissões.

Como o recrutamento digital pode eliminar os custos altos pelas contratações erradas

O Brasil poderia economizar milhões de dólares se conseguisse melhorar as contratações. O recrutamento digital pode melhorar muito esse cenário porque torna mais eficaz a atração de talentos que estejam alinhados com o perfil da vaga e da empresa. Ou seja, a vantagem não está só na redução dos custos do processo de recrutamento e seleção:

  • O colaborador pode se desenvolver e se tornar o líder que a empresa espera
  • O RH ganha tempo para lidar com outras atividades e também se desenvolver
  • Pessoas mais envolvidas nas estratégias de crescimento da empresa
  • Equipes mais motivadas
  • Diminuição da rotatividade

O turnover tira o sono dos gestores de RH e das empresas em geral porque, além dos custos com recrutamento, envolve gastos com demissão e indenizações. Atrair candidatos com o perfil ideal da empresa é garantia de formar times sólidos, com visão condizente com a da companhia e que vai estar motivado para crescer junto.

Como podemos ver, eliminar todos esses custos altos pelas contratações erradas não só trata da questão financeira, mas de desenvolvimento de um melhor mercado de trabalho e de valorização das marcas das empresas, que vão se beneficiar da inovação.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário