Home RHCustos do recrutamento Descubra como definir o budget de recursos humanos da sua empresa

Descubra como definir o budget de recursos humanos da sua empresa

por Marcelo Braga
Descubra como definir o budget de recursos humanos da sua empresa

A área de RH é uma das mais importantes para a empresa. Mais do que lidar com pagamentos e papelada, ela trabalha para otimizar seu desempenho por meio de treinamentos e da filosofia do negócio. Porém, para alcançar esses objetivos, o budget de Recursos Humanos também tem que ser levado em conta.

Há cada vez mais ferramentas importantes para o funcionamento do RH, além de investimentos em metodologias. Um orçamento mais bem definido ajuda no planejamento e permite otimizar os resultados.

Para que você aproveite melhor a área de Recursos Humanos da sua empresa, separamos aqui algumas informações que vão ajudar a definir seu budget. Acompanhe.

Como definir o budget de Recursos Humanos?

Se você tem dificuldades na hora de alocar os recursos financeiros para o RH, tente seguir estas dicas.

Conheça todas as despesas

O primeiro passo para planejar qualquer orçamento é entender quais são suas despesas. Sem isso, é difícil apontar a quantidade necessária de fundos para manter as atividades e realizar investimentos. Comece listando gastos fixos e variáveis e use essa estimativa para otimizar seus recursos.

Planeje cenários possíveis

Além de fazer estimativas mais plausíveis, é importante pensar em possíveis cenários, como um período de contratação ou algo similar. Isso aumenta as despesas e cria, essencialmente, um budget diferente. Ter essas possibilidades em mente ajuda bastante no planejamento financeiro do negócio e de suas atividades.

Use dados para tomar decisões

Por fim, tenha sempre dados quantitativos para dar suporte às suas decisões. Mesmo que não seja possível alcançar um valor preciso das suas despesas, ter uma faixa definida com base no histórico de gastos e em seus planos é mais seguro do que atribuir valores aleatórios.

Quais são as consequências de um budget mal definido?

Quem deixa de planejar o budget de recursos humanos quase sempre sofre perdas. Veja aqui algumas das principais consequências que você pode esperar.

Perda de oportunidades

Assim como qualquer setor, o RH também precisa realizar investimentos para aumentar sua produtividade dentro do negócio. E, para isso, é necessário ter um orçamento bem definido. Sem ele, você pode perder diversas oportunidades de adotar novas ferramentas e metodologias.

Não cobrir despesas necessárias

Em casos mais extremos, é possível que a área de Recursos Humanos não receba o dinheiro necessário para cobrir todo o seu funcionamento e despesas básicas. Se isso é uma consequência de um budget mal planejado, pode ser que o dinheiro necessário já tenha sido usado em outro lugar.

Deixar de entregar resultados

Claro que, em qualquer um desses casos, os profissionais de RH não terão a mesma capacidade para suprir as demandas da empresa. Isso pode resultar em contratações atrasadas e falta de capacitação, entre outros problemas sérios.

Com essas informações, fica mais fácil definir o seu budget de Recursos Humanos ideal. Lembre-se de continuar acompanhando a área, pois ela também passa por mudanças junto com a empresa.

E se você quiser aprender mais sobre RH, siga nossas páginas no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram para receber conteúdos em primeira mão.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário