Home RHCustos do recrutamento Custo de aquisição de candidatos: entenda como calcular

Custo de aquisição de candidatos: entenda como calcular

por Marcelo Braga
homem em frente ao computador analisando o custo de aquisição de candidatos

Encontrar os profissionais adequados para a empresa não é uma tarefa tão simples, além disso, há um elevado custo de aquisição de candidatos que pesa no orçamento da instituição.

Fazer uma contratação errada pode trazer diversos prejuízos financeiros para o negócio, por esse motivo, é preciso que o setor de RH adote medidas estratégicas para fazê-la da melhor forma. Afinal, contratar os colaboradores ideais é fundamental para manter a empesa competitiva.

Pensando nisso, elaboramos este texto para mostrar quanto custa a aquisição de um profissional e o que pode ser feito para reduzir esses gastos. Confira!

Quais são os gastos de um processo de seleção?

Realizar a seleção dos candidatos é uma tarefa que custa tempo e dinheiro para a instituição. Quanto mais complexo for o processo de contratação, mais os profissionais do RH ficarão presos nessa atividade, gastando um tempo que poderia ser utilizado para exercer outras funções essenciais para o desenvolvimento do negócio.

Para obter o valor correto do custo de aquisição de candidatos, é preciso calcular as horas trabalhadas pelos colaboradores do setor de RH e demais entrevistadores na seguintes etapas:

  • divulgação das vagas nos canais de comunicação;
  • organização e análise dos currículos;
  • agendamento de entrevista com os candidatos pré-selecionados;
  • aplicação dos testes para cada um dos profissionais;
  • correção dos testes;
  • elaboração de relatórios;
  • avaliação dos resultados.

Para vagas com remuneração de R$ 2.000,00, em média, esse processo necessita de 52,5 horas e custa um investimento de R$ 2.404,63.

Como calcular o valor gasto na contratação de um colaborador?

A contração de um novo profissional representa gastos relevantes para a empresa. Além dos custos com o processo de recrutamento e seleção, existem os gastos com a contratação. Quando ela é feita pelo regime da CLT, os valores são bem consideráveis. Para entender melhor, veja quais são os gastos que uma contratação engloba:

  • salário;
  • INSS;
  • FGTS;
  • férias;
  • 13° salário;
  • vale-transporte.

É importante salientar que algumas organizações arcam com outros gastos, como horas extras, convênio médico, adicional noturno, vale-alimentação etc. Além disso, existem os custos com o acerto, indenizações pagas e multa do FGTS para os colaboradores que deixam a empresa.

Além destes custos, também precisa ser colocado na conta os custos diretos e indiretos para o processo, como:

Custos diretos:

  • Assinaturas de Job Boards;
  • Contratação de consultorias;
  • Gastos com telefonia;

Custos indiretos:

  • Tempo que os gestores levam na contratação;
  • Custo do metro quadrado do escritório;
  • Custo de infraestrutura.

Custos futuros:

Nos casos de contratação errada estes custos aumentam significativamente. Nestes cenários é necessário incluir na conta:

  • Salários pagos no período;
  • Custo de oportunidade pelos negócios e/ou resultados não efetuados no período;
  • Custo de treinamento e integração do profissional (seja horas, seja custos diretos).

Como uma empresa especializada pode ajudar a reduzir os custos?

A escolha errada do profissional influencia as finanças da empresa, impactando diretamente em seu crescimento. Para impedir que isso ocorra e, também, reduzir o custo de aquisição de candidatos, contar com uma empresa especializada pode ser uma boa ideia. Conheça as vantagens desse serviço!

Modernização dos processos

Sem dúvidas, a tecnologia é uma aliada muito importante para os recrutadores. Por exemplo, nas organizações que valorizam as contratações eficazes, toda a triagem é realizada por métodos tecnológicos.

Isso ocorre porque o momento de considerar as características dos candidatos exige muita atenção. Muitos locais contratam os profissionais por suas habilidades técnicas e, após algum tempo, acabam desligando-os por questões comportamentais.

Por esse motivo, verificar se o perfil do candidato está alinhado com a cultura da empresa se tornou essencial e até mesmo um diferencial.

Diante disso, atualizar o RH pode custar muito caro, já que exige uma capacitação elevada dos profissionais responsáveis pelo recrutamento e seleção. Além do mais, com tantas inovações, softwares e metodologias aparecendo no mercado, fica difícil a equipe interna acompanhar todas as tendências em meio a tantas atividades que devem ser realizadas.

Otimização do tempo

Para que os colaboradores da empresa consigam entender as inovações, é preciso investir em treinamentos e cursos. Além disso, será necessário que eles passem por um tempo de adaptação. Nesse período de aprendizagem da equipe, é possível que aconteçam falhas nos procedimentos de recrutamento e seleção, gerando prejuízos para o negócio.

Por isso, adequar os processos internos aos colaboradores exige um esforço diário. Em vez disso, esse tempo poderia estar sendo dispendido em outras ações e atividades estratégicas e cruciais.

Assim, contar com uma empresa especializada pode ser uma boa ideia, tendo em vista que essa é a melhor alternativa para realizar contratações atualizadas, poupando o departamento dos esforços exigidos por uma adaptação.

Diminuição dos gastos

Dependendo do porte da empresa, o custo pode ser bem menor ao escolher os serviços de recrutamento e seleção terceirizados ou softwares de recrutamento que cuidam de todo o processo. Isso se dá pelo fato da lei trabalhista ser muito complexa e acabar dificultando a organização de algumas instituições.

Para saber se a terceirização é uma boa alternativa para a empresa, é importante que você faça uma pesquisa no mercado para identificar o custo médio da contratação desse serviço, bem como as despesas atuais com profissionais contratados para realizar a tarefa internamente e, por fim, os recursos financeiros disponibilizados.

Além da diminuição dos gastos, é interessante averiguar se o serviço terceirizado mantém os processos tecnologicamente atualizados, com a adoção de sistemas capazes de realizar avaliações complexas e em dia com as alterações normativas.

Auxílio de especialistas

Uma empresa especializada é composta por profissionais qualificados e experientes no ramo. Isso faz com que as etapas do processo seletivo sejam conduzidas por meio de conhecimento científico em Recursos Humanos, o que garante maior qualidade para os resultados.

Além disso, a empresa adota uma postura imparcial, o que torna possível que a definição do perfil das vagas seja realizada de forma mais eficiente, sem avaliações tendenciosas e focada nas aptidões demonstradas, evitando que as contratações sejam feitas sem a minúcia necessária para formar um time produtivo.

Assertividade nas contratações

Fazer uma contratação inapropriada gera diversos prejuízos e uma série de problemas para qualquer empresa, trazendo um aumento nos gastos com rotatividade e custos com novas seleções e treinamentos de recém-contratados.

Esses erros são evitados quando você recorre a uma empresa qualificada, tendo em vista que os profissionais são competentes para selecionar somente os candidatos que se enquadram no perfil da vaga.

Foco em estratégia

Cada vez mais, as empresas precisam de uma conduta mais estratégica no departamento de RH. Seus colaboradores devem participar de decisões em reuniões de planejamento e desempenhar funções mais alinhadas, buscando o crescimento do negócio, com foco na gestão de pessoas.

Porém, para desempenhar da melhor forma possível essa função, é preciso deixar de lado atividades que podem ser terceirizadas e, assim, focar em ações que potencializam o papel estratégico do RH.

Agora que você conhece o custo de aquisição de candidatos e as consequências das contratações feitas de maneira incorreta, é preciso contar com o auxílio de uma empresa que agregue valor ao setor de Recursos Humanos e que contribua para o desenvolvimento do negócio.

Quer aperfeiçoar o processo de recrutamento e seleção da sua empresa? Então, entre em contato com a gente e veja como nossos serviços podem ajudar você!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário