Você já parou para pensar sobre qual é o propósito da sua empresa? É um conceito importante, pois é preciso deixar claro quais as contribuições que o seu negócio pode oferecer ao mundo. E tem se tornado um requisito imprescindível tanto para as empresas melhorarem o engajamento das suas equipes quanto para os candidatos no momento de aceitar oportunidades de trabalho.
Isso acontece porque o modo como novos talentos encaram o mercado de trabalho mudou: cada vez mais valorizam o propósito das empresas onde estão. As gerações mais jovens, especialmente a Z, não olham para o trabalho apenas como uma ocupação, mas o enxergam como uma oportunidade de crescimento e auto realização profissional.
Já as empresas apostam no poder de atratividade de seu propósito na hora de atrair candidatos. Além de procurarem por pessoas que acreditem no produto/serviço que estão trabalhando e tenham paixão por aquilo que fazem.
Nesse artigo, você irá entender o porquê sua empresa deve ter um propósito e como encontrá-lo.
A empresa no espelho: o que é o propósito
Como diz o renomado autor inglês Simon Sinek: “As pessoas não compram o que você faz. Elas compram o porquê você faz isso”. O propósito é algo que pode mover pessoas. Uma razão para a sua marca se orgulhar e poder colaborar para transformar o mundo em um lugar melhor. De certo modo, é um resumo simplificado dos valores e da cultura organizacional de uma empresa.
Todas as empresas possuem um propósito. Ele, no entanto, nem sempre é transmitido de forma transparente para colaboradores e consumidores. O que pode ser prejudicial, pois ter um propósito claro, verdadeiro e tangível ajuda a inspirar pessoas e dá uma visão mais prática sobre ações e atitudes a serem tomadas.
O propósito é o que dá o direcionamento para o posicionamento da marca e tomadas de decisão. Mais do que marketing ou um bom slogan, o propósito deve representar os valores da empresa e diferenciá-la no mercado. Desse modo, o caminho para o sucesso acontecerá de maneira muito mais fácil.
Benefícios de ter um propósito
Não é necessário ser uma grande empresa para ter um propósito. Qualquer negócio pode definir o seu – e é recomendado que se tenha. Pois as vantagens que pode lhe proporcionar são grandes.
De acordo com estudo feito pela Globescan, 40% dos consumidores dão preferência a marcas que contam com um propósito claro e agem para o bem da sociedade. Ele contribui para agregar valor positivo à sua marca, focando em oferecer experiências únicas para o consumidor, diferenciando sua empresa das outras no mercado.
O impacto causado dentro das organizações também é enorme, contribuindo para aumentar a confiança de todos, o senso de pertencimento e a união entre as equipes. Geralmente empresas norteadas de acordo com os seus propósitos oferecem um clima organizacional mais motivador e consequentemente contam com equipes mais engajadas.
Explore seu potencial: como pensar no propósito da sua empresa
Nem todas as empresas têm definido qual seu propósito no mundo, então separamos algumas dicas que contribuirão para sua empresa começar a definir e/ou deixá-lo mais transparente para o mundo.
Propósito é natural
É algo que nasce com a empresa. Não há como forçar um propósito. Assim, faça com que ele possa ser notado pelos seus clientes e colaboradores. O propósito da marca precisa ser parte da identidade da organização, em todos os níveis. Caso isso não esteja claro para você, comece respondendo as seguintes perguntas:
– A que objetivo maior nossa organização serve ou tem vocação para servir? ou;
– Que problema no mundo é uma dor muito grande e nossa organização tem vocação para resolver?
– O que é um futuro desejável para você? De que maneira nossa empresa pode contribuir para esse futuro desejável?
Isso ajudará a dar um norte sobre qual é o propósito da sua empresa.
Autenticidade
Seja honesto sobre o propósito da sua marca. Não invente nada sobre isso: Algo que não seja natural ou verdadeiro é tão prejudicial quanto não ter nenhum. Demonstre como o propósito da sua marca guia o dia-a-dia e está presente nas tomadas de decisões do seu negócio.
Esteja sempre tentando
Já diz o famoso ditado: Roma não foi construída em um dia. Sua empresa também não será. Guiar-se pelo propósito é um processo que exige esforço, sempre poderá ser melhorado com as práticas e os resultados não serão visíveis a curto prazo. Mas trará grandes recompensas futuras.
Portanto, ser claro sobre qual é o propósito da sua empresa tem tudo para contribuir com seu crescimento. Pode melhorar sua atratividade no mercado, tanto para clientes quanto para colaboradores e ajuda a trazer diferenciação ao seu negócio no mercado.