Home Carreiras Como conseguir seu primeiro emprego na área de TI

Como conseguir seu primeiro emprego na área de TI

por Marcelo Braga
primeiro-emprego-ti

O mercado de TI no Brasil passa por um fenômeno, no mínimo, interessante. Em um setor onde mais de 400000 profissionais serão necessários até 2024 mas pouco menos de 50000 são formados anualmente, a escassez de mão de obra é latente. Olhando para esse quadro, parece que se inserir nesse mercado é uma tarefa fácil.

Mas as aparências enganam. Sim, é uma área que passa por necessidade de mão de obra, mas ao mesmo tempo abre poucas oportunidades para profissionais inexperientes. Levantamentos feitos por grandes job boards do mercado indicam que, em média, apenas 25% das vagas em TI no país são para níveis júnior ou trainee.

É inegável que as empresas estão à procura de profissionais de tecnologia mais experientes. No entanto, como não há oferta suficiente deste tipo de profissional no mercado nacional, a tendência é que oportunidades para mão de obra mais jovem cresçam ao longo do tempo.

Assim, a proposta deste artigo é oferecer dicas que irão te ajudar a conseguir o primeiro emprego em TI!

Estude e esteja atualizado

A área de TI é marcada por estar em constante evolução. As tecnologias mudam o tempo inteiro e o profissional deve estar acompanhando atentamente essas movimentações, buscando aprimorar-se sempre.

Caso contrário, correrá o risco de seu conhecimento tornar-se obsoleto e se isso acontecer, você não conseguirá se inserir no mercado de trabalho. Portanto é importante sempre ler sobre a área em revistas e blogs para acompanhar novidades e tendências. Assim como fazer cursos que contribuam para te manter o mais atualizado possível.

Pois caso domine as tecnologias mais recentes no mercado, você estará um passo à frente no momento de procurar oportunidades.

Experiência e montagem de portfólio

Embora fundamental para se inserir na área de TI, montar um portfólio quando não se tem experiência profissional é inegavelmente mais difícil. No entanto, existem diversas maneiras para reunir seus projetos.

Caso esteja em uma faculdade, as atividades feitas para o curso poderão compor seu portfólio. Participar de grupos de pesquisa e extensão contará tanto para fazer seu portfólio como servirá de experiência na área.

O ambiente universitário também oferece algumas oportunidades que ajudam a trazer visibilidade para o profissional, como a presença em hackathons, olimpíadas de informática e por último – mas não exclusivo à universidade -, a participação em bootcamps. Os bootcamps em especial ajudam a enriquecer seu portfólio, pois a maioria deles culmina com a realização de algum projeto.

Outro caminho possível é colaborar em projetos opensource. Esse tipo de projeto colaborativo costuma ser uma ótima maneira para colocar todo o conhecimento obtido em prática e poder aprender observando e contribuindo com colaboradores mais experientes para fazer o projeto funcionar. Você também pode fazer alguns trabalhos como freelancer para encher seu portfólio.

E na hora de reunir tudo isso? Aqui é fundamental ter presença no Github, plataforma usada para publicar códigos, cooperar em projetos opensource que é reconhecida em todo mundo. Um perfil lá é algo que não pode faltar no seu currículo e é onde estará o seu portfólio profissional.

Domine inglês

Trabalhar em TI sem saber inglês é ruim. Não só irá limitar o seu aprendizado sobre as evoluções da área como também irá impedir que você se candidate para vagas no exterior. Essas oportunidades também aparecem para devs júnior ou estagiários. Assim, saber o principal idioma utilizado na área é um diferencial que ajudará a expandir seus horizontes

Faça networking com o LinkedIn

Se bem usadas, as redes sociais podem ser uma ótima ferramenta na busca por oportunidades. Participar de fóruns online sobre a área de TI ou estar em comunidades dentro de redes como Twitter ou Reddit é uma boa ferramenta para conhecer pessoas da mesma área que você e ajudar a construir seu networking.

Outro ótimo espaço para desenvolver networkings em TI é o LinkedIn. Por lá, é possível procurar por conexões com pessoas que trabalham na mesma área que você. Muitos recrutadores utilizam o LinkedIn quando procuram por profissionais. Sendo assim, além de criar um perfil, também é importante mantê-lo atualizado sobre seus projetos profissionais, novas qualificações, cursos, conquistas, entre outros.

Conseguir a primeira oportunidade em TI não é tão simples quanto parece, dada a escassez. Mas está bem longe de ser impossível. Com as orientações passadas aqui, é possível construir um portfólio atraente para recrutadores.

Algo tão importante quanto se preparar para as vagas é procurá-las nos lugares certos. E na plataforma da Reachr, que conta com uma base de dados voltada exclusivamente para o setor de TI, muitas oportunidades aguardam por você. Se estiver em busca de uma chance, basta clicar aqui, fazer seu cadastro e pronto!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário