Home Atração e Retenção 5 ideias para melhorar a experiência do candidato no R&S

5 ideias para melhorar a experiência do candidato no R&S

por Marcelo Braga
5-ideias-experiencia-candidato

Você já parou para pensar na experiência do candidato no momento de montar seu processo seletivo? Caso ainda não tenha pensado nisso, mude rápido de ideia. Tem se tornado um conceito cada vez mais importante na atração de candidatos. 
 
Isso acontece porque processos longos e cansativos podem levar a desistência por parte dos candidatos, levando a perda de talentos e também é nocivo a percepção da empresa no mercado de trabalho, o employer branding. 
 
Assim, focar na experiência do candidato durante o processo é parte fundamental na “guerra pelo talento”. Isso irá ajudar sua companhia a atrair mais candidatos e a reduzir o turnover das contratações. 
 

Cada vez mais as empresas precisam pensar nos candidatos e colaboradores também como potenciais clientes e influenciadores, capazes de impulsionar (ou detonar) sua marca empregadora no mercado. De acordo com o shortlist.com, 80% dos candidatos que passaram por experiências ruins, falaram abertamente de modo negativo sobre a empresa.  
 
Portanto, nesse artigo iremos te indicar 5 dicas vitais para sair vencedor nas batalhas pelos talentos:

Tenha um processo claro e estruturado:

É importante que os candidatos entendam o funcionamento do processo e veja a lógica por trás das etapas. Essa organização ajuda tanto o RH quanto os candidatos, que não gostam de participar de processos confusos e com muitas etapas.  
 
Para proporcionar a melhor experiência possível aos seus candidatos, seja claro sobre todos os aspectos da seleção: quantas etapas e como serão essas fases, o que a empresa está buscando e as datas previstas para cada parte do processo. 

Facilite a candidatura:

Para uma boa experiência do candidato, o processo de inscrição nas vagas deve ser o mais prático possível. Candidaturas muito longas ou complexas demais podem desestimular o candidato e fazê-lo desistir do processo. Assim, uma interface amigável e acessível de qualquer dispositivo é essencial.

Garanta o feedback

Para gerar uma boa experiência ao candidato, é preciso pensar em quais são suas dores. E uma das principais é quando ele se dedica a um processo de seleção e não obtêm nenhum retorno sobre sua participação. 
 
Assim, fornecer feedbacks rapidamente em cada etapa do processo ajuda a fortalecer sua marca empregadora, além de contribuir com o crescimento pessoal do candidato. E quanto mais longe o candidato chegar, mais detalhado deverá ser o feedback para ele.

Promova a cultura da empresa

Aqui reside um ponto importante para a conquista dos candidatos e promoção de uma experiência agradável: a cultura organizacional da sua empresa. Por isso, conte a história da sua empresa, mostre os valores promovidos e dê atenção ao propósito da sua marca.  
 
Promover uma boa imersão do candidato na cultura da empresa ajudará a engajá-lo melhor no processo e facilitará a avaliação do fit cultural dele com a vaga desejada.

Aposte na diversidade

Demonstre, em todo o processo, que sua empresa é aberta à diversidade profissional, tanto de ideias quanto de pessoas. Não adianta, no entanto, ficar apenas no discurso: ações práticas de acolhimento e inclusão serão necessárias – e provavelmente exigidas pelos candidatos.  
 
Essas 5 dicas ajudarão sua empresa a pensar na experiência do candidato ao longo do processo seletivo. E acredite: seu negócio só tem a ganhar com isso!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário