Home Carreiras Mudança de área: 3 dicas para realizar a sua com sucesso

Mudança de área: 3 dicas para realizar a sua com sucesso

por Marcelo Braga
3-dicas-mudança-de-area

Em algum momento da sua carreira, você já se perguntou se está feliz com o que faz? Ou será que a empregabilidade da sua área e as perspectivas de crescimento são animadoras? Assim, se você estiver em um ponto onde os desafios da sua área não te motivam mais ou está insatisfeito com os rumos que sua vida profissional está tomando, talvez seja o momento para pensar em uma transição de carreira. 
 
Esse é um desejo bem comum: de acordo com a pesquisa Re:trabalho 2020, realizada pela startup Tera, 53% dos brasileiros consideram mudar de área nos próximos 12 meses. Quem está pensando em fazer uma mudança de área está buscando maior satisfação profissional, mais conforto financeiro, mais estabilidade ou está atrás de novos desafios.  
 
Independente da motivação, entretanto, é preciso pensar com cuidado. A mudança de área é um momento complexo para qualquer trabalhador e exige um bom planejamento antes de dar o próximo passo. 
 
Nesse artigo, traremos algumas dicas que devem ser levadas em consideração antes desta mudança. 

O que te move? 

Existem diversos motivos para mudar de carreira. Para fazê-la da melhor maneira, é preciso ter bem claro qual é o seu. A partir dessa análise, será possível pensar em qual será o tamanho dessa mudança.  
 
Escolher uma nova área é diferente de escolher uma nova profissão ou mesmo um novo emprego. Assim, se suas frustrações com a área envolverem questões maiores do que apenas o seu ambiente atual, a mudança é válida, e então é hora de pensar no passo seguinte: 

Finanças: um passo atrás para dar dois à frente

Esse é um ponto muito importante para fazer uma mudança de área mais suave e adequada. Assim, ter algum dinheiro guardado – o ideal é que esse valor cubra entre 6 a 9 meses dos seus gastos mensais – te dará alguma tranquilidade para focar integralmente nesse momento da sua vida profissional. 
 
Caso não tenha esse valor, o recomendado é realizar os passos da transição ao mesmo tempo em que se está na área atual. 
 
Uma reserva financeira te ajudará a passar pelas etapas iniciais da transição. Pois é possível que, na área nova, você comece em uma posição inferior àquela que você estava anteriormente. Ou seja, existe a hipótese de passar por um período recebendo menos.   
 
Ou pior: também há a possibilidade de passar um tempo procurando oportunidade na nova área e por conta disso, sua renda cairá muito. Assim, ter uma poupança ajuda a absorver o impacto de possíveis quedas no orçamento.  
 

Não se apresse 

Algo importante para realizar uma transição de carreira bem feita é entender que esse não pode ser um passo apressado. Levará algum tempo para se preparar adequadamente e cada uma dessas etapas devem ser respeitadas.  
 
A primeira delas é estudar a área para qual você está querendo mudar: o salário médio dela é melhor do que o da sua área atual? Como é a rotina de trabalho na nova área? O que pessoas que já estão lá dizem sobre? Quais são os requisitos que as vagas costumam pedir? Assim, você irá entender melhor para onde está indo e ponderar os prós e os contras.  
 
A próxima é investir em autoconhecimento e imersão na nova área: entre em cursos, leia e se informe, participe de eventos e comunidades para construção de networking e assim conseguir adequar sua formação e habilidades ao que o mercado da nova área demanda dos profissionais.  
 
Construir essa rede de contatos é especialmente importante, pois facilitará seu caminho no momento de se recolocar no mercado de trabalho. Então, investir tempo e esforço para a construção de networking é bastante válido. 
 
Por fim, é importante manter-se mentalmente forte. A transição de carreira é um momento delicado e nem tudo pode acontecer tão rápido quanto esperado ou mesmo dentro daquilo que foi planejado. Por isso é importante pensá-la em etapas e comemorar cada pequeno passo. Assim como recuperar-se dos percalços que irão ocorrer até você conseguir chegar no seu objetivo. 
 
Nunca é tarde para mudar e buscar sua felicidade e se preparar para isso é o que irá te ajudar a conseguir uma mudança de área mais suave. Cadastrar-se na plataforma da Reachr irá te ajudar no momento da recolocação profissional! 

Você pode gostar também de

Deixe um comentário