Home Dicas Empresarial 4 práticas para evitar esgotamento profissional dos colaboradores

4 práticas para evitar esgotamento profissional dos colaboradores

por Marcelo Braga
4 práticas para evitar esgotamento profissional dos colaboradores

Em um mundo tão corrido e cheio de informações como o de hoje, é muito frequente o surgimento de problemas de saúde mental e física no ambiente de trabalho. Nesse cenário, o estresse e o esgotamento profissional aparecem como algumas das questões principais, sendo fundamental que a empresa fique atenta a eles.

Esse é um assunto sério e não pode ser banalizado. Além de trazer prejuízos graves para a vida de um colaborador, o esgotamento físico ou psicológico afeta seu desempenho, muitas vezes sendo causado ou reforçado por fatores do próprio trabalho. A organização é, portanto, responsável por cuidar desse aspecto e fazer o seu melhor para evitá-lo.

Nem sempre é fácil detectar que seus profissionais estão esgotados, pois os sinais não são tão óbvios ou evidentes. Por isso, é fundamental estar sempre de olho e fazer investigações aprofundadas sobre o assunto. De qualquer maneira, medidas preventivas são sempre necessárias.

Para ajudar, trouxemos 4 exemplos de práticas que contribuem para evitar esse esgotamento. Continue lendo e promova a qualidade de vida na sua empresa!

1. Desenvolva uma boa gestão da agenda

A agenda das equipes e de cada colaborador precisa ser elaborada com muito cuidado. A empresa tem muitas demandas e é comum ter muitos objetivos, com pressa para alcançá-los. É preciso, no entanto, repensar essas atitudes mais aceleradas, permitir que haja mais tempo e encontrar um equilíbrio para não sobrecarregar ninguém.

Não dê muitas metas de uma só vez a uma pessoa. Em vez disso, permita que ela foque em um ou em poucos objetivos. Observe o nível de exigência e o tempo estipulado de cada atividade ao montar cronogramas, impedindo que se acumulem tarefas demais em um curto período.

É importante construir as agendas pensando também em um tempo para descanso e para a vida pessoal dos seus colaboradores. A descentralização de tarefas é uma medida que pode contribuir muito.

2. Tome cuidado com certas ações

Várias empresas vêm dando liberdade para que o próprio profissional monte sua agenda. Além disso, visando a uma organização mais colaborativa, solicitam também que as equipes participem de diversas reuniões e eventos de tomada de decisão.

É claro que essa participação, transparência e autonomia são fatores importantes, mas é preciso tomar cuidado com a maneira como são implantadas, para não se tornarem mais motivos de sobrecarga. O colaborador pode ficar confuso ou receoso de acrescentar poucas atividades no seu dia, por exemplo, ou pode ficar ainda mais desgastado com o excesso de participação.

Por isso, a palavra-chave aqui também é “equilíbrio”. É fundamental que a empresa apoie, oriente e fique atenta às necessidades do colaborador nesses processos.

3. Ofereça terapias de prevenção

Essas medidas fazem toda a diferença quando o assunto é o esgotamento profissional. É interessante que a empresa conte com psicólogos voltados a escutar e acolher os colaboradores, realizar processos de terapia breve e outras. As terapias alternativas, como yoga, meditação, acupuntura e shiatsu, também têm muito a contribuir.

Essas práticas podem ser realizadas dentro da própria empresa ou em convênios com clínicas, por exemplo. Caso se note que algum profissional está com problemas mais sérios de desgaste e estresse, é fundamental também encaminhá-lo para acompanhamentos psicológicos e psiquiátricos mais longos, oferecendo todo o suporte necessário.

4. Invista em ambientes de relaxamento

Os ambientes de descanso e relaxamento são uma boa medida para promover o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores. Você pode investir em salas para cochilos, leitura, interação e jogos, por exemplo.

Essas são estratégias que também contribuem para a motivação, o engajamento, a produtividade e a retenção de talentos. É importante que as equipes tenham intervalos e horários flexíveis para poder aproveitar esse tipo de benefício.

Com essas práticas, você evita o adoecimento de colaboradores, melhora seu desempenho e ainda aumenta a satisfação e a atratividade da companhia. Atualmente, empresas que investem em qualidade de vida e saúde para suas equipes são consideradas inovadoras.

O que você achou das nossas dicas para evitar o esgotamento profissional? Para contribuir ainda mais com sua produtividade, confira agora nosso post sobre o projeto Aristóteles do Google para você se inspirar!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário