Home RHDados e indicadores RH Tech: o que é e como ele melhora o recrutamento

RH Tech: o que é e como ele melhora o recrutamento

por Marcelo Braga
RH tech, o que é e como ele melhora o processo de contratação, equipe reunida utilizando das ferramentas tecnológicas para aumentar a assertividade das contratações

RH tech ou RH tecnológico, é um conceito utilizado por negócios que querem modernizar os seus processos de gestão. A relação entre organização e digitalização está cada vez mais estreita, o que representa um novo desafio para a área de recursos humanos.

Nesse desafio, podemos incluir uma das funções com maior peso para os resultados do RH e da empresa como um todo: o processo de contratação.

Contratar novos talentos nunca foi uma tarefa simples, sendo uma atribuição bem específica do setor de recursos humanos que, por sua vez, busca o equilíbrio entre a objetividade do processo e a subjetividade que envolve avaliar pessoas.

Nessa busca constante de um método equilibrado e eficiente, a tecnologia serviu como uma luva, oferecendo recursos capazes de organizar cada etapa do processo e trazer a precisão necessária para tornar a escolha mais assertiva.

Nesse artigo iremos apresentar o conceito de RH tech, suas características e seus principais benefícios!

O que é RH tech?

A automatização de algumas tarefas da área de recursos humanos, com a substituição de processos burocráticos por softwares de RH, é uma tendência do chamado RH tech.

Contudo, esse conceito não se resume apenas à utilização de softwares e recursos avançados, mas a uma mudança de mentalidade e cultura que atinge todos os setores do mercado.

O digital transformou a forma pela qual as pessoas interagem dentro de uma organização, da mesma forma que trouxe novos desafios para a gestão de pessoas, a qual precisa dar conta de uma nova dinâmica interna e externa.

Características do RH Tech

Cada empresa possui sua cultura organizacional, objetivos, missão e valores compartilhados, porém existem características associadas ao modelo de RH tecnológico que afetam toda organização que o adota. São elas:

  • integração de processos dos diferentes setores;
  • geração de valor a partir da análise de dados;
  • otimização de recursos;
  • utilização de métricas;
  • inserção em redes sociais colaborativas;
  • aplicativos e softwares de gerenciamento e análise de perfis.

Todas essas mudanças impactam diretamente na formação de novos arranjos organizacionais, com equipes mais abertas e voltadas para a inovação, assim como transforma os critérios envolvidos na contratação de talentos.

Quais benefícios o RH tech traz para a empresa?

As soluções de RH Tech vêm transformando o modo como as empresas lidam com pessoas — do recrutamento à demissão, passando pela seleção, contratação, desenvolvimento e relacionamento com cada colaborador.

Os processos ficaram mais rápidos, dinâmicos e inteligentes, colaborando até com a redução de custos. E para mostrar como isso pode ser alcançado, convidamos você a descobrir como o RH Tech pode melhorar os resultados da sua empresa.

Otimização dos processos de recrutamento e seleção

Antigamente, as vagas de uma empresa eram divulgadas em comunicados internos, jornais e por meio de agências especializadas em recrutamento. Contudo, com o avanço da tecnologia, esse cenário mudou.

O ambiente on-line vem sendo cada vez mais utilizado para otimizar os processos de recrutamento e seleção de candidatos. Existem outras formas além das plataformas digitais que divulgam as vagas, realizam testes e a candidatura dos profissionais.

Uma delas é o monitoramento de perfis. Por meio dele, profissionais de RH fazem a análise dos perfis dos candidatos com o intuito de saber se são compatíveis com a missão e os valores da corporação.

Outra maneira de otimizar os processos de recrutamento e seleção ocorre com o auxílio de aplicativos e softwares que fazem essa análise de modo automático — indicando os candidatos que têm potencial para uma determinada vaga.

Neles, os candidatos são ranqueados de maneira criteriosa a partir da avaliação de diversas frentes. Tais como formação acadêmica, área de atuação, perfil profissional, rede de relacionamento, entre outros.

Desse modo, a HR Tech mostra o quanto um candidato é atrativo ou não para a vaga — e vice-versa —, além de apresentar os pontos fortes e de melhorias para que ele busque o próprio desenvolvimento.

Gerenciamento de contratações, demissões, salários e outros

As soluções em RH Tech também podem colaborar com o gerenciamento de contratações. Elas estão em sintonia com as especificidades e normatizações impostas pelo governo.

Vale destacar que 2018 é o ano em que passou a vigorar o e-Social, a plataforma digital que unifica o processo de fechamento da folha de pagamento e facilita o cumprimento das obrigações trabalhistas.

Essa ferramenta é vinculada a órgãos como Ministério do Trabalho, Receita Federal, Caixa Econômica Federal e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além da folha de pagamento, outros 14 itens serão entregues por meio do e-Social.

Mas a tecnologia também auxilia outros aspectos, como o pagamento de salários — que podem ser agendados e pagos, por exemplo, por meio de cartões pré-pagos e que substituem a burocracia que o colaborador enfrenta ao abrir uma conta no banco.

Todos os documentos dos colaboradores podem ficar disponíveis em um sistema, facilitando o acesso e o controle da sua equipe de RH. Torna-se mais prático buscar informações em um software do que em gaveteiros e arquivos físicos.

Outra solução que veio para diminuir as tarefas e os custos do setor de RH, são os softwares de registro de ponto alternativos. Que disponibilizam um sistema completo para a gestão e marcação de ponto de forma online. Além da diferença na forma de registrar o ponto comparado aos métodos convencionais, como relógio de ponto ou ponto cartográfico, os sistemas alternativos se adequam a portaria 373 do MTE. Já os sistemas convencionais são aderentes a postaria 1510 do MTE.

Monitoramento da produtividade dos colaboradores

Essas soluções também influenciam positivamente na produtividade dos seus colaboradores. Por meio de um software de planejamento, é possível facilitar a criação e organização de tarefas, projetos e cronogramas.

O rendimento de cada colaborador é apresentado em um gráfico que mostra sua curva de aprendizado — apontando a velocidade com a qual ele cresce dentro da organização. Isso é essencial para revelar talentos que podem se transformar em líderes.

E um ponto positivo desse acompanhamento feito pela área de Recursos Humanos é que as informações geradas ficam em um ambiente on-line. Desse modo, outros membros da equipe podem continuar o processo de avaliação de onde ele parou.

Já o gestor do colaborador tem a possibilidade de visualizar com mais clareza as habilidades desse profissional, direcionando-o para as atividades que têm mais relação com o perfil dele.

Outro ponto importante é que o monitoramento da produtividade dos colaboradores identifica aqueles que talvez estejam precisando de atenção. O que impede que o baixo rendimento afete ainda mais a motivação desses profissionais.

Facilitação da gestão de benefícios

Sabia que uma boa gestão de benefícios ajuda o RH a ser uma área mais estratégica para a empresa? Isso ocorre porque ela consegue atender com eficiência às demandas do capital humano da organização.

E como a gestão de benefícios é a prática que tem por objetivo atrair e reter colaboradores talentosos, ela precisa ser feita de maneira ímpar e, ao mesmo tempo, precisa do suficiente para funcionar.

Com a ajuda de soluções em RH Tech, o gestor de RH consegue escolher e oferecer os benefícios certos, favorecendo a todos. Do mesmo modo, por meio de relatórios, torna-se possível estudar as preferências dos colaboradores e avaliar a disponibilidade do orçamento da companhia.

Essa precisão na gestão de benefícios traz vantagens, como a diminuição da rotatividade de pessoal e absenteísmo — afinal, as pessoas terão menos motivos para sair da empresa.

O clima organizacional também recebe um apoio muito importante para sua manutenção, contribuindo com a valorização das pessoas e o consequente aumento da produtividade e dos resultados da equipe.

Redução de custos por meio da automação de tarefas

Todos os benefícios das soluções em RH Tech que foram citados até o momento levam a companhia à redução de custos Contudo, outro aspecto que a tecnologia para recursos humanos traz é a redução de custos por meio da automação de tarefas.

Além disso, a automação diminui a quantidade de erros que podem acontecer em tarefas manuais, bem como o retrabalho que envolve a correção delas. Sendo assim, sobra mais dinheiro para investir em melhorias contínuas.

Portanto, considere as soluções de RH Tech para sua empresa. Independentemente do porte ou segmento, é fundamental que ela conte com o apoio de tecnologia de ponta para reduzir custos e, ao mesmo tempo, se tornar mais competitiva no mercado.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário