Home Dicas Empresarial RH estratégico: qual a importância e como implementar

RH estratégico: qual a importância e como implementar

por Marcelo Braga
RH estratégico

O RH estratégico é reflexo do novo papel que o setor de RH tem ganhado no mundo corporativo nos últimos anos. Se antes o RH passava maior parte do tempo executando tarefas mais burocráticas, os avanços tecnológicos atuais tornaram a vida do setor mais fácil e, com isso, há muito mais tempo e espaço para se pensar o RH de maneira estratégica.

Nesse artigo, vamos falar sobre o que é o RH estratégico, qual sua importância para os negócios, os principais pilares do RH estratégico e como implementá-lo na sua empresa!

O que é o RH estratégico?

O RH estratégico trata sobre fazer a gestão do RH de uma maneira que apoie também as metas e resultados de longo prazo da empresa. Isso ajuda a garantir que os mais variados aspectos da gestão de recursos humanos estejam alinhados para levarem aos resultados pretendidos pela organização.

Nesse sentido, todas as ações do RH devem ser feitas com foco no planejamento da organização, voltando-se ao crescimento e alcance de metas.

Assim, o RH estratégico enfatiza a importância do setor para a tomada de decisões dentro da empresa, indicando o quadro atual dos colaboradores e como eles devem ser melhor aproveitados ou remanejados dentro da empresa – contando com informações baseadas em dados e tecnologia para auxiliar essas decisões.

Qual a diferença entre o RH tradicional e o estratégico?

A grande diferença entre ambos está na capacidade de lidar com processos para além do RH. No modelo tradicional, há um foco muito maior nas atividades administrativas e operacionais consideradas essenciais para coordenar a força de trabalho, se concentrando nas necessidades imediatas dos colaboradores.

Já o RH estratégico atua de modo diferente, com uma visão de longo prazo em relação ao crescimento da organização, alinhando conceitos e práticas para que a empresa cresça. Nesta visão, entram em foco questões relacionadas a cultura organizacional, valores, compromissos socioambientais, qualidade e estrutura do negócio.

Quais são os pilares do RH estratégico?

O RH estratégico está ancorado em quatro pilares fundamentais, listados aqui abaixo:

– Visão estratégica
– Comunicação integrada
– Análise de dados
– Inovação em tecnologia

Vamos saber um pouco mais sobre cada um deles:

Visão estratégica

O primeiro ponto para um RH estratégico é que ele preza por um entendimento muito mais aprofundado do negócio. Isso significa que o RH não deve conhecer apenas sobre o seu setor, mas precisa saber sobre todas as áreas da empresa. Sua missão é estar mais próximo dos colaboradores, tendo um papel atuante na melhoria dos resultados da empresa. Por isso, o setor de RH deve ter um representante na diretoria da empresa e precisa estar sabendo de todas as decisões da companhia.

Assim, o RH deve participar da elaboração das estratégias do negócio em todos os âmbitos, seja no curto, médio ou longo prazo. Sua participação mais direta é fundamental para o direcionamento mais preciso das contratações, demissões e desenvolvimento dos talentos da empresa, com foco no fit cultural entre colaboradores e valores e objetivos da empresa.

Comunicação integrada

Cada dia mais, as empresas reconhecem a importância de focar na comunicação para conseguirem atingir melhores resultados. Nesse sentido, uma das missões do setor de RH está em identificar e explorar os canais de comunicação para criar uma ponte entre os gestores e os colaboradores.

Desse modo, é de responsabilidade do RH estratégico criar e implementar estratégias para uma gestão de pessoas mais engajada, buscando promover eventos, palestras, treinamentos, reuniões e outras ações que ajudem a melhorar a integração entre as equipes e contribuam para melhorar ao máximo o aproveitamento das habilidades dos seus colaboradores.

Análise de dados

Para ser considerado estratégico, o RH deve basear suas ações nos dados gerados pela empresa, para que assim possa entender quais são as necessidades do negócio e direcionar os profissionais mais adequados para atendê-las.

A leitura de dados no processo decisório fornece um embasamento maior para as decisões tomadas e não permite espaço para achismos e vieses inconscientes, estando apto para participar de processos decisórios, identificar problemas e garantir que a empresa esteja sempre produtiva.

Inovação em tecnologia

A tecnologia é o que permite que o RH possa atuar de forma estratégica. O RH estratégico utiliza das ferramentas digitais como softwares de recrutamento e seleção, análises do perfil comportamental, módulos de ERP para aumentar sua produtividade, ser mais eficaz e conquistar melhores resultados, sem perder a qualidade nos resultados.

Quais são os benefícios que o RH estratégico traz?

Fazer a transformação de um RH operacional para o RH estratégico gera diversas vantagens. Saber quais são é essencial para entender se vale a pena encarar o processo de transformação. Abaixo listamos alguns dos benefícios que essa mudança pode trazer!

Redução do turnover

Com uma seleção mais assertiva, é perfeitamente possível melhorar a retenção de talentos dentro da empresa. Afinal, alta rotatividade da equipe pode ser algo devastador para os negócios.  

Desenvolver uma conexão entre colaborador e empresa, através da compatibilidade de valores entre ambos e por ações de reforço constantes desse vínculo é um dos resultados que um RH estratégico pode proporcionar.

Isso porque o RH estratégico se dedica à análise do fit cultural durante o processo de recrutamento, alinhando competências comportamentais das pessoas candidatas à cultura organizacional da companhia, bem como trabalha fortemente para criar e manter vínculos entre as equipes internas.

Desenvolvimento dos talentos

Para ser uma empresa com sucesso contínuo e sustentável, não adianta apenas contratar os melhores talentos, é preciso desenvolvê-los. Um RH estratégico se importa com a progressão profissional dos seus colaboradores, o que ajuda a mantê-los engajados e satisfeitos, melhorando também o poder de retenção.

Assim, um RH estratégico busca promover iniciativas que ajudem seus colaboradores a evoluírem na carreira, por meio de treinamentos, aperfeiçoamentos, cursos e parcerias para garantir que aumentem seu repertório de conhecimentos.

Economia de recursos

Com uma visão mais ampla do negócio e alinhada com os objetivos de longo prazo, o RH estratégico pode contribuir para economizar recursos financeiros da organização. Um dos principais gastos das empresas está na contratação e desenvolvimento dos seus colaboradores e com a melhoria na retenção de talentos, bem como contratações mais assertivas, esses custos com pessoal podem diminuir significativamente.

Aumento da produtividade

Mantendo uma equipe alinhada e satisfeita, a alta produtividade vira parte da rotina da organização, fazendo com que sua empresa se destaque da concorrência com um serviço de mais qualidade. Colaboradores engajados trabalham mais e melhor, gerando inovação e crescimento para o negócio como um todo.

Como desenvolver um RH estratégico?

Se você chegou até aqui, você já entendeu os pilares do RH estratégico e quais são suas vantagens para o negócio. Assim, vamos oferecer algumas dicas para ajudar na transição de um modelo operacional para um RH estratégico.

Definir uma meta

Um RH tradicional preocupa-se apenas com ações e processos e para um RH estratégico, isso não é o suficiente.

O RH estratégico opera a partir de uma meta, pois com ela fica mais fácil agir estrategicamente e estabelecer um objetivo comum para todos contribuírem para que ele seja atingido.

Assim, o primeiro passo para um RH estratégico é definir uma meta para o setor. Ela deve ser mensurável, realizável e desafiadora.

Seja proativo

Um RH estratégico sempre tem uma postura proativa para lidar com os problemas, nunca estando parado esperando os problemas aparecerem. Afinal, melhor do que ser um solucionador de problemas é fazer a diferença e aperfeiçoar a atuação para que esses problemas nem apareçam.

Assim, um RH estratégico é aquele que identifica situações problemáticas em potencial ou procedimentos passíveis de aperfeiçoamento e atua para contribuir com o alcance das metas e objetivos da empresa.

Invista em pessoas

Um dos principais mantras do RH estratégico está em colocar as pessoas em primeiro lugar. Afinal, o capital humano é o ativo mais importante de qualquer organização e o desenvolvimento de pessoas é essencial para qualquer estratégia de negócios bem-sucedida.

Assim, transformar a empresa em um ambiente estimulante e seguro para que os colaboradores se sintam valorizados, apreciados e tenham espaço para se desenvolver é vital para a melhoria da retenção de talentos.

Invista na marca empregadora

Uma boa marca empregadora ajuda a manter a equipe satisfeita e engajada em suas funções, o que irá refletir positivamente na produtividade de todos.  Afinal, quanto mais sua equipe sentir que a empresa é um bom local para trabalhar, mais eles irão vestir a camisa da empresa, podendo até mesmo atuar como embaixadores da marca, gerando uma imagem positiva da empresa.

Essa imagem positiva exerce efeitos mesmo no público externo, afinal o público tende a confiar mais em empresas bem-avaliadas pelos seus colaboradores, além de ajudar a atrair talentos que estão no mercado e gerando vantagens competitivas para seu negócio.

Transformar o mindset da empresa

 Essa é a parte mais complicada para se implementar o modelo de RH estratégico. Pois não basta adotar novas medidas, processos e discursos se eles não forem completamente abraçados e incorporados por cada membro da empresa.

Assim, convencer os gestores e os colaboradores dos benefícios em potencial que um modelo estratégico pode trazer para eles é vital para que os esforços sejam bem-sucedidos.

Implementar o modelo estratégico exige muito trabalho e acompanhamento constante. Assim, estar por dentro das principais tendências e práticas do setor é fundamental para garantir o sucesso da organização, ajudando-a a evoluir e tornar-se melhor.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário