Home Dicas Empresarial Produtividade no trabalho: O que é e o que não é saudável

Produtividade no trabalho: O que é e o que não é saudável

por Marcelo Braga
produtividade no trabalho

Maior produtividade no trabalho é algo que tanto empresas quanto colaboradores desejam alcançar. As companhias desejam que seus talentos consigam produzir tudo aquilo que são capazes e os colaboradores entendem que ser produtivos os ajudarão a alavancar sua carreira.

Entretanto, embora isso possa parecer positivo, os danos que o excesso pode causar à saúde física e mental dos seus colaboradores, bem como a deterioração do ambiente de trabalho, podem não compensar a longo prazo.

Nesse artigo, iremos tratar sobre os principais sinais de quando a produtividade se torna excessiva, como empresa e colaboradores são afetados e como desenvolver hábitos para uma produtividade saudável:

O que é a produtividade excessiva no trabalho?

Em termos simples, é a obsessão insalubre por ser produtivo, onde o indivíduo sente a necessidade de garantir a utilização máxima de cada minuto do seu dia para o trabalho, sacrificando inclusive seu tempo com familiares, amigos ou atividades pessoais.

Quais são os sinais de trabalho excessivo?

‎Os sinais nem sempre são aparentes e nem sempre você terá um feedback sobre o assunto. Por isso fique atento a alguns sinais de sobrecarga:

‎1. Falta de foco‎

‎Se seus colaboradores se esforçam para se concentrarem em algumas tarefas ou parecem distraídos em reuniões, não assuma automaticamente que é porque eles não estão comprometidos com o trabalho. Funcionários sobrecarregados muitas vezes não têm foco.

‎2. Mudanças de humor repentinas

‎O estresse nem sempre é demonstrado da maneira que você pode esperar. Como gestor, você conhece sua equipe, seus traços de personalidade, e seu comportamento em geral. Se um membro da equipe de repente não parece estar em seu humor habitual, pode ser um sinal de excesso de trabalho. Eles podem ficar retraídos, quietos ou menos sociáveis, ou podem parecer mais emocionais, irritáveis e mal-humorados sem nenhuma razão aparente. Mudanças repentinas de humor como essas podem levar a problemas de saúde mental mais graves, como ansiedade ou depressão.

‎3. Diminuição dos níveis de energia‎

‎Se toda a energia da sua equipe está sendo sugada pelo excesso de trabalho, sinais de exaustão começarão a aparecer e alguns dos sinais desta queda de energia são redução ou paralização de atividades pessoais até então prazerosas ou falta de participação ativa.

‎Atitudes como não contribuir tão entusiasticamente quanto antes em reuniões, ou mesmo não mostrar seu rosto em reuniões virtuais são sinais de alerta. Afinal, o cansaço é difícil de esconder, mesmo com um muito café e maquiagem.

‎Como a produtividade excessiva afeta o colaborador

A sobrecarga de trabalho pode afetar negativamente a vida do colaborador, levando-o ao burnout e a exaustão física. Em 2019, o burnout foi adicionado à classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) como doença de fenômeno ocupacional.

‎Em um artigo publicado na revista Environment International, foi revelado que‎ o excesso de trabalho (o estudo define como trabalhar mais de 55 horas por semana), é o maior fator de risco para doenças ocupacionais‎‎, representando cerca de um terço das doenças relacionadas ao trabalho.

Esse excesso de trabalho pode comprometer a saúde dos colaboradores e sua longevidade de duas maneiras. Uma delas é o aumento nos hormônios do estresse levando à elevação da pressão arterial e do colesterol. A outra são as mudanças de comportamento, uma vez que essas longas horas de trabalho são obtidas normalmente à base de pouco sono, pouca ou nenhuma atividade física e com uso de substâncias como a cafeína.

Como a produtividade excessiva afeta as empresas

Pode parecer positivo para as empresas que seus colaboradores se dediquem além das horas contratadas, entretanto no longo prazo, essa prática e cultura de trabalho podem ser prejudiciais para as companhias. Abaixo listamos alguns riscos:

‎Queda significativa de produtividade

A produtividade e desempenho geral da equipe podem ser comprometidos, assim como o ambiente de trabalho. Comunicação interpessoal, julgamento, empatia e gerenciamento das próprias reações emocionais, se deterioram rapidamente.

O que pode significar um clima organizacional ruim e contribuir para um cenário de desmotivação geral.

Custos financeiros

A sobrecarga de trabalho afeta negativamente o balanço da empresa. De acordo com o ‎‎Instituto Americano de Estresse‎‎, cerca de 60% das consultas médicas realizadas pelos colaboradores dos EUA são por causa de problemas de saúde relacionados ao estresse do trabalho, resultando em perdas de U$$ 300 bilhões de dólares anuais às empresas. Colaboradores sobrecarregados também respondem por custos mais elevados com planos de saúde. ‎

Aumento do absenteísmo

As ausências tenderão a aumentar e se tornar recorrentes caso sua equipe sinta-se sobrecarregada de trabalho, seja por motivos de saúde ou pela perda de motivação e engajamento.

Como criar hábitos saudáveis de produtividade no trabalho

Se chegou até aqui, você entendeu como o excesso pode afetar negativamente sua empresa. Agora, traremos algumas dicas de hábitos saudáveis para estar ao lado do seu colaborador e crescer de maneira saudável.

‎Alimentação saudável

Uma das razões pelas quais muitos colaboradores se sentem improdutivos durante o trabalho é sua nutrição. Alimentos ricos em carboidratos e gordura são conhecidos por causar fadiga, sonolência e falta de foco. Uma alimentação ruim pode atrapalhar o desempenho durante o dia inteiro.‎

Assim, se sua empresa está no regime presencial, disponibilizar lanches saudáveis durante o expediente, assim como frutas frescas, nozes e barras de proteína, pode fornecer os nutrientes necessários para manter um alto nível de foco e engajamento do seu pessoal.

É por isso que empresas gigantescas como Google e Facebook fornecem lanchonetes totalmente abastecidas em seus escritórios. Isso não só aumenta a produtividade, mas também o nível de felicidade dos seus colaboradores. Enfim, sentir-se cuidado pela empresa melhora a percepção de pertencimento e engajamento.

‎Priorize as tarefas da sua equipe

‎Evitar a distribuição de múltiplas demandas para serem executadas simultaneamente é uma maneira da sua equipe concentrar toda a sua atenção em uma única tarefa sem distrações. Este método ajuda a recuperar o foco e melhorar os períodos de atenção.

Incentive o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho‎

‎Implemente um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional para apoiar a saúde mental de sua equipe. Garantir que o trabalho não transborde na vida pessoal de seus funcionários é uma obrigação. Se tudo o que sua equipe faz é comer, respirar e dormir trabalho, eles logo ficarão sem resistência. Dias de férias, dias de trabalho e dias de folga podem fazer maravilhas para ajudar a manter esse equilíbrio. ‎

‎Cada vez mais as pessoas estão buscando um emprego que ofereça esse tão necessário equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional. Incentive sua equipe a cuidar da sua saúde mental e ofereça webinars com palestrantes convidados que promovam um estilo de vida saudável e equilibrado. ‎

‎Estabeleça limites e pequenas pausas

‎Alguns funcionários podem pensar que seus gestores verão a alta produtividade a qualquer custo como uma característica positiva. É importante estabelecer limites com sua equipe para que eles saibam que o excesso de trabalho não é encorajado. Um limite simples para definir é garantir que seus funcionários não estejam verificando ou respondendo a e-mails fora do horário de trabalho.‎

O corpo humano demonstra sinais quando necessita de uma pausa, como a inquietação, incapacidade de permanecer focado e uma série de outros comportamentos. Dar espaço para que sua equipe possa fazer pequenas pausas regulares é a chave para manter a produtividade e motivação em alta.

‎Ofereça espaços de trabalho organizados‎

Outro potencial impedimento à produtividade é o espaço de trabalho. O espaço de trabalho é reflexo de seu estado mental. Estudos recentes da Universidade de Harvard mostram que pessoas com espaços de trabalho organizados mantêm um nível de produtividade maior do que aqueles com áreas de trabalho desordenadas.‎

‎Visualmente, é mais fácil ficar sobrecarregado e perder o foco quando um espaço de trabalho está repleto de pilhas de documentos, alimentos e itens aleatórios. Um ambiente de trabalho arrumado pode reduzir os níveis de estresse, aumentar o foco e fornecer um impulso de energia.

Gostou desse artigo? Quer estar por dentro de novas ideias para aprimorar a performance da sua empresa? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado!

Você pode gostar também de

1 Comente

Ana 10 de agosto de 2022 - 05:52

Muito obrigada pelo artigo. Gostei, mas nao sei o que fazer. As empresas pedem o esforco enormo e depois todu mundo fica supreendido que trabalhador nao pode mais… pronto. Por enquanto acho que unica coisa que podemos fazer e organizar nos melhor, utilizando as ferramentas digitais por exemplo kanbantool.com. Kanban ajudou me muitas vezes, quando tinha o crise enorme, por isso gostaria recomenda- lo 🙂

Resposta

Deixe um comentário