Home Dicas Empresarial 4 dicas para montar um plano de carreira capaz de reter talentos

4 dicas para montar um plano de carreira capaz de reter talentos

por Marcelo Braga
caminho, passos para crescimento necessários para a efetividade de um plano de carreira dentro de uma empresa

Um bom plano de carreira tem se tornado uma ferramenta cada vez mais importante para atrair e reter talentos. Isso porque os colaboradores, especialmente os mais jovens, tem valorizado mais as oportunidades oferecidas para crescimento profissional e desenvolvimento pessoal.

Eles não desejam sentir-se presos a uma única posição ou cargo. Atualmente, os talentos desejam saber antes mesmo de serem contratados quais são os objetivos, metas e quais ações que a companhia tem em mente para ajudá-lo a atingir seu potencial.

O plano de carreira é um roteiro desenvolvido pelas empresas para cada um dos cargos existentes na organização, cujo objetivo é fazer com que os colaboradores possam se desenvolver em suas posições em determinado tempo e tenham a chance de ascender para cargos de nível maior dentro da empresa.

Um plano de carreira bem organizado ajuda os colaboradores a terem uma visão do que lhes é exigido para progredir profissionalmente e serve para estipular o caminho que será percorrido dentro da empresa, criando um propósito para cada função.

Nesse artigo, você irá saber quais são os principais tipos de planos de carreira e daremos algumas dicas para te ajudar a montar um!

Plano de carreira: os principais tipos

Para ajudar a entender o que é um plano de carreira, separamos os 5 tipos mais comuns no ambiente profissional. Cada um conta com objetivos e visões diferentes para o desenvolvimento e crescimento do colaborador.

1 – Plano de carreira em Y

Neste modelo, quando o colaborador chega em um determinado cargo, será apresentado a uma bifurcação, na qual ele deverá escolher entre dois caminhos: a carreira de especialista ou a de gestor.

É um plano muito utilizado em empresas onde há necessidade de pessoas com alto conhecimento técnico em postos altos da gestão. E também ajuda a dar o devido reconhecimento àqueles colaboradores que não desejam e/ou não são adequados para assumir cargos de gerência, abrindo a possibilidade que um especialista possa continuar se desenvolvendo em sua área.

2 – Plano de carreira em W

Este modelo difere do anterior pois o colaborador ganha mais uma opção de escolha para o prosseguimento da carreira: a gestão de projetos, que funciona como um híbrido entre o gestor e o especialista e é capaz de atuar como líder e consultor técnico em projetos específicos.

Assim, permite que os colaboradores assumam posições de liderança sem deixar de realizar tarefas mais técnicas. O que os tornam profissionais mais completos, por contarem com experiência em ambas as frentes.

3 – Plano de carreira horizontal

Mais comum em organizações onde não há uma estrutura hierárquica, é um modelo onde todos estão dentro do mesmo nível de hierarquia. Apenas as funções e as responsabilidades de cada um evoluem com o tempo. Por um lado, isso impossibilita que alguém possa se tornar um chefe e suba de nível dentro da empresa.

No entanto, esse mesmo motivo o torna ideal para aqueles que valorizam o trabalho colaborativo e autônomo. Além disso, é um modelo que costuma recompensar altos níveis de desempenho.

4 – Plano de carreira em linha

O plano de carreira em linha é marcado pela rigidez em sua estrutura. Existem poucas oportunidades para subir na cadeia hierárquica ou mudar de área dentro desse modelo, pois as promoções ocorrem automaticamente com base no tempo de serviço. É mais utilizado na carreira militar e em repartições públicas.

5 – Plano de carreira em rede

O plano de carreira em rede guarda semelhanças com o modelo em Y., por oferecer caminhos distintos à escolha do colaborador. No entanto, ele permite uma maior variedade de cargos que o colaborador pode optar por seguir. Essa liberdade de escolha contribui para que os colaboradores procurem exercer as funções que tenham mais afinidade e que possam ter melhor rendimento.

4 dicas para montar um plano de carreira eficiente

Cada empresa terá objetivos distintos com um plano de carreira. Assim, cada uma terá um método diferente para aplicar um plano. Mas existem alguns passos que podem ajudar a melhorar qualquer plano de carreira. E caso sua empresa ainda não tenha elaborado um, são passos que servirão como balizadores para sua elaboração:

1 – Tenha etapas e metas definidas

Um plano de carreira eficiente é pautado em etapas e metas que os colaboradores poderão atingir e os ajudarão a evoluir. Esse crescimento acontece, pois, é mais fácil para os talentos sentirem-se engajados e motivados se existe um caminho claro para seu desenvolvimento dentro da empresa.

Assim, definir o que se espera dos profissionais em cada posição e fornecer os feedbacks necessários para ajudar seus talentos a alcançarem a visão que a companhia tem deles é o primeiro passo de um bom planejamento.

2 – Incentive o crescimento

Não basta apenas ter metas de desenvolvimento da sua equipe, é preciso também apoiá-los na perseguição a esses objetivos. Assim, é importante fornecer as ferramentas necessárias para que consigam crescer, seja em forma de incentivo ou de treinamento.

Atitudes como reconhecimento público dos colaboradores, programas de capacitação pessoal e premiação por desempenho ajudarão sua equipe a desenvolver-se.

3 – Monte um organograma

O organograma é, essencialmente, uma representação visual da distribuição de cargos e funções dentro de uma empresa. São importantes para a elaboração de um plano de carreira, pois permite que o colaborador entenda qual é o seu papel na companhia e é o que irá definir os caminhos que deverão ser percorridos pelos colaboradores na companhia.

4 – Defina os métodos de avaliação

Tão importante quanto saber quais são as metas e objetivos, é saber como será feita a avaliação do desempenho para conseguir alcançá-los. Assim, é de suma importância que a empresa e o colaborador tenham de modo claro como seu desempenho está sendo avaliado, quais métricas e indicadores estão sendo utilizados, entre outros.

Isso irá facilitar e embasar o trabalho, tanto para a empresa quanto para o colaborador, em momentos chave, como a definição de aumentos salarias, promoções, mudanças de área ou mesmo o desligamento da empresa.

Com esse material, você saberá montar um plano de carreira que irá ajudar a manter sua equipe engajada e satisfeita dentro da sua empresa!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário