Home Dicas Empresarial Os 3 principais desafios da gestão de pessoas

Os 3 principais desafios da gestão de pessoas

por Marcelo Braga
gestão-de-pessoas

Os desafios da gestão de pessoas são constantes. Afinal, os colaboradores que compõem a sua empresa são diretamente responsáveis pelo desempenho dela no mercado, e é preciso garantir que suas equipes estejam capacitadas e motivadas para uma melhor gestão de pessoas.

Abaixo, listamos os principais desafios da gestão de pessoas e como você pode superá-los, conduzindo-as a uma maior produtividade e à obtenção de melhores resultados.

1. Manter a equipe motivada com a gestão de pessoas

Um dos maiores desafios da gestão de pessoas consiste em manter a equipe motivada. Sabemos que pessoas motivadas apresentam um melhor desempenho geral, além de contaminarem positivamente o ambiente de trabalho com uma atitude positiva e proativa.

Entretanto, quando deparadas com projetos particularmente longos ou desafiadores, é comum que percam a motivação ao longo do caminho, esquecendo-se da relevância daquilo que estão fazendo.

Assim, é papel do RH auxiliar os gestores a manterem o moral da equipe elevado. Embora não exista uma receita infalível para motivar seus colaboradores, algumas estratégias consagradas costumam gerar um impacto muito positivo na motivação geral dos times.

Horários de trabalho mais flexíveis, código de vestuário menos rigoroso ou mesmo benefícios tradicionais, como plano de saúde corporativo e bonificação em dinheiro ao se atingirem as metas estão entre as estratégias mais comuns por um bom motivo: elas geram resultado na gestão de pessoas.

Entretanto, é importante que os gestores estejam sempre em sintonia com os anseios e as dificuldades dos funcionários, pois só assim será possível encontrar os melhores motivadores para cada um.

2. Recrutar de forma mais eficiente

Se uma empresa é formada pelas pessoas em seu quadro, então uma empresa de sucesso precisa ter funcionários de alto nível em suas fileiras.

É por isso que gestores de RH se ocupam tanto em aprimorar seus processos de recrutamento e seleção, sempre tentando encontrar ferramentas mais eficientes de recrutamento.

Processos mais ágeis e rigorosos têm sido aplicados em empresas de todo o mundo a fim de peneirar currículos, fazendo com que apenas os perfis com maior afinidade com a empresa cheguem de fato a serem entrevistados. Isso é possível graças ao aperfeiçoamento constante de softwares de recrutamento, que avaliam os candidatos com auxílio de inteligência artificial antes mesmo que os recrutadores possam ver seus currículos.

3. Reduzir o turnover

Renovar o quadro de funcionários às vezes é necessário na gestão de pessoas, mas um turnover elevado pode trazer sérios prejuízos à empresa. Além dos custos envolvidos em demitir um funcionário, existem gastos com recrutamento e treinamento de novas pessoas e insegurança gerada no ambiente de trabalho sempre que ocorrem demissões consecutivas.

Algumas estratégias costumam surtir efeito na redução do turnover, como adoção de processos seletivos em conformidade com a cultura da empresa. Uma comunicação eficiente entre líderes e subordinados concessão de benefícios atrativos aos seus funcionários.

Mais do que ser capaz de listar esses e outros desafios da gestão de pessoas, é importante que você consiga identificá-los o quanto antes. Assim, poderá contorná-los e conduzir suas equipes sempre em direção à excelência.

Aproveite também para conferir as nossas 7 dicas para lidar melhor com funcionários insatisfeitos e aprenda a formar e manter um time de sucesso.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário