Home Dicas Empresarial O que esperar do mercado de trabalho em 2021?

O que esperar do mercado de trabalho em 2021?

por Marcelo Braga
2021

2021 bate à porta. Ainda que muitas pessoas estejam ansiosas por mudanças após um ano tão desafiador como 2020, ainda estamos diante de muitas incertezas. Aos poucos, a ciência traz vacinas, novos medicamentos e respostas para porem fim à pandemia que abalou o mundo. Entretanto, experimentamos tantas transformações que podemos dizer que já não somos os mesmos. Junto com o novo ano, nasce também um novo tempo. Ele certamente será exigente e cheio de adversidades, mas também, nos proporcionará a esperança e as ferramentas para a reconstrução e para o crescimento.

Nós da Reachr acreditamos que para os brasileiros 2021 será de muito estímulo, afinal somos uma das nações mais criativas e empreendedoras do planeta. Temos uma surpreendente capacidade de nos reinventarmos e estamos acostumados a buscar soluções fora da caixa. Por tudo isso, nos mantemos entusiasmados com o que vem pela frente. Obviamente, temos uma visão realista sobre o que o mercado enfrentará, mas acreditamos que estamos diante de uma oportunidade única para quem pretende investir na própria carreira e criar uma realidade mais promissora para si e para a sua organização.

Neste artigo, dividimos com você um pouco da nossa visão sobre o que esperar do mercado de trabalho neste ano que se inicia e trazemos algumas dicas para o seu sucesso em 2021.

De olho nas tendências

De acordo com a 13º edição do Guia Salarial da Robert Half os segmentos da saúde, agronegócios, infraestrutura, logística e tecnologia continuarão sendo os carros-chefes da economia. O primeiro por motivos evidentes, já as áreas de agronegócios, infraestrutura e logística tiveram um crescimento acentuado devido às mudanças de hábitos de consumo. Mas o grande destaque certamente vai para o setor de tecnologia que já vinha em um crescente, mas que teve uma expansão meteórica a partir da necessidade de interação virtual e de automação de processos.

Tanto esses setores, quanto os demais passaram a ter novas exigências, algumas ligadas à tecnologia e outras às características comportamentais para 2021. Veja algumas delas:

Habilidade para utilizar ferramentas digitais

Não há mais espaço para os arredios. A tecnologia já faz parte do cotidiano da grande maioria das empresas e manuseá-la de forma assertiva passou a ser algo corriqueiro para profissionais de diferentes áreas. Não é preciso ser um hacker para conseguir uma boa colocação, mas a abertura para aprender e utilizar novas plataformas, softwares e aplicativos é fundamental.

Capacidade de adaptar-se

Como já dissemos, essa é fácil para os brasileiros e está entre as habilidades mais valorizadas pelas empresas. Em um cenário incerto, contar com profissionais flexíveis, com destreza para criar soluções ágeis e eficientes faz toda a diferença nos resultados das organizações, ou seja, com diz o ditado: saber fazer do limão a limonada, será um grande atrativo em 2021.

Assertividade para se comunicar

A comunicação sempre foi um ponto importante na carreira de profissionais de sucesso. Entretanto, com as transformações digitais ela também passou a existir em novos formatos e os colaboradores precisarão estar atentos à sua forma de demonstrar o trabalho, de se relacionar com seus gestores, colegas e clientes. Saber utilizar as novas ferramentas digitais de comunicação também passou a ser um requisito essencial Capacidade de inovar

A inovação tornou-se palavra de ordem em 2020, buscar soluções para se manter e crescer foi o guia de muitas empresas, por isso, será um dos principais atributos na hora de se comunicar.

Portas abertas para um novo mercado de trabalho

Com o home office acentuou-se também o surgimento de empresas individuais que possibilitam aos profissionais conduzirem suas carreiras e gerenciarem o seu tempo, atendendo a diferentes organizações e conquistando rendas mais significativa.

Outro ponto foi que o trabalho remoto derrubou as barreiras territoriais e fez com que as contratações pudessem ocorrer em qualquer parte do mundo. Nesse contexto, a fluência em diferentes línguas tornou-se ainda mais importante. Essa tendência já era anunciada por especialistas e será mais forte em 2021 conforme os avanços da transformação digital e da mentalidade dos novos líderes.

Outra ideia, que vai na mesma linha é a contratação por projetos, formato que pode abrir muitas portas para os profissionais em busca de recolocação e que facilita a inovação para empresas diante das incertezas que o mercado apresenta.

As estratégias dos profissionais do novo tempo

Se por um lado as empresas passaram ter mais cautela e a aderir a diferentes formas de contratação, por outro, os profissionais tornaram-se mais ousados. Prova disso foi o recorde de formalizações de microempreendedores individuais em 2020, com mais de 10 milhões de registros. Quatro em cada dez brasileiros já tentaram empreender, segundo pesquisa do Sebrae. Nesse requisito estamos a frente de países como a China, os Estados Unidos e a Alemanha. Empreender pode ser o plano b de quem tem encontrado dificuldades para se recolocar durante a crise provocada pelo Covid-19 em 2021.

Menos competição e mais colaboração

Diante dos desafios comuns a todos, comportamentos que revelam empatia e cooperação tem sido bastante valorizados no mundo coorporativo. Nesse novo cenário, em 2021 a colaboração pode ser mais valiosa para o desempenho das equipes que a competição, e essa ideia também vale para as empresas, muitas têm buscado parcerias e alavancado seus resultados enquanto apoiam outras instituições.

Gerenciamento da própria carreira é o caminho do sucesso

Já se foi o tempo em que o colaborador entregava à empresa a responsabilidade por sua evolução profissional. Diante do dinamismo do mercado e de suas rápidas transformações, a capacidade de traçar estratégias e de desenhar a própria carreira tem sido um diferencial para profissionais de sucesso. Cursos remotos, o uso do Linkedin e de outras plataformas de conectividades com profissionais e empresas de interesse podem trazer muitos benefícios nessa caminhada.

Para resumir nossas expectativas, podemos dizer que a atitude positiva, a busca pelo desenvolvimento e a auto responsabilidade podem ser a chave para o sucesso tanto em 2021 quanto para qualquer tempo.

Gostou das nossas dicas? Quer melhorar seu desempenho em 2021? Assine a nossa newsletter e leia mais artigos como esse. Estamos sempre conectados com as soluções mais inovadoras em recursos humanos. Siga a Reachr nas redes sociais.

      

Você pode gostar também de

Deixe um comentário