Home RHAtração e Retenção Marketing de recrutamento: O que é e dicas para começar!

Marketing de recrutamento: O que é e dicas para começar!

por Marcelo Braga
marketing de recrutamento

Nos dias atuais, o marketing de recrutamento é um importante método para atrair candidatos qualificados e engajados com a sua marca, frente ao clima de competição acirrada pelos melhores talentos no mercado.

A dinâmica para atrair candidatos está mudando. Ao invés de serem vistos apenas como candidatos, alguns talentos passaram a ser cobiçados e disputados pelas empresas, mais ou menos como em uma disputa para contratar jogadores no esporte.

Daí o motivo pelo qual o marketing de recrutamento passou a ganhar força, por oferecer uma estratégia de recrutamento de longo prazo projetada em construir engajamento e empatia entre sua marca empregadora e futuros colaboradores.

Nesse artigo você irá ver o que é o marketing de recrutamento e dicas para aplicá-lo na sua empresa!

O que é o marketing de recrutamento?

O marketing de recrutamento, ou inbound recruiting, é uma estratégia de atração de talentos que utiliza preceitos do marketing digital para atrair candidatos qualificados e que se identificam com os valores da sua empresa, onde o objetivo final é aumentar a atenção dos candidatos para a sua marca empregadora, e aguçar a vontade deste candidato fazer parte do seu quadro de funcionários.

Criar uma estratégia de inbound recruiting eficaz gera oportunidades, pois permite que as empresas construam relacionamentos e experiências positivas diretamente com candidatos, resultando na conversão de visitantes para candidatos e, eventualmente, futuros colaboradores.

Marketing e RH: uma dupla conectada

Diferentes setores de uma empresa contam com objetivos em comum e uma das interseções de metas cada vez mais popular é a de marketing e RH. Esses dois setores têm objetivos comuns, mesmo que a execução seja completamente distinta. Cada um a sua maneira, ambos envolvem pessoas.

No RH, o foco prioritário é o público interno da organização. Como objetivo, buscam formas de satisfazer e engajar a equipe, aumentar a qualidade do trabalho, diminuir o turnover e obter maior produtividade. Tudo de uma forma que os colaboradores se sintam valorizados e busquem as melhores maneiras de atingir os resultados.

Já no Marketing, o público externo é o foco principal, funcionando como uma maneira de atrair novos clientes, construir relacionamentos mais fortes com clientes existentes, melhorar a reputação e a imagem da empresa para se tornar uma referência e estar na memória do público.

Deu para perceber como é possível que os dois setores se conectam, certo?

Unindo forças, marketing e Rh são capazes de criar diferentes tipos de ações para aumentar a retenção de seus talentos e fortalecimento da marca empregadora!

As etapas do marketing de recrutamento

O marketing de recrutamento envolve algumas etapas que vão desde a atração ao engajamento do candidato. Esse processo é iniciado a partir do momento em que o candidato conhece a empresa e o objetivo final é que se torne parte da equipe e se converta em embaixador da sua marca. 

Esta jornada compreende uma série de etapas em que certas técnicas são utilizadas para alcançar os objetivos.

Atração

A atração envolve o aumento do tráfego para o site ou página de carreira da empresa e, especificamente, para suas vagas de emprego. No entanto, é importante que esses visitantes correspondam ao público-alvo desejado.

A melhor maneira para se atingir isso é através da criação de conteúdo. Isso significa criar artigos para o seu blog e posts para suas redes sociais. Os artigos precisam ser úteis, informativos e responder as dúvidas dos candidatos. Já as redes sociais atuam como vitrine de exposição sobre como é trabalhar na sua empresa.

Use os vários canais que você tem à sua disposição, crie estratégias de comunicação específicas para cada um deles e impulsione sua marca empregadora.

Conversão

O objetivo desta fase é converter as visitas recebidas na etapa anterior em candidatos. A chave para isso reside em dois pontos:

  1. Inspire-os a trabalhar para sua empresa:
  2. Facilite a inscrição nas suas vagas ou a apresentação do currículo.

Os descritivos de vagas têm uma função importante aqui. Elas devem explicar todos os detalhes necessários e convencer os candidatos a enviarem seus currículos para participarem do processo seletivo. Por isso, é importante que a ficha de inscrição seja simples e coleta apenas as informações necessárias. Bem como é essencial que tenha alta responsividade, para que o usuário possa se cadastrar a partir de seu celular.  

Toda vez que você receber um novo contato, você pode guardar e formar um banco de talentos para recorrer sempre que uma nova vaga aparecer.  

Fechamento

Nessa etapa, os visitantes tornam-se candidatos, se inscrevendo em uma oportunidade e/ou aceitando participar de um processo seletivo quando procurados.

Essa parte é fundamental, pois uma experiência do candidato ruim pode arruinar todas as bases que foram construídas para convencer o talento a chegar até aqui. Assim, o uso de softwares de recrutamento é altamente recomendado, pois isso ajudará a realizar triagens mais rapidamente, rastrear qual a aderência de cada candidato, automatizar e-mails com notificações sobre o status do processo e feedbacks, personalizar a seleção de acordo com suas necessidades, entre outros.

Encantamento

Não há melhor endosso do que um colaborador feliz com sua empresa. Se eles ficaram satisfeitos com sua experiência desde o primeiro dia, eles não hesitarão em recomendá-las às pessoas. Não apenas para oportunidades de trabalho, mas também para se tornarem clientes.

O mesmo acontece com aqueles candidatos que não forem selecionados. Se eles foram bem cuidados durante o processo e tiverem uma jornada positiva, eles certamente terão coisas boas a dizer sobre sua empresa. 

Concentre-se nos detalhes e faça com que a experiência do candidato seja a melhor possível. Envie pesquisas, tente entender como sua empresa pode melhorar e como você pode fazer isso acontecer.

Benefícios do marketing de recrutamento

O marketing de recrutamento pode trazer diversos benefícios se você souber utilizá-lo da maneira correta. Aqui listamos alguns deles:

Elimina a necessidade de ir atrás dos candidatos

Ao contrário do outbound recruiting, no marketing de recrutamento não há necessidade de ir atrás dos candidatos toda vez que houver uma vaga em sua organização. Em vez disso, a meta é que os próprios candidatos visitem os canais da empresa regularmente para permanecer atualizados sobre as oportunidades disponíveis. Feito de maneira eficaz, o tráfego dos seus canais de comunicação, como blogs e redes sociais, irão aumentar. Bem como irá ajudar na melhor aquisição de talentos através do fortalecimento da marca empregadora.

Contribui para preencher oportunidades mais rápido

Mesmo que você não esteja procurando por colaboradores no momento, o marketing de recrutamento ajuda a criar engajamento entre candidatos e empresa, contribuindo para a formação de vínculos saudáveis com os talentos para que eles apareçam e se candidatem na sua empresa quando você estiver recrutando. Assim, suas vagas são preenchidas mais rapidamente, o que evita perdas por uma posição não ocupada. Estatísticas mostram que 60% dos empregadores se preocupam com o custo de cargos não preenchidos.

Ajuda a tornar sua empresa mais diversa

Uma empresa com uma forte marca empregadora consegue atrair candidatos de todas as áreas e todos os tipos de origens. Por isso que é importante pensar sobre sua marca empregadora: ela é capaz de diversificar os candidatos que desejam trabalhar na sua empresa com muito mais eficiência. Isso, porém, só funciona se sua estratégia de inbound recuiting for eficaz.

Dicas para começar a adotar o marketing de recrutamento

Comece a trabalhar o seu marketing de recrutamento de modo eficaz com as dicas abaixo:

Mantenha seu site atualizado

Informações atualizadas com palavras-chave relevantes em seu site aumentarão sua visibilidade on-line. Também melhorará sua marca empregadora, pois a tornará mais visível. Mesmo que suas postagens no blog estejam no topo do ranking no Google agora, não significa que lá permanecerão para sempre. Informações importantes estão a poucos cliques de distância, portanto, você precisa atualizar seu site regularmente.

Pense na experiência mobile

Hoje em dia os smartphones são mais comumente usados do que os computadores. A maior parte da internet já é pensada prioritariamente para os celulares e os seus canais do comunicação não podem fugir desta lógica. Se o seu site tiver apenas uma interface amigável para desktop, suas taxas de rejeição e abandono no meio do processo irão aumentar e candidatos em potencial não irão se candidatar. É muito importante ajudar os visitantes com um site fácil e rápido para que eles permaneçam atualizados.

Fortaleça sua presença nas redes sociais

As mídias sociais não são mais usadas apenas para entretenimento. Cada vez mais, elas se tornam poderosas ferramentas para recrutar talentos. Assim, fortalecer sua presença nas mídias sociais é essencial para uma estratégia eficaz de marketing de recrutamento. É através das redes que as pessoas irão saber mais sobre sua organização, sua cultura, práticas etc.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário