Home Carreiras Liderança Feminina: caso de sucesso na Reachr

Liderança Feminina: caso de sucesso na Reachr

por Marcelo Braga
liderança feminina conduzindo uma reunião de negócios

A liderança feminina é essencial para estabelecer a igualdade de gênero dentro de uma empresa; afinal, essa igualdade tende a se espalhar pelos demais cargos também.

Aliás, todo um ambiente profissional não somente igualitário, mas diverso e inclusivo, é capaz de gerar resultados que extrapolam o campo financeiro.

Os resultados são de caráter humano, ou seja, a empresa tende a valorizar as pessoas que nela trabalham, favorecendo, assim, a humanização da marca e o aumento da qualidade de vida no trabalho.

O artigo de hoje traz a figura de mulheres na liderança do mercado corporativo; como essa liderança feminina tem sido importante para as empresas e o exemplo de empreendedorismo da Reachr.

Acompanhe.

A importância liderança feminina no mundo hoje

Muitas empresas perceberam, atualmente, que ter líderes femininas é mais do que cumprir o compromisso de promover “igualdade” colocado no papel.

Em 2019, uma pesquisa elaborada pelos estudiosos Zenger e Folkman e publicada na Harvard Business Review, apontou que as mulheres são vistas como mais competentes em 84% dos critérios. Isso demonstra o quão importante tem sido o papel delas no comando das empresas.

Apesar dessa importância ser tão clara, ainda não há igualdade de gênero no mundo corporativo, nem no Brasil nem no mundo.

De acordo com dados da pesquisa realizada pela Grant Thornton, as mulheres em cargos e posições de liderança representam apenas 38% a no Brasil.

Isso, porém, representa um avanço, já que em 2019 a mesma instituição apontava o índice de 25% nesse mesmo aspecto.

Como toda mudança profunda na sociedade, a liderança feminina tem crescido de forma devagar, mas trazido experiências sólidas ao mundo do trabalho.

Tais experiências provam e consolidam a ideia de que a mulher no comando não deve nada ao homem, e por vezes se sai até melhor, dada sua capacidade de ser mais analítica e mais sensível a certos temas.

Entretanto, mesmo que a representatividade esteja sendo equiparada aos poucos, é preciso sanar também a diferença salarial entre homens e mulheres, que chega a incríveis 20%. 

Liderança e empreendedorismo feminino

Com tantas dificuldades impostas às mulheres no mercado de trabalho, inclusive impossibilitando sua ascensão aos cargos de liderança, muitas se veem com uma decisão a tomar em suas carreiras.

Continuar tentando ou arriscar empreendendo?

Não são poucos os exemplos de mulheres empreendedoras que, de 2010 para cá, abriram seu próprio negócio e viraram sucesso em pouco tempo.

Com ideias fora da caixa e muita percepção de mercado, essas verdadeiras lideranças femininas criaram startups que mudaram aspectos do cotidiano e, por isso, receberam investimentos milionários.

Não é difícil encontrar na internet exemplos de mulheres que, mesmo em casa e com poucos recursos, conseguiram transformar suas habilidades em sucesso e (óbvio!) dinheiro!

O caso Reachr de liderança feminina

Aqui na Reachr temos um exemplo desse empoderamento feminino que muito nos orgulha: a Vanessa San Jorge Braga.

Formada em Administração de Empresas, desde sempre a Vanessa demonstrou muito interesse em lidar com pessoas, e consequentemente com a área de Recursos Humanos.

Porém, antes de se tornar fundadora de uma HR Tech, ela adquiriu muita experiência no mercado trabalhando com vendas no setor de luxo da moda. Segundo ela, “foram 15 anos de muito trabalho, dedicação e aprendizado nesse ramo”.

Mas lhe faltavam as oportunidades de liderança feminina e crescimento profissional que ela tanto almejava; junto daquela latente vontade de empreender, que sempre a acompanhou.

Assim surgiu a ideia de fundar, junto com Marcelo Braga, a Reachr. “Juntamos nosso sangue empreendedor com a expertise do Marcelo em recrutamento e seleção e o meu talento para a área comercial”, conta.

Eles perceberam que a tecnologia estava chegando a todos os setores da sociedade e a área de Recursos Humanos precisava desse apoio, principalmente em processos que demandam muito tempo e energia do setor.

É claro que nada disso vem fácil e acontece de uma hora para outra. Vanessa conta que empreender é “como escalar uma montanha e atravessar um oceano, todos os dias”.

“Você precisa de muita preparação, muita dedicação, apoio…”, ela diz. “Além disso, confiar nas suas habilidades, ter muita criatividade e desenvolver sua inteligência emocional é fundamental para o sucesso”, completa Vanessa.

Hoje, a Reachr é a HR Tech que mais cresce no país, ajudando empresas como Natura, Camicado, Kopenhagen, Itaú, a selecionarem melhor seus talentos e pouparem muitos recursos com turnovers desnecessários.

Ela valoriza muito a liderança feminina e sabe que ela é fundamental não apenas para o crescimento das empresas, mas também para o fortalecimento de uma sociedade mais justa.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário