Home Dicas Empresarial Job rotation: o que é e como implementar

Job rotation: o que é e como implementar

por Marcelo Braga
job rotation

O job rotation é uma estratégia eficaz para fortalecer a organização, por proporcionar acesso a diversos setores, desenvolver seus talentos e preparar futuros líderes. Montar uma equipe de qualidade requer tempo e esforço. Mas os benefícios em permitir que os colaboradores rodem em diferentes áreas da empresa são muitos e estão sendo cada vez mais reconhecidos pelas empresas.

Nesse artigo você verá o que é o job rotation, seus objetivos e benefícios e quais são os elementos chave para implementação.

O que é o job rotation?

O job rotation, ou rodízio de trabalho na tradução literal, é uma estratégia de gestão na qual o colaborador é treinado e capacitado para atuar em diferentes funções e em diferentes setores dento da empresa. A estratégia não significa qualquer tipo de promoção, mas tem potencial para beneficiar ambas as partes.

O job rotation exige que o colaborador tenha as qualificações certas para atuar nas diferentes áreas, mas é uma oportunidade para sua equipe aprender novas habilidades e funciona como um treinamento contínuo, desenvolvendo seus talentos de maneira mais ampla.

Assim sua empresa, no longo prazo, ganha por contar com profissionais mais generalistas – sem que eles percam qualificação nas suas especialidades -, e serão capazes de terem uma visão mais profunda e ampliada do negócio.

Objetivos do job rotation

Listamos abaixo quais são os principais objetivos por trás da ideia do job rotation:

Sair da rotina

O primeiro objetivo do job rotation é reduzir a monotonia e a repetição envolvidas dentro do trabalho. Permite que os colaboradores experimentem diferentes tipos de áreas e funções, os motivando a terem um bom desempenho em cada nova etapa.

Encontrar o fit ideal

O sucesso de uma organização depende da produtividade de seus colaboradores. Se eles estiverem no lugar certo, eles serão capazes de produzir mais e melhor. Assim encontrar o fit da pessoa certa na função certa é um dos principais objetivos do job rotation.

Expor a equipe a todas as áreas da empresa:

Outra vantagem do processo de job rotation é expor os colaboradores a todas as áreas e operações da organização, a fim de conscientizá-los sobre como a empresa funciona no dia a dia e como as tarefas são executadas nos diferentes setores. Isso lhes dá a chance de entender os objetivos e a estratégia da organização como um todo.

Testar habilidades e competências

Testar habilidades e competências dos colaboradores e, em seguida, atribuir-lhes o trabalho em que mais se destacam é uma das principais funções do job rotation. Isso é feito transferindo-os para diferentes funções e atribuições e determinando sua capacidade em cada uma delas. Colocá-los para fazer o que são melhores irá aumentar sua produtividade no trabalho.

Oferecer novas experiências

Geralmente os colaboradores não querem mudar sua área de atuação. Uma vez que eles começam a executar uma tarefa específica, eles nem sempre querem sair da sua zona de conforto. Por meio do job rotation, os gestores os preparam com antecedência para terem variadas experiências de trabalho dentro da mesma empresa e assim, desenvolver diferentes habilidades e competências.

Benefícios do job rotation

O job rotation é considerado uma ferramenta eficaz e bem-sucedida no RH. Trata-se de colocar os colaboradores nos lugares certos onde eles possam entregar os melhores resultados. No mundo altamente competitivo de hoje, isso pode ser provado como uma excelente estratégia para encontrar a substituição imediata de um funcionário de alto valor de dentro da organização.

Um processo de rotação de trabalho devidamente planejado e realizado desempenha um papel essencial no fortalecimento da posição de uma organização e ajuda a lidar com um ambiente externo incerto e provisório. Vamos discutir os benefícios do processo de rotação de empregos, a fim de perceber sua importância e o potencial:

Descobrir talentos ocultos

O job rotation é projetado para fazer com que a equipe esteja envolvida em uma gama maior de operações e uma das vantagens disso é ajudar as lideranças a descobrir e explorar talentos. No processo, eles são movidos através de uma variedade de atribuições para que entendam os problemas que surgem em cada etapa. Através disso, os gestores identificam no que um determinado colaborador é bom e, consequentemente, ele ou ela pode ser designado para aquela tarefa específica.

Identificar habilidades e comportamentos

O rodízio ajuda gestores a identificar quais são os principais conhecimentos, habilidades e comportamentos da sua equipe e descobrir como eles podem ser mais bem utilizados para o desenvolvimento, tanto do negócio quanto do profissional. O rodízio pode ser usado para determinar quem precisa aprimorar suas habilidades para ter melhor desempenho. Isso ajuda na análise das necessidades de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores para que possam adquirir mais conhecimento ao longo do tempo. O que, no longo prazo, ajuda a empresa a reduzir a necessidade do recrutamento externo, podendo valorizar os talentos internos

Aumenta a motivação e o engajamento 

Quando os colaboradores são expostos a diferentes funções ou lhes são atribuídas novas tarefas, eles tendem a dar o seu melhor enquanto lidam efetivamente com os novos desafios. Isso incentiva-os a melhorarem seu desempenho e, por não serem funções da sua especialidade inicial, abre a possibilidade de engajá-los mais para que consigam alcançar os resultados desejados. Isso dá origem a uma competição saudável dentro da organização que ajuda todos a crescerem juntos. Além disso, expor a equipe a diferentes tarefas e funções pode contribuir para aumentar seus níveis de satisfação. A variação do trabalho reduz o tédio da rotina diária.

Elementos chave para o job rotation

O job rotation pode ocorrer por acaso ou pode ser cuidadosamente planejado e executado com resultados específicos em mente. O ideal é que seja algo bastante planejado, pois um job rotation cuidadosamente trabalhado irá beneficiar colaboradores e empresa. Separamos alguns elementos chave para uma rotação de trabalho eficaz:

Tenha um objetivo em mente

A meta por trás do job rotation determinará quais mudanças e rotações serão feitas. Assim, se um departamento em que cada colaborador é treinado para fazer cada função é o objetivo, o rodízio deve estar muito bem estruturado. Se o desenvolvimento individual dos colaboradores é a ideia, os planos de job rotation irão mudar.

Planeje cuidadosamente

Um plano de desenvolvimento de carreira irá ajudar o colaborador a aproveitar as habilidades aprendidas em cada etapa do job rotation. Assim, o plano envolve o colaborador participando de uma série de funções em uma jornada que resultará em um colaborador totalmente treinado e preparado para qualquer desafio dentro da empresa, ou seja, meta do job rotation alcançada. A eficácia da rotação de trabalho deve ser avaliada regularmente para que o melhor plano de rodízio de trabalho esteja em vigor.

Ambos precisam se beneficiar

Compensações adicionais podem ser fornecidas à medida que os colaboradores aprendem novos ou funções mais difíceis através do job rotation. Ou, os colaboradores treinados para fazer mais tarefas recebem mais pela nova capacitação de realizar mais funções.

Prepare supervisão em cada etapa

À medida que um colaborador avança para uma nova função, ele é designado para outra pessoa que tem a responsabilidade de ensinar, responder perguntas e atuar como seu mentor durante o treinamento. Isso permite que uma organização reforce o treinamento a cada passo da jornada. Também permite que as empresas treinem melhor seus talentos. Isso ocorre porque os colaboradores que são capazes de ensinar os outros incorporam melhor os conhecimentos e habilidades que estão ensinando.

Deixe material escrito preparado

A documentação escrita sobre vários aspectos de cada trabalho é útil no job rotation para reduzir a curva de aprendizado dos funcionários. Essa documentação pode ser desenvolvida por colaboradores que fazem o trabalho e, assim, reforça seus próprios conhecimentos e sistematiza as abordagens.

Avalie os resultados com a equipe

As etapas no job rotation devem ser mensuráveis. Apenas metas mensuráveis irão ajudar o colaborador a reconhecer seu desenvolvimento pessoal e profissional. Este é um fator significativo para a retenção de talentos.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário