Home RH HR TECH: veja os benefícios dessas tecnologias para sua empresa

HR TECH: veja os benefícios dessas tecnologias para sua empresa

por Marcelo Braga
HR TECH: veja os benefícios dessas tecnologias para sua empresa

A tecnologia mudou o dia a dia das empresas, não é verdade? Tudo ficou mais fácil e acessível — inclusive a gestão de recursos humanos. E isso ocorreu devido ao surgimento de ferramentas digitais que foram criadas para solucionar muitos problemas dessa área e que são chamadas de HR Tech.

De fato, as soluções de HR Tech vêm transformando o modo como as empresas lidam com pessoas — do recrutamento à demissão, passando pela seleção, contratação, desenvolvimento e relacionamento com cada colaborador. Os processos ficaram mais rápidos, dinâmicos e inteligentes, colaborando até com a redução de custos.

E para mostrar como isso pode ser alcançado, convidamos você a continuar a leitura e descobrir como a HR Tech pode melhorar, em diversos aspectos, os resultados da sua empresa.

Otimização dos processos de recrutamento e seleção

Antigamente, as vagas de uma empresa eram divulgadas em comunicados internos, jornais e por meio de agências especializadas em recrutamento. Contudo, com o avanço da tecnologia, esse cenário mudou.

O ambiente on-line vem sendo cada vez mais utilizado para otimizar os processos de recrutamento e seleção de candidatos. Existem outras formas além das plataformas digitais que divulgam as vagas, realizam testes e a candidatura dos profissionais.

Uma delas é o monitoramento de perfis. Por meio dele, profissionais de RH fazem a análise dos perfis dos candidatos com o intuito de saber se são compatíveis com a missão e os valores da corporação.

Outra maneira de otimizar os processos de recrutamento e seleção ocorre com o auxílio de aplicativos e softwares que fazem essa análise de modo automático — indicando os candidatos que têm potencial para uma determinada vaga.

Neles, os candidatos são ranqueados de maneira criteriosa a partir da avaliação de diversas frentes — formação acadêmica, área de atuação, perfil profissional, rede de relacionamento e outros.

Desse modo, a HR Tech mostra o quanto um candidato é atrativo ou não para a vaga — e vice-versa —, além de apresentar os pontos fortes e de melhorias para que ele busque o próprio desenvolvimento.

Gerenciamento de contratações, demissões, salários e outros

As soluções em HR Tech também podem colaborar com o gerenciamento de contratações. Elas estão em sintonia com as especificidades e normatizações impostas pelo governo.

Vale destacar que 2018 é o ano em que passou a vigorar o e-Social, a plataforma digital que unifica o processo de fechamento da folha de pagamento e facilita o cumprimento das obrigações trabalhistas.

Essa ferramenta é vinculada a órgãos como Ministério do Trabalho, Receita Federal, Caixa Econômica Federal e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além da folha de pagamento, outros 14 itens serão entregues por meio do e-Social.

Mas a tecnologia também auxilia outros aspectos, como o pagamento de salários — que podem ser agendados e pagos, por exemplo, por meio de cartões pré-pagos e que substituem a burocracia que o colaborador enfrenta ao abrir uma conta no banco.

Todos os documentos dos colaboradores podem ficar disponíveis em um sistema, facilitando o acesso e o controle da sua equipe de RH. Torna-se mais prático buscar informações em um software do que em gaveteiros e arquivos físicos.

Outra solução que veio para diminuir as tarefas e os custos do setor de RH, são os softwares de registro de ponto alternativos. Que disponibilizam um sistema completo para a gestão e marcação de ponto de forma online. Além da diferença na forma de registrar o ponto comparado aos métodos convencionais, como relógio de ponto ou ponto cartográfico, os sistemas alternativos se adequam a portaria 373 do MTE. já os sistemas convencionais são aderentes a postaria 1510 do MTE.

Monitoramento da produtividade dos colaboradores

As soluções em HR Tech também influenciam positivamente na produtividade dos seus colaboradores. Por meio de um software de planejamento, é possível facilitar a criação e organização de tarefas, projetos e cronogramas.

O rendimento de cada colaborador é apresentado em um gráfico que mostra sua curva de aprendizado — apontando a velocidade com a qual ele cresce dentro da organização. Isso é essencial para revelar talentos que podem se transformar em líderes.

E um ponto positivo desse acompanhamento feito pela área de Recursos Humanos é que as informações geradas ficam em um ambiente on-line. Desse modo, outros membros da equipe podem continuar o processo de avaliação de onde ele parou.

Já o gestor do colaborador tem a possibilidade de visualizar com mais clareza as habilidades desse profissional, direcionando-o para as atividades que têm mais relação com o perfil dele.

Outro ponto importante é que o monitoramento da produtividade dos colaboradores identifica aqueles que talvez estejam precisando de atenção — impedindo que o baixo rendimento afete ainda mais a motivação desses profissionais.

Facilitação da gestão de benefícios

Sabia que uma boa gestão de benefícios ajuda o RH a ser uma área mais estratégica para a empresa? Isso ocorre porque ela consegue atender com eficiência às demandas do capital humano da organização.

E como a gestão de benefícios é a prática que tem por objetivo atrair e reter colaboradores talentosos, ela precisa ser feita de maneira ímpar e, ao mesmo tempo, precisa do suficiente para funcionar.

Com a ajuda de soluções em HR Tech, o gestor de RH consegue escolher e oferecer os benefícios certos, favorecendo a todos. Do mesmo modo, por meio de relatórios, torna-se possível estudar as preferências dos colaboradores e avaliar a disponibilidade do orçamento da companhia.

Essa precisão na gestão de benefícios traz vantagens, como a diminuição da rotatividade de pessoal e absenteísmo — afinal, as pessoas terão menos motivos para sair da empresa.

O clima organizacional também recebe um apoio muito importante para sua manutenção, contribuindo com a valorização das pessoas e o consequente aumento da produtividade e dos resultados da equipe.

Redução de custos por meio da automação de tarefas

Todos os benefícios das soluções em HR Tech que foram citados até o momento levam a companhia à redução de custos — seja por meio da diminuição de gastos com contratações e demissões ou a precisão das ações do RH.

Contudo, outro aspecto que a tecnologia para Recursos Humanos traz é a redução de custos por meio da automação de tarefas. Isso foi citado no exemplo do software que compara candidatos e vagas.

Além disso, a automação diminui a quantidade de erros que podem acontecer em tarefas manuais, bem como o retrabalho que envolve a correção delas. Sendo assim, sobra mais dinheiro para investir em melhorias contínuas.

Portanto, considere as soluções de HR Tech para sua empresa. Independentemente do porte ou segmento, é fundamental que ela conte com o apoio de tecnologia de ponta para reduzir custos e, ao mesmo tempo, se tornar mais competitiva no mercado.

Nós temos outros conteúdos que falam sobre tecnologia para Recursos Humanos. Se você deseja ter acesso a eles, assine agora nossa newsletter e mantenha-se bem informado sobre o que há de melhor nessa área.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário