Home Dicas Empresarial O que é gestão de pessoas e o que você precisa saber

O que é gestão de pessoas e o que você precisa saber

por Marcelo Braga
mulher analisando gráficos, produtividade, o que é gestão de pessoas

O que é gestão de pessoas e por que ela é tão importante? Uma boa gestão de pessoas é fundamental para qualquer negócio. O capital humano é o principal ativo de uma empresa. Cuidar bem desse ativo, portanto, é uma missão importante.

Isso porque manter seus colaboradores motivados e engajados fará com que eles produzam mais e melhor, o que impacta de maneira positiva sua organização.

Assim, uma boa gestão de pessoas torna-se indispensável para conseguir crescimento consistente, atrair e reter talentos e obter melhores resultados. Nesse artigo, iremos mostrar o que é gestão de pessoas, os principais desafios, a diferença entre gestão de pessoas e como a tecnologia pode contribuir para melhorar a gestão de pessoas na sua equipe!

 O que é gestão de pessoas e como ela funciona

À medida que avança na carreira, é normal que um profissional deixe de procurar exclusivamente a segurança de um emprego e passe a se preocupar, por exemplo, com coisas mais sutis, como gratificação, reconhecimento dos seus pares e, mesmo, um senso de propósito dentro de sua organização.

Uma gestão de pessoas estratégica considera essas variações nas necessidades de cada pessoa, geradas não apenas pelo avanço na carreira, mas por uma série de outros fatores, como crises financeiras, momentos de reestruturação, fusão com outras empresas etc.

O que a gestão de pessoas busca é o engajamento, à capacitação e ao desenvolvimento de cada colaborador. Trata-se de uma área mais diretamente voltada às pessoas, seu rendimento e até sua qualidade de vida dentro da organização.

Como a reposição e substituição de recursos humanos é sempre muito onerosa, os gestores estão, cada vez mais, procurando estratégias que permitam que as necessidades dos indivíduos estejam alinhadas às metas das empresas nas quais trabalham.

Seus principais objetivos são garantir o bem-estar dos colaboradores, estimular e aumentar o respeito à cultura organizacional da empresa, manter a motivação da sua equipe em alta e desenvolvê-los.

Quais são as diferenças entre RH e gestão de pessoas

O que é Rh e o que é gestão de pessoas são conceitos distintos. Ambos precisam trabalhar juntos para que a empresa possa funcionar corretamente, mas saber suas diferenças é vital para conseguir atingir bons resultados.

Talvez a principal diferença entre ambos é que a gestão de pessoas é realizada pelo gestor e o RH atua como um suporte para que as coisas fluam corretamente. O RH é um departamento, enquanto a gestão de pessoas é um conjunto de habilidades e competências das lideranças e perpassam todas as áreas de uma empresa.

Abaixo, outras ações que diferenciam ambas as áreas:

Processos

As duas áreas atuam juntas em diversos processos, mas cada uma tem suas funções. Em um recrutamento e seleção, por exemplo, a Gestão de Pessoas vai indicar ao RH as características, competências e habilidades desejadas na nova contratação. O RH vai, então, bolar uma estratégia e desenvolver o processo com base nessas informações.

Foco

Como explicamos, o foco do RH é criar estratégias para a empresa, pensando no capital humano como um todo. Já a Gestão de Pessoas foca em humanizar a empresa, visando às características e habilidades de cada colaborador e a melhor maneira de utilizá-las.

Atividades

Cada área tem diversas atividades, alinhadas ao seu foco. Os Recursos Humanos desenvolvem, por exemplo, processos seletivos, planos de carreira, ações para a retenção de talentos e organização de cargos. Já a Gestão de Pessoas cuida da motivação, da comunicação, do engajamento e de conhecer as competências e comportamentos de cada um, entre outras tarefas.

Quais são os principais desafios para uma boa gestão de pessoas?

Os desafios da gestão de pessoas são constantes. Afinal, os colaboradores que compõem a sua empresa são diretamente responsáveis pelo desempenho dela no mercado, e é preciso garantir que suas equipes estejam capacitadas e motivadas para uma melhor gestão de pessoas.

Listamos aqui alguns dos desafios de responsabilidade da gestão de pessoas:

Motivar a equipe

Sabemos que pessoas motivadas apresentam um melhor desempenho geral, além de contaminarem positivamente o ambiente de trabalho com uma atitude positiva e proativa.

Entretanto, quando deparadas com projetos particularmente longos ou desafiadores, é comum que percam a motivação ao longo do caminho, esquecendo-se da relevância daquilo que estão fazendo.

Uma boa gestão de pessoas contribui para que a motivação não se esvaia. Embora não exista uma receita infalível para motivar seus colaboradores, algumas estratégias consagradas costumam gerar um impacto muito positivo na moral.

Horários de trabalho mais flexíveis, benefícios tradicionais, como plano de saúde corporativo e bonificação em dinheiro ao se atingirem as metas e outros menos ortodoxos como passes para academia e oferta de terapia gratuita – comuns em empresas de tecnologia – estão entre as estratégias mais comuns por um bom motivo: elas geram resultado na gestão de pessoas.

Entretanto, ter um canal aberto para comunicar-se aberta e honestamente com sua equipe é fundamental para entender quais são seus problemas e quais são as melhores ações para engajar a sua equipe

Preparar lideranças

Não existe uma boa gestão de pessoas sem lideranças capazes e dispostas a compreender sua importância. Os colaboradores trabalharão melhor e ficarão por mais tempo na empresa se seus líderes forem pessoas em que possam se inspirar.

É papel do RH preparar as lideranças tendo a gestão de pessoas como um dos principais fatores de avaliação e cuidado.

A liderança vai muito além da capacidade técnica: envolve boas habilidades interpessoais, boa visão de negócio e que seja capaz de ter um olhar humanizado em relação a sua equipe.

Identificar e recrutar melhor

Se uma empresa é formada pelas pessoas em seu quadro, então uma empresa de sucesso precisa ter funcionários de alto nível em suas fileiras.

É por isso que gestores de RH se ocupam tanto em aprimorar seus processos de recrutamento e seleção, sempre tentando encontrar ferramentas mais eficientes de recrutamento.

Processos mais ágeis e rigorosos têm sido aplicados em empresas de todo o mundo a fim de peneirar currículos, fazendo com que apenas os perfis com maior afinidade com a empresa cheguem de fato a serem entrevistados. Isso é possível graças ao aperfeiçoamento constante de softwares de recrutamento, que avaliam os candidatos com auxílio de inteligência artificial antes mesmo que os recrutadores possam ver seus currículos.

Reter e renovar os talentos assertivamente

Renovar o quadro de funcionários às vezes é necessário na gestão de pessoas, mas um turnover elevado pode trazer sérios prejuízos à empresa. Além dos custos envolvidos em demitir um funcionário, existem gastos com recrutamento e treinamento de novas pessoas e insegurança gerada no ambiente de trabalho sempre que ocorrem demissões consecutivas.

Algumas estratégias costumam surtir efeito na redução do turnover, como adoção de processos seletivos em conformidade com a cultura da empresa. Uma comunicação eficiente entre líderes e subordinados concessão de benefícios atrativos aos seus funcionários.

Mais do que ser capaz de listar esses e outros desafios da gestão de pessoas, é importante que você consiga identificá-los o quanto antes. Assim, poderá contorná-los e conduzir suas equipes sempre em direção à excelência.

Como a tecnologia pode contribuir com a gestão de pessoas?

A tecnologia pode contribuir – e bastante – para tornar sua gestão de pessoas mais estratégica e efetiva. Veja aqui como esse apoio digital pode ocorrer

Otimiza o tempo

A área de Recursos Humanos lida diariamente com uma grande quantidade de informações. Se elas não estão devidamente organizadas, muitos processos se tornam lentos e, por vezes, ineficazes. O agrupamento de todas as informações importantes para o RH em um sistema único contribui com a eliminação de entraves que podem ocorrer na rotina de trabalho. Até as tomadas de decisão se tornam mais rápidas e precisas.

Lidar com múltiplos sistemas ou com nenhum gera problemas com incompatibilidade e perda de dados importantes. Torna-se mais difícil cruzá-los para obter informações que sustentem determinadas ações, como a contratação de novos profissionais.

Basta lembrar do momento no qual é feito o cálculo do salário dos colaboradores. Por meio de um sistema, é possível conectar os dados do controle de ponto à folha de pagamento e, dessa maneira, automatizar esse processo.

Organiza as informações

A automação de processos em RH possibilita a otimização do tempo de trabalho. Além do exemplo do cálculo da folha de pagamento integrado ao controle de ponto, temos outros.

No que diz respeito ao processo de contratação de pessoas, uma ferramenta pode identificar, de maneira imparcial, as principais qualidades de cada candidato e ainda fazer um mapa comportamental.

Pesquisas de satisfação e avaliações de desempenho também podem ser feitas por meio dessas ferramentas de tecnologia na gestão de pessoas. Desse modo, você se antecipa aos problemas de comunicação e relação interpessoal.

No dia a dia, também é facilitado o gerenciamento de tarefas e equipe — reforçando a importância da integração de todos, inclusive de outros setores como financeiro e marketing.

Facilita a comunicação

Outra vantagem da tecnologia na gestão de pessoas é a facilitação dos processos de comunicação. Você pode criar um canal corporativo para a exposição permanente de normas, políticas e procedimentos.

Trata-se de uma medida simples, mas que é muito eficiente. Ela permite manter todos cientes de suas responsabilidades, além de reforçar quais são os critérios utilizados pela organização para tomar decisões.

Outras ferramentas tecnológicas podem ser adotadas para facilitar a comunicação, como mensageiros instantâneos. Eles reduzem os custos de assinatura de planos telefônicos e possibilitam o trabalho remoto.

Gestores e equipes tendem a trabalhar melhor quando a comunicação é fluida e acontece de modo mais natural.

Desenvolve pessoas

Aproveitando o gancho do tópico anterior, as ferramentas de people analytics também são excelentes para o desenvolvimento de pessoas. Uma vez que mapeiam habilidades e competências, podem indicar quais faltam em cada profissional.

Sua equipe pode elaborar programas de treinamento e desenvolvimento a partir das informações levantadas em sistemas como esse. Desse modo, torna-se possível nivelar o conhecimento da equipe para melhorar os resultados alcançados.

Engaja os colaboradores

Quando sua empresa investe no desenvolvimento dos colaboradores e, ao mesmo tempo, acerta na contratação de perfis que têm a ver com o fit cultural da empresa, aumenta o engajamento de todos os profissionais.

A melhora vem a partir de diferentes experiências. Uma delas é o ganho de autoconfiança, pois o colaborador que passa por um programa de treinamento e desenvolvimento se torna mais preparado — acreditando no próprio potencial.

Já as contratações feitas a partir de algoritmos diminuem consideravelmente a taxa de rotatividade, pois os profissionais chegam mais alinhados com o perfil da empresa. Eles também se integram rapidamente à equipe.

Todos esses fatores colaboram para melhorar a gestão de pessoas das organizações e são um fator importante para o sucesso das mesmas. Já pensou em como está a sua?

Você pode gostar também de

Deixe um comentário